Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Laura Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura sobre a obra de Elisabeth Adler, "Lua de Mel em Paris", realizado no âmbito da disciplina de Português (10º ano).
Nome do autor: Elizabeth Adler
Título: Lua-de-Mel em Paris
Editor: Oficina do livro, Quinta Essência
Local e data: Alfragide, Janeiro de 2001
Nascida em 1956, em Yorkshire, no norte da Inglaterra, Elizabeth Adler é uma escritora britânica reconhecida inter nacionalmente, tendo publicados mais de 20 romances, em 25 países diferentes, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos em todo o Mundo.
Estreou-se como roman-cista em 1985, ao publicar Indiscretions. Seguiram-se muitos outros, como por exemplo: The Property of A Lady Fortune is a Woman ,The secret of the Villa Mimosa, e The Heiresses, The Hotel Riviera, etc. Lua-de-Mel em Paris, Casamento em Veneza e Romance na Toscana, são os seus únicos livros traduzidos para português, todos estes marcados pelo tema da viagem, pois a escritora adora viajar e conhecer lugares novos.
Elizabeth Adler está casada à trinta e três anos com o seu marido (Richard), que conheceu em Londres quando conseguiu um cargo num concurso de talentos para o canal de televisão onde ele trabalhava. A autora e o seu marido já viveram em vários países mas actualmente moram em La Quinta, na Califórnia.
Lara Lewis é uma esposa dedicada, cujo marido, Bill Lewis, é um médico internacionalmente famoso e que se dedica só ao trabalho, deixando tudo o resto negligenciado ou em segundo plano. É uma mãe dedicada, de filhos que agora estão independentes e a investirem nos seus sonhos e planos de vida.
Lara casou-se muito jovem e sempre se habituou a estes dois papéis de esposa e mãe, mas quando no seu quadragésimo quinto aniversário descobre que o seu marido a anda a trair com a sua nova assistente, uma jovem com idade para ser sua filha, a sua vida muda completamente.
Já tinha tudo planeado para a suposta viagem que iria realizar com Bill. O destino era França, repetir a Lua-de-Mel, o objectivo era realizarem com exactidão o mesmo percurso da sua Lua-de-Mel, ficariam nos mesmos hotéis, comeriam nos mesmos restaurantes e visitariam os mesmos sítios que à vinte e dois anos atrás.
Mas depois de Bill lhe contar da sua relação com Melissa, (a assistente), Lara decide ir passar umas férias sozinha à casa da praia, onde conhece Dan, um jovem de trinta e dois anos, muito charmoso, por quem se acaba por apaixonar.
À última hora, Lara decide convidar Dan para ir com ela a Paris, e este aceita, mas sem saber que desde o inicio esta viagem era para ela e Bill refazerem a sua Lua-de-Mel.
Esta visita romântica por França está repleta de sentimentos e fortes emoções no interior de Lara. A autora descreve de uma maneira fabulosa o que se passa na mente de Lara, em que tão depressa pensa em Dan como em Bill.
A autora descreve-nos todas as peripécias, os arrufos, as visitas em todas as vilas e cidades por onde vão passando, os jantares nos mais variados restaurantes, cada comida françesa, cada lugar, cada peça de roupa, as viagens tanto nos aviões, como no carro alugado, onde sempre se acabavam por chatear, etc.
Laura percorre estradas e vias locais que já tinha conhecido ao lado de Bill, mas é com Dan que percebe o que realmente importa e onde está a magia das coisas simples.
Para Lara, esta viagem torna-se uma auto-descoberta, descobre-se a si mesma, descobre a verdadeira Lara, que permaneceu escondida durante mais de vinte anos.
Nesta viagem Lara fica desiludida, pois descobre que as imagens cor-de-rosa que criou na sua mente e que alimentaram as fantasias de que vivia um casamento perfeito com Bill, não passavam de distorções da realidade.
Pouco a pouco, e com a ajuda de Dan, Lara torna-se uma mulher livre, e muda completamente de atitude, até que um dia Dan descobre que aquela viagem estava planeada para ela e para Bill. Então Dan decide ir-se embora, não de França, mas longe dela.
A filha de Lara conta ao pai que ela está em França com outro homem, e como Melissa o tinha deixado, decide ir a França recuperar Lara e o seu casamento, mas já foi tarde, pois apesar de Lara ainda ter ido jantar com ele, esta rapidamente se apercebe que é com Dan que quer ficar, e humilha-o no restaurante.
Uma vez chegados ao fim da viagem Lara e Dan encontram-se no aeroporto e reconciliam-se, voltando juntos para casa. Na viagem de regresso falam de ficarem juntos, e até quem sabe poderem ter filhos…
“O Sol estava a pôr-se do outro lado do rio, tingindo as águas castanhas de um vermelho ondulante, salpicando de carmesim as árvores na margem mais distante, escondendo-se num revestimento de ouro rosado atrás das nuvens púrpura do crepúsculo que se aproximava. E, no centro do rio, como num quadro de Corot, flutuava um par de cisnes: majestosos, altivos, guardiões do grande rio, as penas brancas agora de um rosa-ruborescido, a diluírem-se num tom de malva enquanto o Sol mergulhava por fim atrás do horizonte.”
“ - Não penses que vou chorar. - Fungou com determinação para afastar as lágrimas. – Porque não vou. Não, senhor. Nada de lágrimas. – Mas estavam já a pingar-lhes pelas faces. – Oh, que se lixe, o que sou a afinal, a Super-mulher, ou algo do género? Porque não posso chorar se o tipo que amo me abandonou porque o feri? Feri os seus sentimentos. O seu orgulho. Claro que vou chorar.”
Para os apaixonados por França, este é o livro ideal, pois a autora descreve de uma maneira maravilhosa e encantadora este pais e todas as suas características.
A paixão das personagens, torna esta história bastante romântica, profunda e sensual, por outro lado, é também uma história engraçada e algo cómica, pois é notória e maneira como a escritora introduz o humor, as desantençoes e as distrações das personagens.
É o primeiro livro que leio de Elizabeth Adler e gostei muito da sua escrita, com os seus pequenos capítulos e o modo como os romances evoluem que me parecem bastante envolventes.
Gostei bastante do livro, mas penso que se deve ler, depois de se conhecer França, pois a escritora detalha este pais tal como ele é, ou seja, todos os lugares (restaurantes, hotéis, parques, aldeias, etc) referidos nesta aventura existem na realidade e foram descritos tal e como eles são.
Elizabeth Adler cria um autêntico roteiro que realça os verdadeiros sons e sabores de França.
.