Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Maria Pina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre Desporto e Educação Física, a seu valor formativo, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (10º ano).
Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
O objectivo deste trabalho é abordar o Exercício Físico, dando a conhecer os seus fundamentos e objectivos, pois em qualquer idade da vida de um pessoa este tem um papel bastante importante na saúde proporcionando estilos de vida mais saudáveis e bem-estar físico e psicológico.
O Exercício Físico pode definir-se como todo o movimento do corpo, com frequência contínua que produz um certo gasto energético. É, além do mais, qualquer actividade física que aumenta ou mantém a capacidade física, podendo ter como objectivo a melhoria da saúde (em caso de problemas ou por simples precaução), o prazer puro (sendo por isso uma actividade recreativa, realizada em momentos de lazer) ou qualquer tipo de treino (para ganhar resistência física).
Com a prática regular, o corpo tende a desenvolver a aptidão física como ganhar força, destreza, agilidade ou competência geral em algum campo de actividade e habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional em contextos sociais diferentes.
O exercício físico deve ser realizado sob orientação de um profissional ou centro desportivo qualificado, para que se consigam atingir determinados objectivo.
O desporto consiste numa actividade física que exige alguns regulamentos e que normalmente “patrocina” a competição entre os participantes (individuais, duplas ou equipas).
Também, para que se possa considerar um desporto como tal, é necessário possuírem-se certas habilidades e capacidades e existirem regras instituídas por uma confederação regente.
Algumas modalidades desportivas, não “respeitam” a tradição do exercício físico porque, por exemplo, quando se utilizam veículos ou outras máquinas o atleta não realiza praticamente nenhum esforço físico. Neste caso é mais importante a destreza e a concentração.
O desporto é um fenómeno sociocultural, que envolve a prática voluntária de actividade predominantemente física competitiva com objectivo recreativo ou profissional, ou não competitiva com puro objectivo de lazer. São bastante diversos os motivos porque se pratica desporto.
A actividade desportiva pode ainda ser aplicada na promoção da saúde em âmbito educacional, especializando e complementando os interessas voluntários duma sociedade não especializada.
A educação física é um termo utilizado para designar a correcta prática do conjuntyo das actividades físicas não competitivas e dos desportos.
Tem como objectivo, fins recreativos relativamente a ciência prática das actividades anteriormente referidas, acabando por resultar de uma série de pesquisas e procedimentos estabelecidos.
A grande diferença entre a educação física e os desportos é que enquanto a primeira é uma disciplina escolar e um campo académico, os desportos referem-se às diversas modalidades olímpicas. Esta diferenciação é bastante importante, pois há muitas pessoas a considera-los sinónimos.
Já a diferença entre a educação física e a actividade física é que a actividade física consiste em qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo-esquelético que resulta de um aumento do gasto de energia e se refere ao gasto calórico promovido pelo aumento do esforço físico. A educação física é uma acção planeada e estruturada, que utiliza vários elementos (como a actividade física, dança, luta, jogo e a diversão entre outros) e que nasce com a modernidade da sociedade urbana e industrial e com o objectivo de educar e preparar os corpos dos futuros operários nas fábricas criando hábitos higiénicos e saudáveis, proporcionando assim a melhoria das condições sanitárias.
Para poder ensinar educação física é necessário formação superior em que se estuda os aspectos filosóficos, bioquímicos, genéticos, antropométricos e neuromotores das actividades físicas e também as suas posições sociais e psicomotoras.
Os gregos da Antiguidade não só davam valor ás capacidades intelectuais como também davam bastante importância ao físico (equilí-harmónico entre as aptidões físicas e intelectuais ), tendo por consequência um grande papel na vida social.
Como exemplo para essa importância, temos os Jogos Olímpicos que com a ajuda de achados arqueológicos é possível perceber o papel da educação física e da prática de desporto numa das grandes civilizações do Mundo Antigo.
O poeta Pindaro (518-438 a.C) considera o vencedor desportivo como perfeito, daí as suas obras serem dedicadas aos vencedores dos vários Jogos.
Homero refere inúmeras vezes as actividades desportivas (como a realização de jogos fúnebres em honra de personagens ilustres) aparecendo quase todas as categorias dos Jogos Olímpicos como as corridas de carros (bigas), corridas., salto, lançamentos do disco e do dardo, luta e pugilato.percebe-se por isso que o autor da primeira obra-prima da literatura grega tenha uma intenção educativa, ao visar a honra, a perfeição e o ideal humano da virtude.
O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia no dia-a-dia das mais variadas sociedades, estão a causar casa vez mais altos os níveis de inatividade de pessoas de todas as idades em todo o mundo.
A actividade física pode ajudar a atingir o peso corporal apropriado e contribui positivamente para a mudança de outros factores de risco de doenças coronárias (como os diabetes, colesterol e hipertensão arterial)
É importante compreender a relação intrínseca entre saúde e estilo de vida (hábitos sociais e culturais), em que a actividade física participa como factor fundamental. Deve-se ter sempre em mente que o corpo humano foi projectado para a acção, e não para a inactividade.
Segundo a organização Mundial de Saúde - OMS – a actividade física tem uma grande importância para a saúde física, mental e social, capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades.
Acha, também, que são necessárias políticas e programas que cativem e chamem a atenção das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de se integrar no dia-a-dia dessas a actividade física.
“Os que não encontram tempo para o exercício terão de encontrar tempo para as doenças.”
Edward Derby
No Desporto pode-se aprender :
Alguns pontos a mais …
A FIEP, é a mais antiga organização internacional de Educação Física, representada por um delegado, fundada em 1923, que agrupa actualmente membros individuais e colectivos de 60 países (Associações, Escolas e Institutos Superiores de Educação Física e de Desportos).
O desporto, ou o desporto moderno, tomou forma nas escolas de Inglaterra no séc. XVII. Nessa altura reinavam as ideologias capitalistas que se baseavam no racionalismo, competição e na iniciativa individual e por iossoo s alunos dessas escolas desenvolvem um novo formato para os jogos populares, fazendo, também, surgir os campeonatos entre escolas, os clubes e as confederações.
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física.
Com este trabalho tentei demonstrar a importância e urgência de uma nova cultura do desporto e da educação física pois estes ajudam desde logo, não só na saúde, mas também define limites e moderações no alcance de objectivos e torna indispensável a persistência e a continuidade da intervenção física.