Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Marta Amaro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura da Obra "A Cidade dos Deuses Selvagens" da autoria da escritora Isabel Allende, realizado no âmbito da disciplina de Português (10º ano).
Ao deparar-se com a grave doença da sua mãe, o jovem Alexander Cold é obrigado a partir com a sua avó fotógrafa numa misteriosa e perigosa aventura pelos confins da selva amazónica.
A expedição da Internacional Geographic tinha dois objectivos: vacinar os indígenas conhecidos como “o povo da neblina” e encontrar um estranho animal, meio homem, meio besta que muito pouca gente tinha visto. Para isso, contou com a participação de dois fotógrafos norte-americanos, um petulante e conflituoso antropólogo, uma bela médica que arrasou com muitos corações, um guia venezuelano e ainda a sua perspicaz filha que sabia falar muitos dos dialectos das várias tribos nativas.
Mas esta aventura de pacata e fácil não tem nada, pois estas 7 pessoas vão ter que lutar contra a natureza e conviverem com as diferentes personalidades de cada um.
Alex não sabe bem o que o espera para lá do que conhece do mundo civilizado, mas uma estranha amizade com a filha do guia que fala com os animais, a descoberta do seu animal totémico e aquilo que promete ser a cura para a doença da sua mãe, revelam-lhe que existem mais coisas entre o céu e a terra do que o que ele estaria disposto a acreditar.
Este livro infanto-juvenil envolve o leitor na aventura passada na América do sul.
Cada medo sentido pelas personagens, cada susto e cada sorriso é também sentido pelo leitor que por impulso sente como as personagens naquele instante.
Não é um livro maçudo e enfadonho que cansa a leitura, muito pelo contrário, este livro distingue-se por ser de muito fácil leitura e capaz de impressionar da primeira á última todo o tipo de leitores.
Isabel Allende tem a importante missão de com este livro alertar para os problemas ecológicos que se fazem sentir na Amazónica e para o terrível drama da extinção das tribos índias da região do rio Amazonas como consequência directa da exploração irracional e irresponsável praticada pelos brancos.
Acho que os nomes atribuídos a algumas personagens pertencentes às tribos são um pouco difíceis para nós decorarmos, já que não estamos habituados a esses nomes, e em diversas alturas senti necessidade de voltar atrás e relembrar quem era quem.
Tirando este pequeno aspecto recomendo este livro a quem gosta de ler e admira esta autora, já que este livro é diferente de todos escritos por Isabel Allende.
.