Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Ana Isabel Garcia Rendeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar cujo objetivo é medir a densidade relativa de um líquido por picnometria e determinar a massa volúmica desse mesmo líquido por areometria.
O objectivo deste trabalho era medir a densidade relativa de um líquido por picnometria e determinar a massa volúmica desse mesmo líquido por areometria.
Para calcular a massa de líquido, foi utilizada a fórmula que nos diz que a massa de líquido é igual à massa do picnómetro cheio com o líquido a subtrair pela massa do picnómetro.
Para determinar a massa de água, foi usada a fórmula que nos diz que a massa de água é igual à massa do picnómetro cheio com água a subtrair pela massa do picnómetro.
Para estabelecer a densidade relativa do líquido, usamos a fórmula que nos diz que a densidade relativa é igual à massa de líquido a dividir pela massa de água.
A densidade relativa determina-se em relação à acetona.
Para efectuar a correcção da temperatura e, assim, determinar a densidade do líquido à temperatura em relação à água à temperatura ambiente (neste caso, 24,4ºC), foi empregue a fórmula que nos diz que a densidade do líquido à temperatura em relação à água é igual à densidade do líquido vezes a densidade da água à temperatura ambiente.
1– Medir a massa do picnómetro, m1. Registar o valor.
2– Encher o picnómetro com acetona. Evitar a formação de bolhas.
3- Acertar o nível do líquido, no colo do picnómetro utilizando papel absorvente.
4- Medir a massa do picnómetro cheio de acetona, m2. Registar o valor.
5- Repetir os passos 2 e 3 utilizando água.
6- Medir a massa do picnómetro cheio com água, m3. Registar o valor.
7- Medir a temperatura, t, da água.
1- Colocar acetona numa proveta de 250 cm3
2- Mergulhar o densímetro no líquido, de modo que não toque no fundo ou nas paredes da proveta.
3- Ler o valor da massa volúmica do líquido na superfície de afloramento (no contacto entre superfície do líquido e o densímetro); registar o valor.
Fig. 1 - Medir a massa do picnómetro cheio com acetona
Fig. 2 - Medir a massa do picnómetro cheio com água
Fig.3 - Medir a temperatura da água
Fig.4 - Determinar a massa volúmica da acetona
mA = m2 – m1 mB = m3 – m1
mA = 67,33g – 29,26g mB = 77,67g – 29,26g
mA = 38,07g mB = 48,41g
d’ = mA/mB
d’ = 38,07g/48,41g
d’ = 0,786
em que d’ é a densidade do material à temperatura a que se realiza a medição, e dH2O a densidade da água à mesma temperatura (verificar numa tabela de densidades relativas da água a diferentes temperaturas)
d = d’ x dH2O
d = 0,786 x 0,99735 = 0,78
Com a experiência concluiu-se que é possível determinar a densidade de um líquido de várias formas. Uma delas sendo pelo processo de picnometria e outra por areometria.
Concluiu-se, também, que ambos os processos revelam resultados muito semelhantes.
Como pode verificar-se, o processo de areometria é muito mais fácil e rápido de se realizar, não sendo preciso efectuar-se cálculos, o que não nos induz tão facilmente ao erro.
Os resultados obtidos permitem-nos ter uma ideia de que as densidades relativas dos líquidos não dependem da quantidade, mas sim, dos elementos químicos que os constituem. Assim, podemos verificar que existem porções de líquidos que mesmo com a mesma quantidade, possuem massas e pesos diferentes, podendo no entanto atingir uma mesma densidade relativa (aumentar a massa e diminuir o peso e vice-versa). A unidade de massa é a grama e a de volume é o centímetro cúbico, podendo utilizar-se também o mililitro. A densidade relativa é adimensional (não tem unidades), devido ao quociente. Assim, podemos dizer que a acetona tem uma massa volúmica 0,78 vezes superior à da água à temperatura de 24,4ºC.
Bibliografia