Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Ana Barbosa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre o aparecimento da Filosofia, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano).
A Filosofia nasceu na Antiguidade, no final do século VII a.c., com Tales de Mileto, nas colónias gregas da Ásia Menor. Passou, cerca de um século depois, para a Grécia continental.
Filosofia é uma palavra de origem grega composta por: Philos: amigo; o que deseja; o que busca; o que ama, e por Sophia: sabedoria; saber; conhecimento. A invenção da palavra atribui-se a Pitágoras, no século V a.c.
Alguns “pensadores” gregos, admirados com a realidade e insatisfeitos com as explicações dadas pela tradição e mitos, começaram a fazer perguntas e a procurar respostas. Esses “pensadores” perceberam que a verdade do mundo e do homem não era algo misterioso e secreto, que precisasse ser explicada apenas pelos deuses e mitos.
Os mitos, de proveniência oriental, atribuíam a seres sobrenaturais (deuses) a origem dos fenómenos e da natureza. Perante seres tão poderosos, o homem podia apenas submeter-se com resignação, de tal modo que, por exemplo, se uma tempestade fazia naufragar um navio, acreditava-se que o deus do mar estava irritado e deviam ser-lhe oferecidos sacrifícios, sem demora, para o “alegrar” e ganhar os seus favores.
Mas, os “pensadores” acreditaram que o mundo podia ser conhecido por meio do pensamento e da razão e que a verdade podia ser ensinada e aprendida, tinham uma visão mais futurista do mundo, talvez por pertencerem a uma colónia mais evoluída em relação ao resto do mundo.
Os ditos “pensadores” faziam perguntas como:
A Filosofia surge então como um meio de procura de respostas racionais e ordenadas do mundo ou da natureza, a cosmologia (cosmo: ordem e organização do mundo; logia: pensamento racional, conhecimento).
Filosofia é uma instituição cultural tipicamente grega, que surgiu num dado momento histórico, a partir de determinadas condições históricas e tornou-se no modo de pensar do mundo ocidental, inicialmente na Europa e, com a colonização, expandiu-se para a América e para o mundo.
Algumas das principais condições históricas que possibilitaram o aparecimento da Filosofia na Grécia foram:
Foi a partir destas condições que alguns gregos começaram a interrogar-se, como mencionei anteriormente, até sobre a sua própria existência. Eles sabiam que havia uma razão lógica para a existência do mundo, do tempo, dos Homens.
As “ferramentas” que os filósofos utilizavam para tentar obter respostas eram a observação e a análise crítica.
Os filósofos foram, ao longo dos tempos, reformulando e racionalizando os mitos e transformando as explicações do mundo em algo novo.
Não houve uma ruptura brusca na passagem do saber mítico ao pensamento racional. Em relação aos conhecimentos, os gregos transformaram em ciência o que era prática para uso na vida: as curas viraram a medicina. Criaram a organização social e política que conhecemos hoje, ou seja, as sociedades até então desconheciam a separação entre poder público, privado e religioso. Foram os gregos que fizeram essa separação através da organização de leis e instituições como forma de poder e governo. Criaram a ideia de justiça e lei, características da organização política actual. Criaram a ideia de que o pensamento segue regras, normas e leis universais, ou seja, que o pensamento pode ser racional.