Home » Secundário » 11º Ano » Biologia e Geologia » Ácidos Nucleicos (Resumo de Biologia)
Ácidos Nucleicos (Resumo de Biologia)
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Tatiana Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo do trabalho
Ácidos nucleicos
Os ácidos nucleicos, DNA e RNA, são polímeros constituídos por nucleótidos.
Cada nucleótido é constituído por:
- Uma pentose - desoxirribose no DNA e ribose no RNA;
- Um grupo fosfato
- Uma base azotada no DNA, adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G), e no RNA, adenina uracilo (U), citosina e guanina;
A ligação entre dois nucleótidos faz-se entre a pentose de um nucleótido com o grupo fosfato do seguinte – ligação fosfodiéster –, constituindo-se desta forma cadeias de nucleótidos ou cadeias polinucleotídicas. Estas cadeias iniciam-se sempre por um grupo fosfato, terminando numa pentose.
DNA |
RNA |
- A pentose é a desoxirribose;
- Possui nucleótidos de timina;
- As bases complementares são: A-T; C - G;
- Estrutura em dupla hélice;
- Armazena a informação genética.
|
- A pentose é a ribose;
- Possui nucleótidos de uracilo;
- As bases complementares são: A-U; C-G;
- Estrutura simples;
- De acordo com a função que desempenha, entre outros, o RNA pode ser:
- -mRNA (mensageiro);
- -tRNA (transferência);
- -rRNA (ribossómico).
|
Estrutura do DNA (de acordo com o modelo proposto, em 1953, por Watson e Crick)
- Constituída por 2 cadeias polinucleotídicas antiparalelas (dispostas helicoidalmente) uma vez que cada cadeia desenvolve-se em sentidos opostos, mas sempre no mesmo sentido (5'-3').
- Esta dupla hélice mantém-se unida devido à complementaridade das bases azotadas que estabelecem entre si ligações químicas por pontes de hidrogénio. A adenina emparelha com a timina e a citosina emparelha sempre com a guanina, daqui resultando que o número de nucleótidos de A é, aproximadamente, igual ao de T e o de G ao de C. A partir destes dados pode deduzir-se que (A + C) = (T + G) ou (A+C)/(T+G) = 1.
- Nas células eucarióticas, o DNA permanece no interior do núcleo, existindo também no interior de determinados organelos, como as mitocôndrias e os cloroplastos.
Estrutura do RNA
- Constituída por 1 cadeia polinucleotídica simples, que, pode dobrar sobre si própria quando se estabelecem pontes de hidrogénio entre as bases complementares.
- Existem vários tipos de RNA que são estrutural e funcionalmente diferentes, dos quais se destacam o mRNA (mensageiro), o tRNA (transferência) e o rRNA (ribossómico).
- Nas células eucarióticas, o RNA é geralmente sintetizado no interior do núcleo, migrando depois para o citoplasma, onde desempenha a sua função.
242 Visualizações
02/06/2019