Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Rita Pereira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre as invasões francesas, realizado no âmbito da disciplina de História (6º ano).
Nos finais do séc. XVII, houve em França uma grande revolução que pôs fim à monarquia absoluta (absolutismo),que acabava com os direitos do clero e da nobreza, o que os fazia igual a qualquer cidadão. O seu lema era: «Liberdade, Igualdade e Fraternidade». Os manifestantes eram principalmente: o povo e a burguesia.
Napoleão Bonaparte, comandante das tropas francesas, conseguiu dominar uma grande parte da Europa.
Porem, a Inglaterra demonstrou ser um inimigo muito difícil de vencer, e em 21 de Novembro 1806, Napoleão ordenou aos outros países da Europa que fechassem os seus portos aos navios ingleses. A essa ordem chamou-se Bloqueio continental. Mas, no entanto, Portugal ainda mantinha relações comerciais com Inglaterra e não aderiu ao Bloqueio. Em resposta a esta atitude portuguesa, Napoleão ordenou a invasão de Portugal.
Quando, em Lisboa, se soube que um exercito francês vinha a caminho, a família real portuguesa e a corte, retiram-se para o Brasil, porque se a rainha D. Maria I ou o príncipe D. João fossem presos ou mortos Portugal corria o risco de perder a independência.
Na primeira invasão, as tropas francesas, comandadas pelo general Junot, entraram em Portugal e atingiram rapidamente Lisboa, em 1807.
Junot tomou medidas que desagradaram aos portugueses:
Junot mandou os seus soldados destruir povoações, culturas, matar quem resistisse e roubar todos os objectos de valor.
Perante esta situação de violência , houve a necessidade de pedir apoio às tropas inglesas. Sob o comando destas, as tropas de Napoleão foram derrotadas nas batalhas de Roliça e do Vimeiro.
Não se conformando, Napoleão ordena a segunda invasão em 1809. Desta vez, com novo exército, comandado pelo General Soult. Entrando pelo norte, e dirigindo-se para o Porto, onde encontraram uma forte resistência, que os obrigou a retirar-se.
Ainda assim, Napoleão não desiste de submeter Portugal ao seu domínio e em 1810 ordena a terceira invasão , desta vez comandada pelo o general Massena, que tinha a fama de nunca ter sido derrotado. As tropas francesas dirigiram-se para Coimbra. Foram derrotados na batalha de Buçaco.
Mas, não desistiram, e continuaram até Torres Vedras. Onde encontraram fortificações construídas em linha para defesa da capital. O exército português e inglês que as defendia fez recuar os Franceses.
Napoleão Bonaparte nasceu a 15 de Agosto 1769 em Santa Helena (França). Tornou-se imperador de França a 18 de Maio de 1804. Além disso, conquistou grande parte da Europa. Napoleão morreu a 5 de Maio de 1821 devido a uma violenta tempestade que houve em França.
1789 - revolução francesa.
1806 - Napoleão ordena o bloqueio continental.
1807 - 1º invasão francesa. Fuga da família Real e da corte para o Brasil.
1809 - 2º invasão francesa.
1810 - 3º invasão francesa.
1816 - morte de D. Maria I. Inicio do reinado de D. João VI.
A razão das invasões relacionou-se com a recusa portuguesa em aderir ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão em relação à Inglaterra, no ano de 1806.