Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Tatiana Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Todas as rochas podem sofrer alterações que as transformam em materiais de natureza diferente. Ao conjunto de processos associados a essas transformações, que integra fenómenos contínuos de formação, e destruição, permitindo a reciclagem das rochas, dá-se o nome de ciclo das rochas ou ciclo litológico.
As rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas expostas à superfície da Terra são continuamente desgastadas, pelos agentes de geodinâmica externa, dando origem a sedimentos. Os sedimentos vão ser transportados e depositados, sofrem diagénese e dão origem a rochas sedimentares.
A exposição das rochas a condições de pressões e temperaturas elevadas pode levar à sua metamorfização, dando origem a rochas metamórficas.
Temperaturas muito elevadas podem ocasionar a fusão das rochas metamórficas originando magma. Este, ao consolidar, no interior da Terra ou à superfície, forma, respetivamente, rochas magmáticas intrusivas e extrusivas.