Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Imagética Feminina na Poesia de Cesário Verde - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Micaela Oliveira

Escola

Externato Dom Fuas Roupinho

Imagética Feminina na Poesia de Cesário Verde

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Micaela Oliveira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Trabalho sobre a Imagética Feminina na Poesia de Cesário Verde, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano).


Na poesia de Cesário, a imagem da mulher burguesa surge como crítica social, utilizada no contexto da caracterização da cidade, por oposição ao campo.

Tal como a cidade se associa à fatalidade, à morte, à destruição, também a mulher citadina é considerada frígida, dominadora, capaz de humilhar. É uma mulher fatal, que conduz o amante a uma posição de submissão. Em contraste, surge a mulher do campo, mulher frágil, dócil que desperta no poeta o desejo de a proteger.

Sendo assim, ele apresenta:

  • A mulher demónio, associada à morte;
  • A mulher anjo, associada à vida.

Mulher demónio

A mulher demónio é altiva, aristocrática e “frígida”, que atrai/fascina o sujeito poético, provocando-lhe o desejo de humilhação.

É o tipo citadino artificial, que surge associada à cidade servindo para retratar os valores decadentes e a violência social. Esta mulher surge na poesia de Cesário incorporando um valor erótico que simultaneamente desperta o desejo e arrasta para a morte conduzindo a um erotismo da humilhação.

Cesário dá-nos um retrato da mulher citadina aliado à artificialidade e à opressão social da cidade, que o estonteia e fascina, o hipnotiza e o trata com indiferença.

Mulher anjo

A mulher anjo desperta no sujeito poético o desejo de a proteger e estimar.

É frágil, terna, ingénua, despretensiosa, pura, natural, saudável e encarna qualidades inerentes ao campo, sendo capaz de proporcionar um amor puro.

Cesário adequa este tipo de mulher à vida campestre que o faz solidarizar com o sexo feminino. Esta suscita um efeito regenerador, provocando também sentimentos de pena e até de abjecção no poeta.

Podemos destacar a referência à imagética feminina nos poemas:

  • “Setentrional”0254
  • “A Débil”
  • “Deslumbramentos”
  • “Frágil”
  • “Esplêndida”
  • “Vaidosa”
  • “Frígida”
  • “Nós”
  • “Cristalizações”
  • “Contrariedades”
  • “Num bairro moderno”
  • “O sentimento de um ocidental (Avé Marias -  1ª parte do poema)”



292 Visualizações 22/09/2019