Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Cláudia Viriato e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre os cuidados a ter na pratica de actividades físicas desportivas, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (12º ano).
Este trabalho consiste em mostrar os cuidados e regras que se deve ter na prática da educação física e também os factores que muitas das vezes provocam as lesões.
Durante o trabalho podemos também verificar algumas das lesões mais frequentes e a sua definição.
Regras e cuidados a ter na prática das actividades físicas desportivas
O desporto, quando praticado regularmente, aumenta a longevidade e proporciona melhor qualidade de vida. A prática de uma actividade física regular evita excesso de peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, o aparecimento de diabetes e também reduz o risco de aparecimento de determinados tipos de cancro. No domínio afectivo e psicológico, a prática de uma actividade física regular contribui uma diminuição dos níveis de stress, melhorando as relações interpessoais e consequentemente os níveis de auto-estima.
Parece também que quando um indivíduo adopta um estilo de vida saudável, isso implica em simultâneo alguns cuidados em diversos domínios da sua vida, respectivamente na preocupação com a alimentação, na prática de actividade física regular, no não consumo de tabaco e álcool, nos cuidados com a higiene e repouso.
No entanto, é um erro pensar que o exercício físico intenso é que é bom e que quanto mais se fizer melhor, ou então que a prática do exercício físico é a cura para todos os males.
Por outro lado a prática ocasional de actividades físicas intensas pode, por vezes, provocar lesões sérias, perfeitamente evitáveis se forem eliminados os factores de risco que existem quando se praticam desportos que não são os mais adequados face à condição física de determinado indivíduo, especialmente quando se começa a praticar um desporto diferente, ou quando se reata a prática desportiva, depois de um longo período de ausência.
É o resultado da participação no desporto, com uma ou mais das seguintes consequências:
Geralmente as lesões surgem quando não se têm todos os cuidados antes e depois da sua execução. Por isso, devem respeitar-se algumas regras e princípios de forma a evitar que tal aconteça.
Ex: fracturas no pulso, distensão no tornozelo, deslocamento do ombro.
Ex: lesões do cotovelo no ténis, joelho de corredores e saltadores.
Erros de treino constituem muitas vezes a primeira causa. Normalmente têm a ver com o desrespeito pelos princípios biológicos e metodológicos. A falta de coordenação entre a intensidade, duração, frequência, amplitude e/ou intensidade dos estímulos a que o atleta se sujeita pode conduzir a lesões.
Lesões de esforço repetitivo também aparecem frequentemente em pessoas que se lesionaram e, após um período de inactividade, regressam e recomeçam um treino intenso tentando recuperar o tempo perdido.
Existem também factores técnicos, biomecânicos e individuais. A execução de gestos técnicos correctos também é fundamental para evitar as lesões de esforço repetitivo.
Existem outros factores que se devem ter em consideração na prevenção de lesões tais como a idade, o freio, a fadiga, a qualidade de instalações desportivas e consequentemente do solo, o calçado desportivo, a alimentação, treino inadequado e os factores hereditários.
Com este trabalho podemos verificar que as lesões na maioria das vezes são a sequela de algum descuido por parte do atleta em quanto praticam a actividade física, pois por vezes uma pequena desatenção pode provocar uma lesão muito grave.
Ficamos também a conhecer algumas definições das lesões que ocorrem em certos músculos.