Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Joana Jesus e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre Aeróbica (definição, origem, gestos técnicos, equipamentos, entre outros), realizado para a disciplina de Educação Física (12º ano).
Como é designado o módulo Nº8 da disciplina de Educação física “Aeróbica” foi me proposto a realização de um trabalho escrito sobre esta modalidade. Neste trabalho será contida a definição, a sua origem, alguns dos seus gestos técnicos, equipamentos, entre outros. A prática de actividade física deve ser feita de forma inteligente e sistemática, inteligente porque devemos ter objectivos definidos que possam direccionar as actividades que optaremos por praticar e sistemática porque devemos fazê-la com método e perseverança, atingindo assim resultados que propiciem melhor qualidade de vida.
Existem dois tipos de aeróbica:
Aeróbica de alto impacto consiste em saltos e corrida com um grande nível de impactos. Aeróbica de baixo impacto consiste basicamente em exercícios de alongamento e de flexibilidade ( sem saltos e sem corrida).
É um conjunto de rotinas rítmicas realizadas em grupo, criadas a partir de habilidades motoras básicas como correr, andar, saltar, entre outras.
Na aeróbica é muito importante a coordenação global e o ritmo.
A origem desta actividade teve início nos anos 80, foi o Dr. Kenneth H. Cooper que em 1968 publicou um livro intitulado por “Aeróbica”. Com a publicação de vários livros este, conseguiu angariar milhares de leitores.
Os profissionais ligados à actividade física começaram a interessar-se por esta nova modalidade com isto surgiu então a Ginástica Aeróbica.
Mas contudo esta modalidade teve um decréscimo de interesse por parte dos adeptos pois não existia um equipamento apropriado para se exercer tais movimentos.
O importante é sentir-se bem com o vestuário utilizado este deve ser macio e agradável permitindo uma grande amplitude de movimentos. O indicado é calças de ginástica cómodas, aderentes ao corpo, ou umas leggings e uma t-shirt não muito larga, com mangas compridas ou curtas.
Pois as camisolas e calças demasiado largas enfolam em torno do corpo e dificultam o indispensável controlo dos movimentos. Em cada execução, deve poder-se reconhecer os grupos musculares com os quais está a trabalhar nesse momento.
Concentração: Em cada exercício, o movimento é efectuado conscientemente, o corpo é controlado e dirigido pela mente.
Respiração: Durante os exercícios trabalha-se com a respiração torácica, ao mesmo tempo que se mantém a tensão muscular, efectua-se uma respiração descontraída.
Controlo: Todas as sequências de movimentos são executadas de forma controlada.
Ao som da música, interpretação de diversas profissões ou instrumentos musicais através de gestos e deslocamentos. Corre-se ao ritmo de uma música e à chamada de um número executar o movimento correspondente.
Exemplo:
8 Tempos a marchar , 4 tempos a realizar expressões faciais e 8 tempos a mexer os ombros.
Respeitando o mais fielmente possível uma pequena sequência. (exemplo: 3 passos em frente, ½ volta, 3 passos de corrida para trás e ½ volta.)
Esta modalidade tem 4 tipos de objectivos:
Flexão da Perna (Também designado por passo flexão e leg curl)
Ocupa 2 tempos musicais (no primeiro tempo é realizado um apoio com a perna de liderança, com um pequeno deslocamento lateral e no segundo tempo é feita a elevação, flectindo a perna do outro membro inferior.
Passo toque (também designado por Step Touch)
Ocupa 2 tempos musicais (no primeiro tempo musical é realizado um apoio com a perna de liderança, com um pequeno deslocamento lateral, e no segundo tempo musical é feito um toque com a parte interior do pé, ficando de pés juntos tal como na posição inicial.
Skip
Ocupa 1 tempo musical. Consiste em saltar simultaneamente com os dois apoios, ficando um dos pés avançado e outro recuado, trocando posteriormente no próximo salto.
Grape vine
Ocupa 4 tempos musicais. (No primeiro tempo musical a perna de liderança realiza um apoio lateral, ficando de pernas afastadas; no segundo tempo o outro membro inferior apoia, cruzando atrás; no terceiro tempo a perna de liderança volta a realizar um toque, terminando de pés juntos como na posição inicial.
Pony
São realizados 3 movimentos em 2 tempos musicais, sendo por isso ocupado um contra-tempo musical (como se vê na figura “1 e 2”). No primeiro tempo musical a perna de liderança realiza um pequeno salto para o lado, seguindo-se o apoio do outro membro inferior, que se irá juntar à perna de liderança, no contra-tempo musical. No segundo tempo musical a perna de liderança realiza um novo apoio no mesmo local.
Pêndulo
Consiste em saltar de um pé para o outro. Cada apoio é executado num tempo musical.
Passos de danças Latinas - Mambo
Ocupa 4 tempos musicais. Consiste em realizar 4 apoios consecutivos alternados: o primeiro e o terceiro, realizados pela perna de liderança, a avançar e recuar, respectivamente; o segundo e o quarto, realizados pelo outro membro inferior, no mesmo local.
Ao longo deste trabalho abordei a modalidade aeróbica, quanto à parte da caracterização e descrição desta modalidade gostei de desenvolver este trabalho conhecendo ainda mais um pouco. Devo confessar que foi um pouco difícil a concretização deste trabalho pois existe pouca informação disponível, de maneira que o trabalho ficou um pouco empobrecido.