Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Bocinhas e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho que aborda o problema: Influências da cultura nas ações humanas, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano).
As atitudes de cada ser humano são determinadas pela aprendizagem da cultura. O processo de socialização implica a aquisição de hábitos e a interiorização de crenças e valores.
É o processo de integração de um indivíduo numa determinada cultura; Integração em grupos sociais. Torna-se membro de uma sociedade (grupos).
São os elementos de cultura que condicionam a adaptação do indivíduo à sociedade e a reprodução do modelo social e das suas características culturais.
O indivíduo adulto exprimirá a cultura do seu grupo na sua conduta pessoal, ainda que esta cultura cristalizada na tradição seja renovada e transformada.
Mas, a cultura, apesar de não ser um modelo verdadeiramente consistente de pensamento e de ação, varia de sociedade para sociedade porque nem todos os objetivos, crenças, valores ou padrões de comportamento, respeitados por uma cultura, são reconhecidos por outra.
A sexualidade, sendo uma necessidade ligada à perpetuação da espécie, encontrou no mundo cultural humano uma grande variabilidade de formas de manifestação. A religião, embora esteja presente em todas as culturas, tem formas de adoração/ritos bastante diferentes.
É por isso que as pessoas submetidas aos mesmo valores e educadas de acordo com os mesmos padrões culturais tendem a apresentar comportamentos semelhantes. Cada uma tem uma identidade a preservar.
Os costumes, usos e tradições são transmitidos de geração em geração e garantem a estabilidade cultural.
>>> acontece quando um indivíduo, que já tem cultura, entra em contacto com uma nova.
Cada nova geração apresenta desejos e aspirações diferentes das gerações anteriores, contribuindo para a mudança cultural.
Embora estas influências tenham existido sempre, são cada vez mais acentuadas através dos nossos dias devido à facilidade de comunicação (mass media, rádio, jornais e, principalmente, através da televisão, internet e redes móveis de telecomunicação) e aos movimentos migratórios que contribuem para a formação da nossa personalidade, condicionando os nossos valores e atitudes.
Todas estas trocas culturais se fazem, hoje, a um nível global, assistindo-se a um encontro e intercâmbio de culturas e a uma progressiva homogeneização cultural.
Todos os seres humanos nascem com características diferentes que os ajudam a definir o futuro (aspetos biológicos/naturais).
O ser humano resulta dos fatores biológicos/naturais e culturais.
O ser humano tem uma relação paradoxal com a cultura, porque a cultura, por um lado, permite-lhe a humanidade e a liberdade, e por outro lado, retira-lhe também a liberdade.