Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Exercícios resolvidos sobre o Tema I da matéria da disciplina de Geologia do 10º ano - Temática: Geologia, Geólogos e Seus Métodos...
Enviado por Beatriz Silva
1‐Há cerca de 480 M.a., no período Ordovícico, ocorreu um recuo da linha de costa. Nessa altura, a região de Arouca, situada no bordo norte de um supercontinente, sofreu intensa sedimentação detrítica. A contínua subida do nível médio da água do mar levou à deposição de materiais cada vez mais finos, o que favorece a fossilização de muitos seres vivos, tais como as Trilobites e os Graptólitos. Estes seres viviam em ambientes marinhos, não se conhecendo, nessa altura, nem plantas nem animais em ambientes terrestres.
1.1‐Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta.
A presença de Graptólitos em estratos sedimentares do Ordovícico permite determinar a idade _______ dessas rochas se esses fósseis apresentarem uma reduzida distribuição _______.
(A) relativa … estratigráfica
(B) relativa … geográfica
(C) absoluta … estratigráfica
(D) absoluta … geográfica
1.2‐Há cerca de 400 M.a., no Devónico, surgiu a camada de ozono, que permitiu o desenvolvimento da vida em ambientes terrestres.
Explique as interacções Biosfera ↔ Atmosfera ↔ Biosfera, tendo em conta a origem da camada de ozono e a expansão da vida em meio terrestre. (3T)
Exame BG, 1ª fase 2009
Afirmações
A – Numa sequência não deformada de estratos, aqueles que se encontram no topo são os mais recentes.
B – Permite identificar o período durante o qual se formou um único estrato, independentemente da comparação com outras sequências fossilíferas da região.
C – A ocorrência de balastros graníticos no seio de sedimentos marinhos mostra que estes são posteriores à formação do granito.
D – Torna possível a identificação das idades relativas entre um filão e as rochas que este atravessa.
E – Permite caracterizar as condições físicas e/ou químicas do ambiente em que ocorreu a deposição.
Chave
I – Princípio da inclusão
II – Princípio da sobreposição
III – Fóssil indicador de idade
IV – Princípio da identidade paleontológica
V – Princípio da continuidade lateral
VI – Fóssil de fácies
VII – Princípio da horizontalidade inicial
VIII – Princípio da intersecção
Exame BG, 2ª fase 2006
Os fósseis de idade são utilizados em métodos de datação…
(A) …absoluta, dado que apresentam uma distribuição geográfica ampla.
(B) …relativa, dado que resultaram de seres que viveram num período de tempo geológico curto.
(C) …absoluta, dado que resultaram de seres que viveram em condições ambientais restritas.
(D) …relativa, dado que apresentam uma distribuição geográfica muito restrita.
TI 11º, maio 2008
Alguns dos fósseis referidos no texto (…) permitem determinar a idade _______ dos estratos em que se encontram, dada a _______ longevidade das respectivas espécies.
(A) absoluta ... grande
(B) absoluta ... pequena
(C) relativa ... grande
(D) relativa ... pequena
Exame BG, 2ª fase 2010
Numa amostra não contaminada, a datação absoluta de um grão detrítico de uma moscovite dará uma idade…
(A) … anterior à da arenização do granito original.
(B) … anterior à da consolidação do magma.
(C) … simultânea à da meteorização do maciço granítico.
(D) … simultânea à da exposição subaérea do maciço granítico.
Exame BG, 1ª fase 2007
corresponde a uma unidade geológica e estrutural constituída por rochas sedimentares metamorfizadas e rochas magmáticas com idades que vão do Pré‐Câmbrico superior até ao Paleozóico superior. Durante este período decorreram os processos geológicos que culminaram na formação de cadeias montanhosas e permitiram o aparecimento de diversos depósitos minerais.
6.1‐Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta.
A aplicação de princípios estratigráficos à unidade geológica que constitui o Maciço Ibérico possibilitou a...
(A) determinação da sua idade relativa através da aplicação de radioisótopos.
(B) identificação dos tipos de rochas existentes nesta formação.
(C) reconstituição da sequência dos acontecimentos geológicos que o originaram.
(D) determinação da sua idade absoluta através do estudo dos fósseis encontrados.
TI 11º, geologia, Março 2009
Actualmente, a placa Indiana continua a deslocar‐se para Norte à velocidade aproximada de 2 cm por ano, o que faz com que a altitude dos Himalaias continue a aumentar à razão aproximada de 5 mm por ano.
A geóloga Yani Najman, recorrendo à análise de isótopos de Árgon presentes em minerais constituintes de rochas da região, reavaliou a idade da cordilheira dos Himalaias, e considerou que esta formação seria 15 milhões de anos mais jovem do que inicialmente se pensava.
A análise de isótopos incidiu sobre pequenos grãos de mica branca (moscovite), recolhidos na mais antiga bacia sedimentar continental encontrada na área.
7.1‐Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta.
A formação da cadeia montanhosa dos Himalaias resultou da colisão entre duas placas litosféricas, que apresentam entre si limites…
(A) …convergentes, havendo o aumento da espessura da crosta continental.
(B) …conservativos, permitindo a manutenção da litosfera oceânica.
(C) …conservativos, permitindo a manutenção da espessura da crosta continental.
(D) …convergentes, havendo a formação de litosfera oceânica.
7.2‐Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter afirmações correctas.
A datação efectuada pela geóloga Yani Najman permitiu obter a idade _____ da cadeia montanhosa dos Himalaias. Esta datação é possível devido à _____ de certos isótopos.
(A) radiométrica (…) estabilidade
(B) radiométrica (…) instabilidade
(C) relativa (…) instabilidade
(D) relativa (…) estabilidade
Explique de que modo os resultados obtidos no estudo realizado podem contribuir para comprovar a mobilidade da litosfera. (2T)
TI 10º Fev 2008
e está referenciada como Sítio Classificado, ao abrigo do Decreto‐Lei n.º 392/91, de 10 de Outubro. Trata‐se de um património geológico que importa valorizar e divulgar como um georrecurso cultural, não renovável, e que deve ser preservado e legado como herança às gerações futuras.
Apresenta diversas unidades litoestratigráficas, entre elas, a formação de Mira, constituída por xistos argilosos, o complexo vulcano‐sedimentar, constituído por piroclastos, tufos vulcânicos, brechas vulcânicas, escoadas de basalto e intrusões magmáticas, e a formação de Picavessa, constituída por calcários e brechas com fósseis de corais e de gastrópodes.
9.1‐ Ordene as letras de A a F, de modo a sequenciar, do passado para o presente, os acontecimentos referentes à formação da Rocha da Pena. Inicie a ordenação pela afirmação A.
(A) Deposição dos detritos que deram origem aos arenitos de Silves.
(B) Actuação de agentes erosivos.
(C) Actuação de forças compressivas, originando dobras.
(D) Deposição do complexo vulcano‐sedimentar.
(E) Ruptura dos materiais originando falhas.
(F) Formação dos calcários de Picavessa.
9.2‐ A formação de Picavessa, que constitui as escarpas da Rocha da Pena, apresenta litologias indicadoras de que aqueles materiais tiveram origem em plataformas marinhas carbonatadas de águas quentes, límpidas e pouco profundas.
Explique, utilizando o princípio das causas actuais, de que modo a presença de fósseis de corais permite deduzir o paleoambiente em que foi originada a formação de Picavessa. (3T)
TI 11º, geologia, Março 2009
Lystrossaurus foi descoberto em rochas da África do Sul e da Antárctida. Na América do Sul, não se encontraram rochas que datem da altura em que aquele animal viveu. De acordo com estes dados, pode afirmar‐se que uma explicação plausível para a inexistência de fósseis de Lystrossaurus no continente sul‐americano é que…
(A) ... Lystrossaurus não colonizou os ecossistemas existentes na América do Sul.
(B) ... o clima, na América do Sul, não era propício à sobrevivência de Lystrossaurus.
(C) ... na América do Sul, os estratos contemporâneos de Lystrossaurus foram erodidos.
(D) ... durante o Pérmico, não ocorreram condições favoráveis à formação de fósseis na América do Sul.
Afirmações do tipo «A extinção de Mesossaurus pode atribuir‐se a um evento único, de grandes proporções, localizado no tempo», generalizadas a outros seres vivos, enquadram‐se em hipóteses...
(A) ... catastrofistas.
(B) ... actualistas.
(C) ... uniformitaristas.
(D) ... mobilistas.
Exame BG, 1ª fase 2006
Na cidade de Lisboa, encontram‐se várias estruturas de grande interesse geológico e patrimonial, geomonumentos, que testemunham episódios vulcânicos e processos alternados de transgressões e de regressões marinhas, ou seja, subidas e descidas do nível médio das águas do mar.
As rochas mais antigas que afloram em Lisboa – Formação de Caneças – materializam um episódio de transgressão marinha que terá ocorrido no Cretácico superior (há aproximadamente 97 M.a.). Em ambiente marinho, litoral, de águas quentes e pouco profundas, sedimentaram‐se lamas e calcite, conduzindo à formação de margas, alternadas com bancadas de calcários margosos.
Sobrejacentes a esta unidade, depositaram‐se espessas séries de calcários compactos – Formação de Bica –, com inúmeros vestígios de fósseis, destacando‐se, na parte superior, a presença de rudistas. Os rudistas são um grupo extinto de bivalves (moluscos cuja concha é constituída por duas partes) do final da Era Mesozóica, que, apesar de aparecerem em vastas áreas, são típicos e exclusivos de rochas do Jurássico superior e do Cretácico.
A fase que se seguiu, ainda no Cretácico superior (há aproximadamente 75 M.a.), correspondeu a um evento de vulcanismo. A intensa fracturação associada à movimentação das placas permitiu a instalação de diversas condutas, que proporcionaram a formação de filões e mesmo a subida de magma, ao longo de chaminés, até à superfície, originando lavas que se depositaram sobre as formações mais antigas. O conjunto destas rochas ígneas intrusivas e extrusivas constitui o Complexo Vulcânico de Lisboa (CVL), representado por um geomonumento situado na Rua Aliança Operária. Esta formação é composta por espessas escoadas basálticas.
Num outro geomonumento, na Quinta da Granja, é possível observar a passagem de um regime francamente continental paleogénico (há aproximadamente 40 M.a.) a um regime pericontinental da base do Miocénico (há cerca de 24 M.a.), com a ocorrência de níveis carbonosos e de níveis argilosos, que denunciam condições de formação onde foi possível preservar restos de vegetais e de matéria orgânica.
Baseado em http://pdm.cm-lisboa.pt (consultado em Novembro de 2010)
13.1‐ Na resposta aos itens seguintes , seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta.
Os rudistas da Formação de Bica são fósseis de idade, pois viveram num período de tempo relativamente…
(A) curto, com grande dispersão geográfica.
(B) longo, com reduzida dispersão geográfica.
(C) curto, com reduzida dispersão geográfica.
(D) longo, com grande dispersão geográfica.
13.2‐ Tendo em conta o conhecimento dos ambientes geológicos que existem presentemente à superfície da Terra, é possível determinar…
(A) as condições de formação do Complexo Vulcânico de Lisboa, de acordo com o Princípio do Catastrofismo.
(B) o ambiente de formação dos estratos da Formação de Bica, de acordo com o Princípio da Identidade Paleontológica.
(C) a idade absoluta dos estratos da Quinta da Granja, de acordo com o Princípio da Sobreposição dos Estratos.
(D) as condições de sedimentogénese no Miocénico, de acordo com o Princípio do Actualismo.
Exame BG, 1ª fase 2011
1.1‐Opção A
1.2‐A resposta deve abordar os seguintes tópicos:
2‐ A – II B – III C –I D – VIII E – VI
3‐Opção B
4‐Opção D
5‐Opção A
6.1‐ Opção C
7.1‐Opção A
7.2‐Opção B
8‐ A resposta deve contemplar os seguintes tópicos:
9.1‐ A, D, F, C, E, B (ou D, F, C, E, B)
9.2‐ A resposta deve abordar os seguintes tópicos:
10‐Opção C
11‐Opção A
12‐ A resposta contempla os seguintes tópicos:
13.1‐Opção A
13.2‐Opção D