Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Diana Sofia Ferro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo escolar sobre as Políticas Económicas e o Comércio Mundial, realizado no âmbito da disciplina de Economia (11º ano).
Livre-cambismo: considera que é preciso circular livremente as mercadorias entre as nações, pois a especialização que daí deriva será vantajosa para todos os participantes na troca. (apoiado pelos economistas)
Proteccionismo: defende a limitação das importações (ex.: fixação de direitos aduaneiros, contingenção, patriotismo económico dos cidadãos – preferência por produtos nacionais…) (apoiado pelos industriais e governantes)
Direito Aduaneiro: imposto sobre importações
Contingentação: restrição quanto ao volume permitido de importação de determinado produto
Dumping: traduz-se no vender abaixo do custo de produção, como forma de conquistar o mercado, destruindo a concorrência.
«No período entre as duas guerras: proteccionismo
«Após a 2ªGM (1939-45): criou-se em 47, o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT - General Agreement on Tarifs and Trade).
Ideia-chave: a liberalização das trocas internacionais seria vantajosa para a economia mundial
- no 8º e último round da GATT, decidiu-se a criação da OMC – Organização Mundial de Comércio
«OMC, Tratado de Marraquexe (1994). Entrou em funções em 1995. Objectivos: