Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Flora Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre a fontes sonoras e ondas sonoras, efectuado no âmbito da disciplina de Físico-Química (11º ano).
São os instrumentos que geram as ondas sonoras. Muitos corpos podem servir como fontes sonoras, todavia, há um pré-requesito indispensável para que ele funcione como tal: precisa ser capaz de vibrar. Para que um corpo seja posto em movimento vibratório, é imprescindível que exista uma relação bem definida entre duas características importantes da matéria que o compõe: densidade e rigidez.
O som é resultado de um movimento vibratório da matéria transmitido através de meios materiais e elásticos. É energia que se propaga através de ondas, chamadas ondas mecânicas porque precisam de um meio material para se propagar (sólido, líquido ou gasoso).
Os meios de propagação de som são denominados meios elásticos por serem capazes de se deformarem à passagem das ondas sonoras e restaurarem sua forma original após a passagem das mesmas.
Quando um objecto vibra na atmosfera, ele movimenta partículas de ar ao seu redor. Estas partículas de ar, por sua vez, movimentam outras partículas de ar ao seu redor. Desta forma, o movimento das partículas carrega e transmite a vibração.
NOTA: Embora as partículas do meio oscilem, transmitindo a vibração sonora, elas não acompanham a propagação do som.
Pressão sonora: diferença entre o valor da pressão do ar e a pressão de equilíbrio, correspondente à ausência da onda sonora, num mesmo instante.
A observação de um sino é bastante elucidativa. Quando o sino é tocado, o metal vibra – expande-se e contrai-se.
Ao expandir-se, ele empurra as partículas de ar ao seu redor. Estas partículas colidem com outras à sua frente, as quais colidem com as seguintes, e assim sucessivamente. Esta é a chamada compressão e corresponde à pressão máxima da propagação sonora.
Quando o metal se contrai, ele puxa as partículas de ar ao seu redor. Isto acarreta uma queda na pressão, o que puxa ainda mais partículas de ar, acarretando nova queda de pressão e assim por diante. Esta diminuição de pressão é chamada de rarefacção e corresponde à pressão mínima da propagação sonora.