Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Do latim notitĭa, uma notícia é o conteúdo de uma comunicação antes desconhecida, um evento divulgado ou a divulgação de uma informação. Por outras palavras, a notícia consiste em dar a conhecer ou transmitir uma noção.
Nos meios de comunicação em massa, uma notícia é uma redacção ou um relato que informa o público sobre uma situação nova ou atípica, ocorrida no seio de uma comunidade ou determinado âmbito específico, que mereça ser alvo de divulgação.
Posto isto, a notícia é do foro jornalístico e constitui um extracto da realidade que merece ser informado pela sua relevância social. O conteúdo de uma notícia deve responder às perguntas seguintes: “quem?”, “O quê?”, “Quando?”, “Onde?”, “Porquê?”, “Para quê?” e “como?”.
Entre as principais características da notícia enquanto género jornalístico, destacam-se a veracidade (os factos sucedidos ou os acontecimentos devem ser verdadeiros e verificáveis), a objectividade (o jornalista não deve dar a sua opinião nem emitir juízos de valor ao apresentar a notícia), a clareza (os factos devem ser apresentados de forma ordenada e lógica), a brevidade (os dados irrelevantes e as repetições devem ser evitadas e, de preferência, omitidas), a generalidade (a notícia deve ser do interesse social e não particular) e a actualidade (deve referir-se a acontecimentos recentes).
Na imprensa, as notícias incluem sempre um título, que é um texto bastante breve e preciso que se refere, por conotação ou denotação, ao conteúdo do comunicado. Do ponto de vista linguístico, existem três grandes tipos de manchetes: informativos (identificam a acção e o protagonista), expressivos (procuram causar impacto nos leitores) e apelativos (visam chamar à atenção).
Uma notícia bem estruturada deve ser constituída por:
LEAD, CABEÇA
- primeiro parágrafo, no qual se resume o que aconteceu. É a parte mais importante da notícia e o seu objectivo é, não só captar a atenção do leitor, mas ainda fornecer-lhe as informações fundamentais. Neste parágrafo deverá ser dada resposta às seguintes perguntas essenciais: quem?, o quê?, onde?, quando?
CORPO DA NOTÍCIA desenvolvimento da notícia, onde se faz a descrição pormenorizada do que aconteceu. Nesta segunda parte, deverá responder-se às perguntas: como?, porquê?
A notícia é encabeçada por um título que deve ser muito preciso e expressivo, para chamar a atenção do leitor. Este título relaciona-se, habitualmente, com o que é tratado no LEAD e pode ser acompanhado por um antetítulo ou por um subtítulo.
O esquema acima refere-se à técnica da pirâmide invertida - é habitual representar-se graficamente a notícia por esta pirâmide invertida. Na prática, aparecem muitas notícias que não respeitam a estrutura atrás apresentada.
A linguagem a utilizar na notícia deverá respeitar os seguintes princípios:
- ser simples, clara, concisa e acessível, utilizando vocabulário corrente e frases curtas;
- recorrer prioritariamente ao nome e ao verbo, evitando sobretudo os adjectivos valorativos;
- usar especialmente frases de tipo declarativo.