Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Beatriz Tomás e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Trabalho sobre ginástica, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (8º ano).
1. Eu escolhi o Apoio Facial Invertido de Cabeça, o Avião, a Ponte e o Rolamento à Frente Saltado.
Para realizar com correcção o Apoio Facial Invertido de Cabeça, deve-se começar por apoiar as mãos e a cabeça (testa) de forma a formar um triângulo, já com o corpo deitado ventralmente; o seguinte passo é elevar a bacia, seguida pelos membros inferiores; quanto tudo isto estiver concluído, colocar os membros inferiores e os pés esticados e estendidos (um dos erros mais frequentes é não esticar estas partes do corpo).
Para realizar com correcção o Avião, deve-se manter as pernas bem esticadas; o equilíbrio apenas numa perna; o tronco paralelo ao solo; os braços esticados, paralelos, à frente da cabeça e manter a posição durante, pelo menos, 3 segundos.
Para realizar de forma correcta a Ponte, deve-se manter as pernas e os braços bem esticados; os pés e as mãos apoiados no solo; os ombros na vertical e a bacia elevada.
Finalmente, para realizar de forma correcta o Rolamento à Frente Saltado, deve-se fazer uma pequena corrida; uma chamada a pés juntos; um voo com o corpo ligeiramente flectido para a frente e engrupar no contacto com o solo.
2. Para realizar estes saltos, é necessário fazer uma corrida de balanço; uma chamada a pés juntos e a recepção no solo, com as pernas flectidas.
Para executar o Salto de Eixo, é essencial fazer a transposição do aparelho, com as pernas bem afastadas e estendidas, com as mãos empurrando o aparelho e com a bacia elevada acima da linha dos ombros.
Já para executar o Salto entre Mãos, é fundamental fazer a transposição do aparelho com as mãos nele apoiadas, os joelhos flectidos junto ao peito e a bacia elevada acima da linha dos ombros.
3. Para realizar saltos no minitrampolim, deve-se ter em atenção: corrida de balanço; chamada no solo (só com uma perna de impulso); chamada no minitrampolim (com os pés paralelos, no centro do aparelho e as pernas semiflectidas) e recepção no solo com equilíbrio. Para realizar o Salto em Extensão é imprescindível os braços para cima, o olhar dirigido para a frente e uma ligeira flexão da bacia, de forma a avançar os pés para a frente, para a recepção.
Para realizar o Salto Engrupado, é indispensável, no ponto mais alto do salto, realizar uma flexão da bacia, com elevação dos joelhos contra o peito; as mãos agarrarem as pernas; o tronco direito e esticar pernas e tronco para a recepção.
Na Pirueta Completa, é fundamental o salto em extensão, a rotação em volta do corpo, para a esquerda ou para a direita, no ponto mais alto do salto virar a cabeça para o lado onde se pretende efectuar a rotação e os braços ajudarem na execução da pirueta.
No Salto de Carpa, é essencial, no ponto mais alto do salto, uma flexão da bacia, com os braços elevados à frente; as pernas esticadas e afastadas; as mãos tocarem nos pés e esticar tronco e pernas para a recepção.
Finalmente, no Salto Mortal Engrupado à Frente, é necessário engrupar na subida (joelhos ao peito, fazendo uma rápida cambalhota no ar) e após 3/4 de volta, abertura do movimento, com braços elevados para cima da cabeça, para recepção.