Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
A Terra, Um Planeta Muito Especial – Exercícios - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


A Terra, Um Planeta Muito Especial – Exercícios

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Exercícios resolvidos sobre o Tema II da matéria da disciplina de Geologia do 10º ano - Temática: A Terra, Um Planeta Muito Especial...


A TERRA, UM PLANETA MUITO ESPECIAL

(Exercícios Resolvidos)

Enviado por Beatriz Silva

1‐A Idade do Gelo

Há cerca de 2 milhões de anos, no início de uma época chamada Pleistocénico (no Cenozóico), ocorreu uma diminuição acentuada da temperatura média à superfície da Terra, desencadeando uma era glaciar. Mesmo antes de ter sido reconhecida a sua extensão a todo o globo, já se defendia a ideia da ocorrência alternada de avanços e de recuos do gelo sobre os continentes.

Em épocas anteriores, o clima manteve‐se, uniformemente, mais ameno. No entanto, há registos de glaciações generalizadas a todo o globo, durante a era Paleozóica. De acordo com o registo geológico, a ocorrência de eras glaciares é um fenómeno raro na história do planeta.

Durante mais de um século, geólogos e meteorologistas procuraram desvendar a causa de tais episódios, tendo sido avançadas várias hipóteses como, por exemplo:

  • a quantidade de energia emitida pelo Sol sofreria variações, coincidindo as eras glaciares com períodos de menor quantidade de energia emitida;
  • a ocorrência de fenómenos vulcânicos generalizados poderia ser responsável pela alteração da quantidade de radiação solar que atinge a superfície da Terra, determinando a descida de temperatura necessária à ocorrência de uma era glaciar.

Uma outra hipótese refere‐se à variação cíclica de parâmetros de algumas das propriedades orbitais da Terra como, por exemplo, a excentricidade da órbita (figura 2) e a inclinação do eixo de rotação (figura 3), que determinariam a ocorrência de períodos em que a Terra receberia maior ou menor quantidade de energia do Sol, desencadeando a entrada numa era glaciar ou interglaciar.

Figura 2 – Variação da excentricidade da órbita terrestre

Figura 3 – Variação da inclinação do eixo de rotação da Terra

Na realidade, não foi avançada qualquer teoria completamente satisfatória, capaz de explicar os episódios de glaciação que ocorreram na Terra. Actualmente, pensa‐se que, na origem destes episódios, está a ocorrência simultânea de diversos factores como os ciclos astronómicos, a tectónica de placas, os ciclos orogénicos (com formação de relevos) e as correntes oceânicas.

1.1- Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a hipóteses explicativas da causa das eras glaciares.

A – A variação da quantidade de energia emitida pelo Sol ao longo do tempo não é a única causa desencadeadora de eras glaciares.

B – Ao longo das eras geológicas, a variação da posição dos continentes, relativamente aos pólos, afectou os padrões de circulação das correntes oceânicas.

C – Quanto mais excêntrica for a órbita da Terra, mais uniforme é a quantidade de radiação que atinge a Terra, ao longo de um ano.

D – Verões mais frios num determinado local permitem acumulação sucessiva de grandes massas de gelo nesse local.

E – Quanto maior for a quantidade de radiação reflectida para o espaço, mais elevada será a temperatura média à superfície da Terra.

F – O carácter cíclico dos fenómenos astronómicos relacionados com a órbita terrestre não permite, por si só, explicar a ocorrência de glaciações.

G – A determinação de idades absolutas idênticas para uma era glaciar e para um episódio vulcânico permite concluir que é a actividade vulcânica que desencadeia a glaciação.

H – Se a cada era glaciar estivesse associado um ciclo orogénico, então seria possível estabelecer uma correlação entre esses ciclos e as eras glaciares.

1.2‐ Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Uma evidência da alternância de sucessivos períodos de avanço e de recuo dos gelos, durante o Pleistocénico, seria a descoberta de formações geológicas onde…

(A) ... fossem encontrados sedimentos típicos de eras glaciares.

(B) ... depósitos glaciários se intercalem noutros, com abundantes vestígios de matéria orgânica.

(C) ... fosse evidente a erosão provocada pelo avanço de um glaciar.

(D) ... os estratos de origem glaciária se encontrassem sob outros com origens distintas.

1.3‐ Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Durante uma era glaciar, parte da água que normalmente correria para os oceanos, transportada pelos rios, fica retida em terra. Em consequência, o nível médio das águas do mar _____, deixando _____ largas áreas das plataformas continentais.

(A) sobe […] a descoberto

(B) sobe […] submersas

(C) desce […] a descoberto

(D) desce […] submersas

1.4‐ Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Um dos factores que determina a temperatura média à superfície de um planeta como a Terra é...

(A) ... a sua distância ao Sol.

(B) ... a libertação do calor resultante da acreção.

(C) ... a desintegração de elementos radioactivos.

(D) ... a compressão das zonas internas do planeta.

1.5‐ Explique de que modo a distribuição das densidades médias dos diferentes planetas principais do sistema solar apoia a hipótese nebular.

Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: nébula e acreção. (2T)

Exame BG, 2ª fase 2006

2‐Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta.

Após o processo de diferenciação que deu origem a uma estrutura em camadas concêntricas, a quantidade de energia térmica dissipada pela Terra tem sido _____ à energia libertada pela desintegração de elementos radioactivos, razão pela qual a Terra se encontra, lentamente, a _____.

(A) superior […] arrefecer

(B) inferior […] aquecer

(C) superior […] aquecer

(D) inferior […] arrefecer

Exame BG, 1ª fase 2006

3‐A Lua é um satélite que apresenta

(A) uma atmosfera densa na qual predomina o vapor de água.

(B) mares lunares em que predominam basaltos.

(C) feldspatos que conferem tonalidade escura aos continentes.

(D) uma camada espessa de rochas sedimentares.

TI 11º, maio 2011

4‐ O quadro I apresenta algumas das propriedades de quatro planetas principais do Sistema Solar.

Quadro I – Algumas propriedades planetárias

(adaptado de http://nasa.gov)

Notas:

* Terra = 1

O eixo de rotação de Urano está próximo do plano da órbita. É neste referencial que é apresentado o respectivo período de rotação.

4.1. Colocou‐se a hipótese de um dado planeta ser um dos planetas telúricos caracterizados no quadro I.

Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada.

A – Os materiais que o constituem apresentam densidade superior a 3 g cm–3.

B – A duração de um dia nesse planeta é inferior à duração de um dia terrestre.

C – Apresenta rotação em sentido retrógrado, independentemente da inclinação do eixo.

D – O azoto é um dos principais constituintes da sua atmosfera.

E – O levantamento de um peso exigiria nele maior esforço que na Terra.

F – Apresenta temperaturas médias, à superfície, entre ‐100 °C e +100 °C.

G – Apresenta uma dimensão semelhante ou inferior à da Terra.

H – A massa do planeta é superior à da Terra.

4.2‐Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

É possível determinar a idade de formação do Sistema Solar recorrendo a métodos de datação absoluta. Serão condições necessárias para que uma dada rocha possa ser utilizada com este fim…

… a rocha ser oriunda de um astro do Sistema Solar onde _____ actividade geológica interna e a amostra não ter sido alvo de _____ posterior.

(A) não se tenha verificado […] contaminação

(B) não se tenha verificado […] alteração física

(C) se tenha verificado […] contaminação

(D) se tenha verificado […] alteração física

4.3‐ Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte.

Para que pudesse ocorrer, na actualidade, actividade vulcânica em Marte, teria de se verificar nesse planeta…

(A) … o impacto de um meteorito de grandes dimensões.

(B) … a actividade geológica interna resultante de esforços de natureza tectónica.

(C) … o aumento da temperatura, devido à desintegração de elementos radioactivos.

(D) … a fusão de materiais, devida à compressão resultante do peso de rochas sobrejacentes.

4.4‐ Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta.

Durante a sua génese, os diferentes planetas do Sistema Solar sofreram _____, processo responsável pela respectiva _____.

(A) acreção […] estrutura em camadas concêntricas (B) acreção […] zonação térmica (C) diferenciação […] estrutura em camadas concêntricas (D) diferenciação […] zonação térmica

4.5‐ Analise as formulações que se seguem, relativas a acontecimentos que, de acordo com a Hipótese Nebular, explicam a origem e formação do Sistema Solar.

Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causa‐efeito, colocando por ordem as letras que os identificam.

A – Acreção de pequenos fragmentos rochosos.

B – Formação de uma atmosfera primitiva.

C – Ascensão de materiais menos densos à superfície dos planetas.

D – Rotação de uma nébula de poeiras e gás.

E – Crescimento rápido dos planetas, a partir de planetesimais.

Exame BG, 2º fase 2007

5‐ Ordene as letras de A a G, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos relacionados com a origem e a evolução da Terra.

Escreva, na folha de respostas, apenas a sequência de letras. Inicie pela letra A.

A. Aglutinação de materiais da nébula solar, devida à força gravítica.

B. Individualização das unidades estruturais crosta, manto e núcleo.

C. Diferenciação interna, de acordo com as densidades dos materiais.

D. Aumento da massa e das dimensões da Terra primitiva, com consequente aumento da compressão gravítica.

E. Fusão parcial dos materiais, devido a impactos meteoríticos e à desintegração radioactiva.

F. Acreção de planetesimais e formação de um planeta homogéneo de ferro e de silicatos.

G. Formação de uma atmosfera rica em ozono.

Exame BG, 1ª fase 2010

6‐ Em 1799, perto da localidade de Roseta, no delta do rio Nilo, um soldado de Napoleão encontrou um bloco de rocha com inscrições em três tipos de caracteres.

A «pedra de Roseta», como passou a ser conhecida, permitiu decifrar o significado da escrita hieroglífica, o que constituiu um contributo fundamental para um melhor conhecimento da civilização egípcia.

Alguns astrónomos consideram cometas e asteróides as «pedras de Roseta» do Sistema Solar. A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou no espaço, em Março de 2004, uma sonda com o nome de Roseta, com a qual pretende recolher informações mais precisas sobre cometas e, eventualmente, sobre asteróides.

Explique de que modo os asteróides, considerados as «pedras de Roseta» do Sistema Solar, podem ser utilizados na reconstituição da história da Terra, de acordo com a Hipótese Nebular. (3T)

Exame BG, 1ª fase 2007

7‐ Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta.

As rochas que se encontram na base do Grand Canyon pertencem, possivelmente, a um escudo continental, porque este tipo de formação…

(A) é constituído, essencialmente, por rochas sedimentares.

(B) corresponde a zonas mais recentes do continente americano.

(C) é constituído por rochas intensamente metamorfizadas.

(D) corresponde a zonas de orogenia recente.

Exame BG, 2ª fase 2009

8‐ Uma massa de gás e de poeira fina, animada de movimento de rotação, terá estado na origem do Sistema Solar.

Esta hipótese foi sugerida, em 1755, pelo filósofo alemão Immanuel Kant. No final do século XX esta ideia foi retomada e reformulada pelos astrónomos, sendo actualmente a teoria mais aceite para explicar a formação do Sistema Solar.

8.1‐ Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta.

A origem do Sistema Solar sugerida por Kant serviu de base à hipótese…

(A) …uniformitarista.

(B) …catastrofista.

(C) …gradualista.

(D) …nebular.

8.2‐Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta.

A rotação da massa de gás e de poeira fina que terá estado na origem do Sistema Solar é apoiada pelo facto de nele existirem planetas…

(A) …com movimento de rotação em sentido contrário ao de translação.

(B) …que apresentam a mesma composição química.

(C) …que efectuam o movimento de translação no mesmo sentido.

(D) …cuja temperatura interna varia de acordo com a sua distância relativamente ao Sol.

8.3‐Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas a características dos planetas telúricos e dos planetas gigantes.

(A) Os planetas telúricos apresentam uma superfície sólida, coberta, ou não, por atmosfera.

(B) Os planetas gigantes são mais densos do que os planetas telúricos.

(C) Os planetas telúricos apresentam um grande número de satélites.

(D) Os planetas gigantes têm rotação mais rápida do que os planetas telúricos.

(E) Os planetas gigantes têm órbitas exteriores à cintura de asteróides.

(F) Os planetas telúricos caracterizam‐se por apresentarem biosfera.

(G) Os planetas gigantes apresentam um conjunto de anéis.

(H) Os planetas telúricos apresentam diâmetros diferentes entre si.

9‐ A 4 de Outubro de 2007, comemorou‐se o cinquentenário do lançamento do primeiro satélite artificial – Sputnik.

Com o lançamento deste satélite iniciou‐se uma nova era do conhecimento do Espaço, o que proporcionou o desenvolvimento de várias tecnologias, como os satélites para a pesquisa de recursos naturais (ERTS – Earth Resources Technology Satellites). No domínio da agricultura, por exemplo, estes satélites permitem detectar a época adequada à colheita e à sementeira e descobrir regiões potencialmente produtivas.

Explique, a partir da informação fornecida, de que modo a utilização de satélites pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. (2T)

10‐As afirmações seguintes dizem respeito a crateras lunares.

Seleccione a alternativa que as avalia correctamente.

1. Algumas crateras lunares foram preenchidas por materiais de origem vulcânica.

2. As crateras dos continentes lunares estão sujeitas a intensa erosão.

3. As crateras observadas na Lua estão associadas ao impacto de meteoritos.

(A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.

(B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.

(C) 2 é verdadeira; 1 e 3 são falsas.

(D) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.

TI 10º, fev 2008

11‐Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta.

A Lua é um satélite natural que apresenta…

(A) uma atmosfera densa onde predomina o dióxido de carbono.

(B) crateras de impacto distribuídas uniformemente na crosta.

(C) predominância de rochas magmáticas em toda a sua superfície.

(D) idêntica composição litológica em toda a sua superfície.

12‐Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E o termo respectivo do constituinte do sistema solar, indicado na chave:

Afirmações

A – Corpo do sistema solar que se desloca geralmente entre as órbitas de Marte e Júpiter.

B – Corpo do sistema solar que apresenta um elevado efeito de estufa.

C – Corpo do sistema solar que apresenta o menor período de translação.

D – Corpo do sistema solar que apresenta o maior período de translação.

E – Corpo gasoso do sistema solar que se encontra mais próximo do sol.

Chave

I – Vénus

II – Júpiter

III – Asteróide

IV – Cometa

V – Meteorito

VI – Saturno

VII – Neptuno

VIII – Mercúrio

13‐ A superfície lunar apresenta um aspecto característico, devido às inúmeras crateras resultantes dos choques de meteoritos, ocorridos desde há milhares de milhões de anos.

Justifique, tendo em conta as características actuais da Lua, a preservação, até aos nossos dias, das crateras de impacto mais antigas. (2T)

TI 10º, maio 2009

14‐Para os astrónomos, a fronteira do nosso Sistema Solar situa‐se a cerca de 150 000 unidades astronómicas (UA)* do Sol.

É o limite de influência gravitacional da nossa estrela. Ao longo deste imenso espaço, encontram‐se os diferentes corpos celestes.

Entre o Sol e as 100 UA entra‐se na heliosfera, zona de influência dos ventos solares. É nesta zona que se encontram os planetas:

  • até às 1,5 UA, situam‐se os planetas telúricos;
  • entre as 5,2 UA e as 30 UA, situam‐se os planetas gigantes.

Das 100 UA até às 150 000 UA o sistema encontra‐se praticamente vazio, pontilhado de alguns corpos celestes, muito distantes uns dos outros. É aí que se encontra a nuvem de Oort e os seus núcleos de cometas. Todos os planetas, com excepção de Vénus e de Marte, possuem um campo magnético intrínseco, que desvia as partículas com carga eléctrica, provenientes do Sol.

Science & Vie, Hors Série – Le Système Solaire, Março de 2009 (adaptado)

* 1 unidade astronómica (UA) = 149 598 000 km

14.1‐Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.

A 50 000 UA de distância do Sol podem ser encontrados _______ que, pelo facto de aí se terem formado, são constituídos essencialmente por materiais de _______ densidade.

(A) asteróides ... elevada

(B) cometas ... baixa

(C) cometas ... elevada

(D) asteróides ... baixa

14.2‐Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.

Na crosta de Marte, em rochas com a mesma composição mineralógica, as mais antigas apresentam, para um determinado elemento _______, uma razão de isótopos‐pai /isótopos‐filho _______ do que rochas mais recentes.

(A) instável ... maior

(B) instável ... menor

(C) estável ... menor

(D) estável ... maior

14.3‐Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.

Um planeta que se localize a cerca de 9,5 UA de distância do Sol caracteriza‐se por...

(A) possuir uma razão massa/volume superior à da Terra.

(B) estar diferenciado em crosta, manto e núcleo.

(C) apresentar temperaturas médias superficiais elevadas.

(D) ser constituído essencialmente por materiais gasosos.

TI 10º, Março 2010

15‐Projecto Deep Impact

No âmbito do projecto Deep Impact da NASA, a sonda espacial Impactor, com 370 kg, colidiu, a 4 Julho de 2005, com o cometa Tempel 1, descoberto em 1867 por Ernst Tempel. Este cometa, cuja órbita tem um período de cinco anos e meio, constitui um excelente objecto de estudo em astrogeologia. O choque provocou uma explosão de luz e originou uma cratera de dimensões equivalentes às de um campo de futebol. Os objectivos principais deste projecto foram tentar compreender o impacto que um cometa teria na superfície da Terra e avaliar a evolução do manto e da crosta terrestres, a partir dos dados fornecidos pelo impacto num corpo celeste que pode ser contemporâneo da formação do sistema solar e que, como tal, se apresenta como um «fóssil».

Os resultados foram conseguidos através de telescópios e de outros instrumentos, como a nave flyby, cujo objectivo era fotografar o impacto. Os instrumentos registaram espectros de luz que não são compatíveis com materiais terrestres. Foi também registada a existência de água, de etanol e de compostos orgânicos de carbono.

Baseado em http://deepimpact.umd.edu (consultado em Novembro de 2010)

Na resposta a cada um dos itens de15.1 a 15.3, seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.

15.1‐A aproximação de um cometa em relação ao Sol provoca, no primeiro,

(A) o aumento da sua massa e a solidificação de alguns dos seus constituintes.

(B) a diminuição da sua massa e a sublimação de alguns dos seus constituintes.

(C) o aumento da sua massa e a sublimação de alguns dos seus constituintes.

(D) a diminuição da sua massa e a solidificação de alguns dos seus constituintes.

15.2‐Com um período de cinco anos e meio, o cometa Tempel 1 é visível da Terra apenas durante algum tempo, apresentando uma órbita

(A) concêntrica em torno da Terra.

(B) concêntrica em torno do Sol.

(C) excêntrica em torno do Sol.

(D) excêntrica em torno da Terra.

15.3‐ Os espectros de luz registados após o impacto da sonda evidenciam, no cometa Tempel 1, a presença de

(A) outras formas de vida.

(B) compostos carbonatados.

(C) substâncias desconhecidas na Terra.

(D) água no estado sólido.

15.4‐ Faça corresponder, de acordo com as suas propriedades, cada tipo de corpo do sistema solar, referido na coluna A, à respectiva designação, que consta da coluna B.

Escreva, na folha de respostas, as letras e os números correspondentes.

Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

COLUNA A
  • (a) Corpo que orbita em torno de um planeta principal.
  • (b) Corpo sem luz própria, com elevada dimensão e com baixa densidade.
  • (c) Corpo rochoso que se desloca entre as órbitas de Marte e de Júpiter.
  • (d) Corpo diferenciado e com características essencialmente rochosas.
  • (e) Corpo que resiste à atmosfera terrestre e que pode ser recuperado.
COLUNA B
  • (1) Asteróide
  • (2) Cometa
  • (3) Estrela
  • (4) Meteorito
  • (5) Planeta gasoso
  • (6) Planeta telúrico
  • (7) Planetesimal
  • (8) Satélite

15.5‐ Explique de que forma a colisão da sonda Impactor com a superfície do cometa Tempel 1 pode contribuir para o conhecimento dos materiais constituintes da Terra aquando da sua formação. (2T)

16‐ Os asteróides e os cometas são corpos celestes que podem representar uma ameaça para a

vida na Terra, uma vez que, se entrarem em rota de colisão com a Terra, poderão originar efeitos globais com consequências catastróficas.

No dia 18 de Junho de 2004, foi descoberto um novo asteróide, posteriormente apelidado de 99942 Apophis. Este asteróide tem aproximadamente 270 metros de diâmetro e uma composição semelhante à de um tipo raro de meteoritos conhecidos como condritos LL, ricos em piroxenas e olivinas e com baixo teor em ferro metálico.

Os primeiros dados sobre a trajectória deste asteróide faziam acreditar que o risco de colisão com a Terra era muito elevado. O conhecimento crescente sobre o Apophis permitiu que os cientistas calculassem com maior rigor a sua órbita, e concluissem que o asteróide passaria perto da Terra em Abril de 2029, existindo a probabilidade, ainda que reduzida, de passar no «buraco de fechadura», ou seja, num estreito corredor do espaço onde a força gravítica da Terra poderia desviar o asteróide, colocando‐o em rota de colisão com a Terra, em 2036.

Segundo a NASA, a maneira mais adequada de lidar com um asteróide potencialmente perigoso seria enviar uma nave espacial que, ao exercer o seu efeito gravítico sobre o asteróide, o rebocaria, alterando a sua rota e evitando a colisão com a Terra.

Graças a este pequeno desvio, ampliado pela vastidão do espaço, o asteróide poderia passar a dezenas de milhares de quilómetros da Terra. Se, no entanto, ocorrer a colisão, formar‐se‐á uma cratera de impacto semelhante a tantas outras formadas ao longo da história da Terra.

Também a Lua foi fortemente bombardeada por meteoritos no início da sua história, quando, por debaixo de uma crosta lunar primitiva, existia um magma lunar abundante. Actualmente, a superfície lunar apresenta zonas escuras resultantes do preenchimento de bacias de impacto com magma basáltico solidificado, datado de aproximadamente 3000 M.a. As zonas claras apresentam um maior número de crateras de impacto do que as zonas escuras e são mais antigas do que estas.

16.1‐ Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta.

Se, em 2036, houver risco de colisão entre o Apophis e a Terra, isso deve‐se ao facto de…

(A) possuir dimensões muito inferiores às da Terra.

(B) ter sido previamente atraído pela força gravítica da Terra.

(C) ser constituído por minerais existentes na Terra.

(D) exercer uma força gravítica sobre a Terra.

16.2‐ Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta.

Por acreção de planetesimais, a massa da Terra foi aumentando e a conservação do calor resultante dos impactos foi um dos factores que permitiu…

(A) o aparecimento de uma crosta rica em ferro.

(B) a manutenção da estrutura homogénea original.

(C) a migração gravítica dos materiais fundidos.

(D) o aumento da rigidez dos materiais rochosos.

16.3. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a características da Lua. Escreva apenas a letra de cada alínea, seguida de V ou de F.

(A) Há mais de 3000 M.a., a Lua era um planeta geologicamente activo.

(B) Terrae (os continentes) são zonas claras, ricas em minerais félsicos.

(C) Maria (os mares) são zonas escuras, ricas em minerais ferromagnesianos.

(D) A erosão tem reduzido o número de crateras de impacto nos mares.

16.4‐ A actual massa da Terra resultou de um ganho de matéria por acreção.

A atmosfera actual evoluiu por perda de gases menos densos (hélio e hidrogénio) para o espaço extraterrestre.

Justifique, tendo em conta as afirmações anteriores e os critérios de classificação dos sistemas, a actual classificação do planeta Terra como sistema fechado. (3T)

TI 11º, maio 2009

17‐ Acumulação de Urânio em Plantas Aquáticas

De forma a contribuir para a avaliação do potencial de utilização da vegetação aquática característica de zonas ricas em urânio na bioindicação de contaminações de urânio e/ou na fitorremediação (utilização de plantas para a remoção de contaminantes) de águas contaminadas com este metal, uma equipa de investigadores analisou 71 espécies de plantas aquáticas de uma vasta área, correspondente à região uranífera das Beiras. Os jazigos uraníferos da área estudada localizam‐se em granitos e nas zonas envolventes.Grande parte destes jazigos foram objecto de exploração, tendo sido privilegiado o processo de lixiviação, como principal método de beneficiação do minério.

A amostragem foi realizada praticamente em toda a área da província uranífera. Os pontos de amostragem foram estabelecidos em cursos de água, nos locais onde foi possível observar a ocorrência de espécies aquáticas. Nestes locais, foram colhidas tanto amostras de água como de plantas aquáticas flutuantes ou enraizadas. Toda a amostragem incluiu 185 locais, tendo sido identificadas 71 espécies, pertencentes a 41 famílias diferentes.

Para a análise do teor de urânio as águas foram filtradas e acidificadas. As plantas foram lavadas, primeiro em água corrente e depois em água destilada, para remover qualquer resíduo de solo ou outras impurezas, e posteriormente foram secas em estufa a 60º C e moídas para a análise química.

Na Tabela 1 apresenta‐se um sumário dos resultados analíticos das amostras de águas, estando as concentrações de urânio expressas em μg/l.

Na Tabela 2 apresenta‐se um sumário dos resultados analíticos das amostras das plantas mais representativas da área estudada, estando as concentrações de urânio expressas em mg/kg de peso seco.

Baseado em J. Pratas et al., «Acumulação de urânio em plantas aquáticas (região uranífera das Beiras): possibilidades de bioindicação e fitorremediação», VII Congresso Nacional de Geologia, 2010

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 3, seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.

17.1‐Os resultados da investigação apresentada permitem concluir que a concentração de urânio é

(A) maior nas linhas de água mais próximas dos granitos.

(B) menor nas linhas de água mais próximas dos granitos.

(C) maior nas linhas de água sujeitas à influência da drenagem das minas.

(D) menor nas linhas de água sujeitas à influência da drenagem das minas.

17.2‐ O objectivo da investigação descrita foi avaliar

(A) a concentração média de urânio no conjunto das plantas aquáticas da região.

(B) o efeito das minas nas águas subterrâneas da zona de exploração dos jazigos uraníferos.

(C) o impacte do processo de lixiviação como principal método de beneficiação do minério.

(D) a relação entre as concentrações de urânio na vegetação aquática e na água.

17.3‐ Para um mesmo isótopo radioactivo, quando se comparam granitos mais antigos com granitos mais recentes, é de esperar que

(A) o período de semi‐vida do isótopo‐pai seja menor nos granitos mais recentes.

(B) a razão isótopo‐pai / isótopo‐filho seja maior nos granitos mais antigos.

(C) o período de semi‐vida do isótopo‐pai seja maior nos granitos mais recentes.

(D) a razão isótopo‐pai / isótopo‐filho seja menor nos granitos mais antigos.

17.4‐Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequência de zonas da superfície da Terra que se encontram, ao progredir para Oeste, a partir da região uranífera das Beiras.

A. Dorsal oceânica.

B. Planície abissal.

C. Plataforma continental.

D. Talude continental.

E. Zonas continentais emersas.

17.5‐ Explique, de acordo com os resultados obtidos, de que forma a espécie Callitriche stagnalis pode contribuir para a recuperação de ecossistemas aquáticos contaminados com urânio. (2T)

TI 10º, Março 2011

18‐ Os veículos motorizados interagem com o ambiente através de todo o seu «ciclo de vida» – desde o fabrico até ao seu uso em estrada e ao seu eventual desmantelamento, quando atingem o «fim de vida».

Os seres autotróficos fixam CO2, contribuindo, assim, para uma tendencial estabilização da concentração deste gás na atmosfera. Após a morte destes organismos, o enterramento geológico permite a incorporação da matéria orgânica na crosta terrestre (sedimentos), podendo originar combustíveis fósseis.

A Figura 4 (A e B) representa esquematicamente a circulação do CO2 entre diferentes sistemas.

Figura 4

18.1‐ Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas ao impacte ambiental do automóvel.

(A) Na produção automóvel, a utilização de plásticos com origem no petróleo diminui o problema energético global.

(B) As fábricas que constroem automóveis usam energia e materiais e geram desperdícios durante a produção de novos veículos.

(C) A reciclagem dos materiais utilizados no fabrico automóvel repõe a quantidade de recursos naturais extraídos.

(D) A exploração de recursos minerais metálicos para a produção de automóveis interfere nos ciclos geológicos.

(E) O desenvolvimento da indústria automóvel resultou do efeito conjugado do desenvolvimento económico e do crescimento populacional.

(F) O impacte ambiental provocado pelo automóvel está centrado exclusivamente no seu uso em estrada.

(G) A reutilização dos óleos lubrificantes produzidos pela indústria automóvel diminui a contaminação dos ecossistemas.

(H) Os motores emitem substâncias que afectam a composição do ar, podendo provocar impactes ambientais negativos.

18.2‐ Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta.

O CO2 produzido pelos veículos motorizados é adicionado à atmosfera, onde se acumula, porque…

(A) …tem sido promovida uma intensa florestação a nível global.

(B) …as plantas consomem CO2 à mesma taxa a que este gás é emitido.

(C) …aumentou o recurso a energias alternativas nas últimas décadas.

(D) …a emissão de CO2 para a atmosfera é superior à sua extracção.

TI 11º, fev 2008

19‐ Alguns fungos habitam na interface das raízes das plantas com o solo e, ao o introduzirem‐se nas células das raízes sem causar danos, desencadeiam uma associação simbiótica permanente com a planta, denominada micorriza.

Explique em que medida as micorrizas contribuem para a prática de uma agricultura sustentável.(2T)

Exame BG, 2ªfase 2010

CORREÇÃO

(de acordo com os critérios emanados do GAVE para os próprios Testes Intermédios ou Exames)

1.1‐ Verdadeiras: A, B, D, F, H; Falsas: C, E, G

1.2‐ Opção B

1.3‐ Opção C

1.4‐ Opção A

1.5‐ A resposta contempla os seguintes tópicos:

    • de acordo com a hipótese nebular, os planetas do sistema solar ter‐se‐ão formado a partir de uma nébula em rotação;
    • durante a acreção, os materiais mais densos ter‐se‐ão aglutinado próximo do centro de massa da nébula, originando os
    • planetas rochosos; o inverso terá ocorrido com materiais menos densos, que originaram os planetas gasosos.

Devem ser utilizados adequadamente, no contexto da resposta, os conceitos de nébula e de acreção.

2‐ Opção A

3‐ Opção B

4.1‐ Afirmações a favor (S): A, D, F, G; afirmações não conclusivas (N): B, C, E, H

4.2‐ Opção A

4.3‐ Opção A

4.4‐Opção C

4.5‐ Sequência correcta: D; A; E; C; B

5‐ Sequência correcta : [A], F, D, E, C, B, G

6‐ A resposta contempla os seguintes tópicos:

de acordo com a Hipótese Nebular, todos os astros que compõem o Sistema Solar ter‐se‐ão formado na mesma altura, a partir dos mesmos materiais e pelos mesmos processos;

os asteróides são pequenos corpos do Sistema Solar, que se terão formado muito cedo na história do mesmo e que não terão sido objecto de alterações posteriores, para além das que decorrem do impacto de meteoritos;

a ausência de actividade geológica em asteróides, logo após a sua formação, permitiu preservar as características primitivas dos astros do Sistema Solar.

7‐ Opção C

8.1‐ Opção D

8.2‐Opção C

8.3‐ Verdadeiras: A, D, E, G, H; Falsas: B, C, F

9‐ A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

    • O desenvolvimento sustentável impõe que os recursos existentes sejam geridos de tal forma que o seu consumo no presente não comprometa a sua utilização pelas gerações futuras.
    • As novas tecnologias/utilização de satélites possibilitam um melhor conhecimento dos recursos naturais (é de aceitar a concretização com exemplos), permitindo uma melhor gestão/aproveitamento dos mesmos, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.

10‐ Opção D

11‐ Opção C

12‐ A – III; B – I; C – VIII; D – VII; E – II

13‐ A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

    • a ausência de atmosfera e de hidrosfera na Lua faz com que não haja uma erosão significativa da superfície lunar, preservando‐se as crateras de impacto antigas;
    • como a Lua é um planeta geologicamente morto, a ausência de actividade vulcânica/actividade geológica interna não renova a superfície e mantém as crateras de impacto desde a sua formação.

14.1‐ Opção B

14.2‐ Opção B

14.3‐ Opção D

15.1‐ Opção B

15.2‐ Opção C

15.3‐ Opção C

15.4‐ (a) – (8); (b) – (5); (c) – (1); (d) – (6); (e) – (4)

15.5‐ A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

    • referência ao facto de, na actualidade, não serem conhecidas na Terra rochas originadas durante a sua formação;
    • referência à libertação, em resultado da colisão da sonda Impactor, de fragmentos do cometa, que pode ser contemporâneo da formação da Terra.

OU

    • referência ao facto de a Terra ter sofrido diferenciação e não se conhecerem materiais anteriores a este processo;
    • referência à libertação, em resultado da colisão da sonda Impactor, de fragmentos do cometa, que, provavelmente, não sofreu diferenciação.

16.1‐ Opção B

16.2‐ Opção C

16.3‐Verdadeiras: A, B, C; Falsas: D

16.4‐ A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

    • no passado, a queda de meteoritos e a perda de gases menos densos eram fenómenos que ocorriam em quantidades significativas;
    • actualmente, embora a queda de meteoritos e a perda de gases ocorram, o seu significado é menor, relativamente à massa total do planeta;
    • sistema aberto no passado, hoje o planeta é considerado sistema fechado, uma vez que se considera que só a troca de energia é significativa.

17.1‐ Opção C

17.2‐Opção D

17.3‐ Opção D

17.4‐ E, C, D, B, A

17.5‐ A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:

    • referência ao facto de a espécie Callitriche stagnalis acumular quantidades relativamente elevadas de urânio;
    • relação entre a diminuição da concentração / quantidade de urânio na água e a melhoria das condições ambientais.

18.1‐ Verdadeiras: B, D, E, G, H; Falsas: A, C, F

18.2‐ Opção D

19‐ A resposta deve abordar os seguintes tópicos:

    • nas micorrizas, os fungos (as hifas / os micélios) aumentam a área de absorção de nutrientes por parte da planta, diminuindo a necessidade de utilização de fertilizantes;
    • o desenvolvimento das culturas é melhorado, sem afectar os ecossistemas / a água / o solo / a biosfera / não pondo em causa as culturas futuras.



274 Visualizações 27/12/2019