Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Telma Henriques e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura sobre a obra de Almeida Garrett, Frei Luís de Sousa, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano)...
Nome: Almeida Garrett.
Nascimento (local e data): Porto, a 4 de Fevereiro de 1799.
Morte (local e data): Lisboa, a 9 de Dezembro de 1854.
Outras Obras: Folhas Caídas; Viagens na minha terra; entre outras obras.
Capa: A capa desta obra possui a informação de que a obra é integral; o nome da obra –Frei Luís de Sousa; o nome do autor –Almeida Garrett; a informação de que há uma introdução na obra escrita por Palmira Nabais; na vertical, podemos encontrar outra informação, neste caso informa-nos que o livro foi publicado através da Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses, e respectivo logótipo; e no fim a imagem de um homem que possivelmente é Frei Luís de Sousa.
Contracapa: A contracapa desta obra possui nomes de vários livros da mesma editora; e o código de barras.
Título: Frei Luís de Sousa.
Assunto: Esta obra aborda a vida de Manuel Coutinho, que casou com D. Madalena, que por sua vez, já tivera sido casada, mas o seu marido –D. João de Portugal- tivera desaparecido na batalha de Alcácer Quibir. Como tudo o que desaparece, apenas desaparece e não deixa de haver uma possibilidade de retorno, neste caso, a possibilidade dele aparecer era tão grande que ele apareceu mesmo. Esse facto levou à morte de Maria, a filha de D. Madalena, e ao convertimento de D. Madalena e Manuel Coutinho, que se entregaram à vida religiosa, indo ambos viver para conventos distintos.
Parte mais interessante. Para mim, a parte mais interessante nesta obra é uma das ‘lições de vida’ que se lhe pode tirar –não se deve desistir de encontrar uma pessoa desaparecida, pois podemos estar a contribuir para o seu ‘desaparecimento deste mundo’. E se nos quisermos livrar dela também a devemos procurar, porque ela aparece sem darmos conta, e nem temos tempo para nos prepararmos.
Parte menos interessante. Na minha mísera opinião, esta obra não é muito interessante, porque é estranho o facto de D. Madalena ter gasto tanto dinheiro para tentar encontrar D. João de Portugal e só depois de esta se ter casado com outro é que ele aparece. Para além disso, o facto de Maria se ter morto por estar ‘arruinada’ perante a sociedade também não é algo benéfico para a peça, pois revela falta de coragem e atitude –aspectos que pareciam ser próximos da personagem.
Personagem preferida. Na minha opinião, nesta obra não há nenhuma personagem que se destaque mais que qualquer outra. Julgo que todas são semelhantes.
Duas citações. Na minha opinião, esta obra não tem citações marcantes.
Comentário sobre a obra: Acho que esta obra é muito simples e muito pouco atribulada. As situações que se sucedem ao longo da peça, na minha mísera opinião, são um pouco ‘maçadoras’ e fastidiosas pela sua previsibilidade.
Frei Luís de Sousa – Comunicação OralTrabalho escolar sobre a obra Frei Luís de Sousa, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano)... |