Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Susana Teresa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Relatório de Actividade Experimental cujo objectivo é introduzir microrganismos num meio específico, com o intuito de as bactérias se multiplicarem.
As bactérias são conhecidas desde 1674, mas a sua estrutura é ainda objecto de estudo, são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. As bactérias são microorganismos unicelulares, procariontes, e algumas causam doenças. São abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas.
Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular, o seu tamanho pode variar entre 0,2 a 5,0 micrômetros, sendo por isso observáveis apenas ao microscópio. As bactérias reproduzem-se por divisão celular, as causadoras de doenças denominam-se patogênicas. Estas possuem diversas formas, que podem variar de acordo com o meio e com o tipo de associação.
A cultura de bactérias é o crescimento de colónias de microorganismos induzida pelo Homem para facilitar o seu estudo.
Para a realização de uma cultura bacteriana, precisamos de um inoculo e de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substância líquida ou sólida, simples ou complexa, que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos microorganismos do inoculo. Os meios de cultura são seleccionados consoante o tipo de bactéria a observar. As bactérias multiplicam-se em meios de cultura apropriados desde que sejam respeitadas as condições de temperatura, pH, humidade e composição.
Esta actividade tem como objectivo inocular, introduzir artificialmente microrganismos num meio específico, qualquer objecto de uso corrente num meio de cultura esterilizado, com o intuito de as bactérias que se encontravam nesse objecto se multiplicarem, formando colónias.
Preparação do meio de cultura:
Preparação das placas:
Inoculação das placas:
Precauções:
A placa de controlo, colocada com as restantes na estufa, não apresentava colónias de bactérias, enquanto que a placa exposta ao ar (fig.1) possuía um elevado número de colónias de bactérias de diferentes tipos.
Em relação á inoculação preparada (fig.2), não se obteve resultados, ou seja não se observou colónias de bactérias.
Foram recolhidos, resultados de outros colegas, para comparação:
Fig.1 – placa exposta ao Ar | Fig.2 – inoculação preparada na actividade |
Após a realização desta actividade prática, os resultados obtidos não foram os esperados.
Em relação á placa de controlo, não se obteve nenhuma colónia, provando que o meio de cultura estava bem esterilizado.
Quanto á inoculação executada na actividade prática concluímos, que a mesma não foi bem executada por alguns colegas, dando origem a placas, nas quais não observámos nenhuma colónia. Comparando os resultados obtidos, podemos observar que o mesmo objecto, foi utilizado por pessoas diferentes, originando resultados diferentes, enquanto que um apresenta colónias de bactérias, o outro não apresenta qualquer tipo de desenvolvimento.
A existência de fungos em algumas placas, é um dos inconvenientes da inoculação, normalmente quando as inoculações são realizadas, utiliza-se um anti-fungico para impedir que estes fungos cresçam significativamente, mas como a nossa cultura é de tamanho reduzido, não valia a pena utilizá-lo.
Após a realização desta actividade pratica, concluímos que os objectos normais, de uso corrente possuem variados tipos de bactérias que em condições propícias se podem desenvolver e até provocar doenças.
Recorre-se assim à cultura, em meios apropriados, para se conseguir um elevado número de microorganismos, de modo que seja possível estudar as suas características.
Observamos ainda que as bactérias em colónia são possíveis de observar a olho nu após algum tempo de encubação.