Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Débora Costa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar dedicado à temática da Energia da Biomassa, realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (8º ano).
Do ponto de vista que temos da geração de energia, a palavra biomassa abrange os derivados recentes organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Biomassa é a quantidade total de matéria viva existente no ecossistema ou em uma população animal, ou vegetal. Ambos os conceitos estão interligados um com o outro. Embora que os dois sejam diferentes.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada dentro de um ecossistema, mas nem toda a produção primária passa a aumentar a biomassa vegetal do ecossistema. Alguma parte da energia acumulada é posta pelo ecossistema para sua própria manutenção. As vantagens são a baixo custo, é renovável, pois permite o reaproveitamento de resíduos e é assim menos poluente que as outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de CO2 é nulo.
O conceito que a sociedade tem sobre energia é, em geral, extremamente superficial, pois ele restringe-se principalmente àqueles tipos de energias que estão relacionados ao dia-a-dia de cada um, caso da energia eléctrica que ilumina os ambientes ou a energia térmica que aquece. Para aqueles que possuem algum conhecimento de ciência, física e tecnologias, o conceito de energia é algo mais amplo e mesmo específico em alguns casos, de modo que é importante ter-se, sobre energia, um conhecimento mais lastreado cientificamente.
A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto virtualmente inesgotáveis, ao contrário dos recursos não-renováveis. São conhecidas pela imensa quantidade de energia que contêm, e porque são capazes de se regenerar por meios naturais.
Através da fotossíntese, plantas que contêm clorofila transformam o dióxido de carbono e a água mineral a partir de produtos sem valor energético, em materiais orgânicos com alto teor energético e, por sua vez, servem de alimento para os outros seres vivos. A biomassa através destes processos armazena a curto prazo a energia solar sob a forma de carbono. A energia armazenada no processo fotossintético pode ser posteriormente transformada em calor, electricidade ou combustível a partir de plantas, liberando novamente o dióxido de carbono armazenado.
Uma das primeiras funções da biomassa pelo ser humano para ter energia teve inicio com utilização do fogo como fonte de calor e luz. Esse recurso natural trouxe ao homem a possibilidade de exploração dos minerais, minérios e metais marcando um novo período a que se dá o nome de antropológico.
A madeira do mesmo modo foi por uma longa quantidade de tempo a principal fonte energética, com ela a cerâmica.
Nos anos que compreenderam o século XIX, com a revelação da tecnologia a vapor, a biomassa passou a ter papel primordial também para obtenção de energia mecânica com aplicações em sectores na indústria e nos transportes. A despeito do início da exploração dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, a lenha continuou desempenhando importante papel energético, principalmente nos países tropicais
Alguns exemplos de produtos derivados da biomassa são:
Neste trabalho dou a concluir que a energia da biomassa pode e não pode ser-nos úteis.
A energia da biomassa é a energia que se obtém durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica. Na transformação de resíduos orgânicos é possível obter biocombustíveis, como o biogás, o bioálcool e o biodiesel. A formação de biomassa a partir de energia solar é realizada pelo processo denominado fotossíntese, pelas plantas que, por sua vez, está accionando a cadeia biológica.