Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Mariana Rufino e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre o Tabagismo (o que é, derivados do tabaco, doenças causadas...), realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano).
Neste trabalho vamos falar sobre o tabagismo. Vamos dizer o que é o tabagismo, quais os derivados do tabaco, doenças causadas pelo uso de tabaco e seus derivados, o porquê das pessoas fumarem, o que é ser fumador passivo e quais as consequências de fumar durante uma gravidez.
O tabagismo é o acto de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio activo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.
O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação: inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha); aspirado (rapé); mascado (fumo-de-rolo), porém sob todas as formas ele é maléfico à saúde.
O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o enfarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por cancro do pulmão, de boca, laringe, esófago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crónica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumador tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.
Existem vários factores que levam as pessoas a experimentar o cigarro ou outros derivados do tabaco. A maioria delas é influenciada principalmente pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação. No caso dos jovens ainda é pior porque além das propagandas pelos meios de comunicação, pais, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência. Antes dos 19 anos de idade o jovem está na fase de construção de sua personalidade. Pesquisas mostram que a maioria dos adolescentes fumadores iniciou a fumar justamente nesta faixa de idade, isto quer dizer que o principal factor que favorece o tabagismo entre os jovens é, principalmente, a necessidade de auto-afirmação.
É o indivíduo que convive com fumadores e inala o fumo de derivados do tabaco em ambientes fechados. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo activo e o consumo excessivo de álcool.
Os não fumantes que respiram o fumo do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas com o tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumador fica exposto à poluição tabagista ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma frequência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo consequências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos para a grávidas como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil, estes riscos devem-se, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno. Estes riscos são:
Com este trabalho concluímos que o tabagismo é um vicio mundial. É uma das principais razões de morte no mundo e que faz tão mal á saúde como ao planeta pois liberta gases poluentes!