Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Catarina Rocha e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Relatório de Actividade Laboratorial sobre a Fase Mitótica em Células Vegetais, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano).
O ciclo celular é o processo pelo qual uma célula passa desde que nasce até que se divide. Este processo integra duas fases fundamentais – a interfase e a fase mitótica.
A interfase é a fase mais longa do ciclo celular, e a fase em que as células se encontram a maior parte do tempo. Esta fase integra três fases: fase G1, S e G2. esta fase é responsável pelo crescimento celular e duplicação do ADN.
A fase mitótica é a fase do ciclo celular onde ocorre duas divisões, a divisão do núcleo – mitose - e do citoplasma – citocinese. A mitose integra 4 fases: profase, metafase, anafase e telofase. Todas estas fases se caracterizam por um dados conjunto de fenómenos:
Colocam-se 9 gotas de orceína acética num vidro de relógio, de seguida juntam-se cerca de 3 gotas de acido clorídrico.
Cortam-se 5 extremidades do ápice radicular da cebola, com 2 mm cada.
Colocam-se as extremidades do ápice radicular da cebola na mistura que se encontra no vidro de relógio.
Seguidamente aquece-se o vidro de relógio, passando-o várias vezes sobre a chama até se soltarem vapores, não deixando ferver.
Um elemento de cada um dos 5 grupos pega numa pinça e retira uma extremidade da raiz de cebola para analisar.
Depois corta-se cerca de 1mm da extremidade e aproveita-se a mais fina, rejeitando a outra parte.
De seguida, coloca-se a extremidade na lâmina e com a ajuda da agulha espatulada e com o bisturi esmaga-se a extremidade.
Posteriormente coloca-se uma gota de orceína acética sobre a extremidade esmagada e coloca-se a lamela.
Faz-se pressão sobre a lamela com o cabo da agulha.
Retira-se o excesso de orceína acética com papel absorvente.
Observa-se a preparação no microscópio óptico.
A partir desta actividade experimental podemos concluir que a mitose é um processo de grande importância para os vegetais, uma vez que lhes possibilita o seu crescimento e desenvolvimento.
Podemos distinguir as diferentes fases (profase, metafase, anafase e telofase) através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:
Com esta actividade experimental foi possível a visualização da fase mitótica nas células vegetais, ficando assim a compreender como acontece este fenómeno, percebendo todos os acontecimentos que os cromossomas vão sofrendo ao longo da mitose. Resta apenas salientar o incidente que aconteceu com o meu grupo – a fractura da lamela, que não tornava perceptível a observação, levando à repetição da actividade, que acabou por se revelar bastante proveitoso, pois a segunda preparação ficou muito melhor e tornou possível a visualização de todas as fases deste ciclo.