Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Sara Monteiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre "A ação humana e os valores", realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano de escolaridade)...
tema: Dimensão Ético-Política – Análise e compreensão da experiência convivêncial – Dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo (self), o outro (tudo que não eu) e as instituições] “ (…) A questão da liberdade é o assunto de que propriamente se ocupa a ética.”. Mas por que razão a ética trata a liberdade? A ética reflecte sobre os princípios orientadores da nossa ação e gira em torno da questão “Como devemos usar a nossa liberdade?”. “ A necessidade da ética, enquanto reflexão acerca dos princípios e das finalidades que regulam a ação humana, surge precisamente porque o homem é um «animal social». As questões éticas só se colocam porque o homem vive em sociedade…” O homem é, por um lado, livre e, por outro, social (gregário) não fosse dar-se o caso de a liberdade do indivíduo “implicar” com a liberdade dos outros, não haveria necessidade de desenvolver uma reflexão sobre as regras da ação. “…toda a ação individual tem consequências que afectam os outros e é avaliada pelos outros. Na ética a dimensão pessoal e social são inseparáveis”. A questão “o que devo fazer?” tem uma dimensão pessoal e social:
“looking glass self”,
que significa, “O Si mesmo reflectido no espelho do olhar de outrem.”
Cooley
Lemos de seguida o terceiro excerto, referente à dimensão social da ética: “ (…) em que consiste tratar as pessoas como pessoas, quer dizer, humanamente? Resposta: consiste em pôr-te no seu lugar. Reconhecer alguém como semelhante implica acima de tudo a possibilidade de compreendermos a pessoa a partir de dentro…” Tratar o outro como pessoa é compreendê-lo a partir de dentro, entender o seu ponto de vista, dando a possibilidade de eu ser para mim o que eu sou para o outro. A reflexão ética é social na medida em que, na procura dos princípios reguladores da ação, está envolvida a preocupação com os outros. v “ (…) Pertencemos a quem nos está diante e quem está diante nos pertence (…) Pormo-nos no lugar do outro é (...) levar em conta os seus direitos”. Um princípio é justo não apenas se servir os meus interesses, mas acima de tudo, se respeitar imparcialmente os interesses de todos os que coexistem em sociedade. “ (…) Qualquer homem tem direito frente aos outros homens: tem direito (…) a que o outro tente pôr-se no lugar dele e compreender o que ele faz e o que ele sente”. Assim, pensar eticamente pressupõe que sejamos capazes de nos colocarmos “na pele do outro”, e de o respeitarmos do mesmo modo que desejamos, nós próprios, ser respeitados. v“Pores-te no lugar do outro é tomá-lo a sério, considerá-lo tão plenamente real como a ti próprio”
Uma ação ética implica a preocupação e o “cuidado” (estimar, tratar bem.) com o outro.