Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) José Maria Alves Afonso e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a vida de D. Dinis e algumas curiosidades, realizado no âmbito da disciplina de História (5º ano de escolaridade)...
Neste trabalho, proposto pela professora Maria Ana Pires, vou falar sobre a vida de D. Dinis e algumas curiosidades.
D. Dinis, de cognome «o Lavrado», nasceu em 1279 e era filho de D. Afonso III e D. Beatriz. Casou com D. Isabel de Aragão, que ficou conhecida como Rainha Santa Isabel.
Este monarca era muito culto. Defendeu a Língua Portuguesa tornando obrigatório o seu uso nos documentos públicos, nos quais até então era usado o Latim; criou, em 1290, os Estudos Gerais ou seja a 1ª Universidade Portuguesa na cidade de Lisboa, que mais tarde foi mudada para Coimbra, depois novamente para Lisboa, e só no reinado de D. João III, no ano 1537, se fixou definitivamente em Coimbra.
Era trovador, escreveu muitas trovas e canções. Existe mesmo um livro intitulado «o Cancioneiro de D. Dinis». Protegeu a agricultura, mandou semear o Pinhal de Leiria, o comércio, indústria e a marinha.
D. Dinis faleceu em 1325 e os seus resto mortais repousam no Convento de Odivelas que ele próprio tinha mandado construir.
D. Dinis era trovador, ele escreveu muitas trovas e canções.
D. Dinis plantou um pinhal em Leiria, e a madeira que cortavam dos pinheiros dava para fazer os barcos para a navegação portuguesa.