Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Investigação Espacial - NotaPositiva
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/microkids-related-posts/microkids-related-posts.php on line 645

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/microkids-related-posts/microkids-related-posts.php on line 645

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Tatiana Rodrigues

Escola

Escola Básica e Secundária Sidónio Pais

Investigação Espacial

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Tatiana Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho


Investigação espacial

Introdução

No âmbito da disciplina de Geologia, foi-me proposto a apresentação de um trabalho sobre a investigação espacial. Irei falar sobre o universo e principalmente sobre o nosso sistema solar. Pretendo fazer um levantamento das tecnologias que têm permitido o estudo dos mesmos. Quero identificar e analisar os instrumentos que nos deram a conhecer o espaço como conhecemos hoje. Assim sendo, os objetivos que pretendo atingir são os seguintes:
  • Caractizar o Universo;
  • Explicar o conceito de sistema solar;
  • Apresentar as tecnologias que nos deram a conhecer o espaço como o conhecemos hoje;
  • Mencionar as desvantagens da investigação espacial;
  • Apresentar algumas imagens recentes do espaço/universo.

Universo

O Universo corresponde ao conjunto de toda a matéria e energia. Reúne os astros: planetas (rochosos e gasosos), cometas, estrelas, galáxias, nebulosas, satélites, entre outros. É um local, para muitos, imenso e infinito. A teoria mais aceite sobre a origem do universo é a chamada “Teoria do Big Bang”. Nele, ocorreu uma grande explosao cerca de 14 bilhoes de anos atras originando assim, diferentes corpos celestes. A partir dai o universo foi-se expandindo cada vez mais dando origem aos diferentes astros.

Sistema Solar

Do sistema solar fazem parte:

  • O sol que é uma estrela (fonte de energia eletromagnética do sistema solar);
  • Oito planetas principais, que giram em torno do sol; em torno destes podem girar outros planetas, que se designam planetas secundários ou satélites naturais;
  • Vários planetas anões como por exemplo, Ceres, Plutão e Éris;
  • Pequenos corpos, tais como os cometas e os asteróides;
tab0072

Tecnologias

Desde sempre o homem sentiu necessidade de conhecer o universo, na sua globalidade, estudá-lo e explora-lo. tab0073É nesta atitude que procurou incessantemente respostas. Por isso à muitos anos começou a olhar o céu e a interrogar-se acerca de tudo o que nele existia. O avanço da ciência e tecnologia permitiu ao homem conseguir dados que nunca imaginou ser possível, e consequentemente uma revolução nos conhecimentos sobre o universo, e sobretudo o sistema solar.

De que forma foi possível ao Homem obter todos os dados que hoje possui acerca do Universo?

  • Olhando o Universo a olho nu;
  • Observando o Universo com os telescópios;
  • Utilizando radiotelescópios para captar ondas de rádio provenientes do espaço;
  • Enviando sondas espaciais;
  • Colocando em órbita satélites artificiais;
  • Efetuando viagens espaciais;
  • Construindo estações espaciais.

Instrumentos de pesquisa espacial

Na Terra

  • Telescópios;
  • Radiotelescópios.

No Espaço

  • Telescópios espaciais;
  • Satélites;
  • Sondas;
  • Foguetões;
  • Vaivéns;
  • Veículos de auxílio;
  • Estações Espaciais.

Telescópios

São utilizados para observar objetos que se encontram no espaço. Os mais potentes encontram-se situados em locais altos, pois a atmosfera afeta a captação de imagens.

O telescópio terrestre Shane, é utilizado para encontrar planetas fora do nosso Sistema Solar (localiza-se na Califórnia, Estados Unidos da América).

O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita terrestre em 1990. Este tem a vantagem de obter imagens de melhor qualidade, pois não se encontra sob a influência da atmosfera terrestre. Ainda continua a tirar fotografias no espaço. Exemplos de imagens captadas pelo telescópio espacial Hubble:

tab0074

E-ELT (European Extremely Large Telescope): Telescópio europeu que iniciou a sua construção em 2012, no deserto do Chile. Esperava-se que fosse capaz de obter imagens ainda mais nítidas que as do Hubble.

Radiotelecópios

Captam ondas rádio e radiação eletromagnética provenientes do espaço. O Radiotelescópio Torun localiza-se no Japão. Ele é usado para observar corpos celestes que se encontram muito distantes, e que não são possíveis de observar com os telescópios normais.

Radioltelescópio

Satélites artificiais

São objetos colocados em órbita da Terra para desempenhar certas funções:

  • Telecomunicações
  • GPS
  • Meteorologia
  • Reconhecimento Militares
  • Mapeamento geográfico
Tipos de satélites
  • Satélites de comunicação - são satélites utilizados em telecomunicações.
  • Satélites do Sistema Global de Navegação (GPS) - são satélites que enviam sinais de rádio a recetores móveis na Terra possibilitando a determinação precisa da sua localização geográfica.
  • Satélites meteorológicos - são satélites projetados essencialmente para monitorar o tempo e o clima na Terra.
  • Satélites de reconhecimento - são satélites projetados para observação da Terra ou antigos satélites de comunicação utilizados para fins militares ou de espionagem.
  • Satélites militares - são utilizados para captar e retransmitir a comunicação entre aviões, navios e submarinos...
  • Satélites de observação da Terra - são satélites projetados para uso não-militar, por exemplo, meteorologia, mapeamento geográfico, etc.
Sputnik 1 foi o primeiro satélite artificial a ser colocado em órbita, a 4 de Outubro de 1957. Este marcou o início da Era Espacial. Noaa-18, foi lançado a 20 de Maio de 2005, e teve por objetivo recolher informações sobre alterações climáticas e ambientais.

Sondas espaciais

São naves não tripuladas enviadas para lugares mais distantes do Universo, com o objetivo de fazer reconhecimento e efetuar análises. A Sonda Cassini foi lançada em 1997 e atingiu a órbita de Saturno em Julho de 2004. A nave espacial Cassini da NASA e um telescópio terrestre europeu do Observatório do Sul rastrearam o crescimento de uma tempestade gigante de primavera no hemisfério norte de Saturno, que é tão poderosa que se estende ao redor do planeta inteiro. A tempestade rara tem causado estragos por meses e disparando pumas de gás até a atmosfera do planeta. A Sonda Mars Express teve por objetivo, recolher informações sobre Marte, principalmente sobre eventuais condições para a existência de vida no planeta. Acabou por descobrir a existência de água no estado sólido e vestígios da existência de água líquida no passado. Superfície de Marte, fotografada pela sonda Mars Express:
Superfície de Marte
Sonda Voyager: Em Dezembro de 2004, após uma viagem de 27 anos e cerca de 13 mil milhões de km, aproximou-se finalmente dos limites do Sistema Solar. Sonda Dawn: Foi enviada à cintura de asteroides para investigar as origens do Sistema Solar através da análise de Ceres (planeta anão que se encontra na cintura de asteróides) e Vesta (segundo maior asteroide do Sistema Solar, descoberto em 1807).

Foguetões Espaciais

São utilizados para enviar para fora da influência da gravidade, os instrumentos que serão mandados para o espaço. A 16 de Julho de 1969, a missão Apollo 11 chegou à Lua com os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins. Armstrong foi o primeiro ser humano a pisar solo lunar.

Vaivéns Espaciais

Podem ser utilizados mais do que uma vez, e permitem transportar mais equipamento e tripulação de cada vez. Transporta astronautas, carga e experiências para o Espaço e traz satélites e equipamento para a Terra.

Veículos de Auxílio

Missão Mars Exploration Rovers ou Veículos Exploradores de Marte:
  • Consiste no envio a Marte pela NASA, de dois pequenos veículos gémeos, equipados com diversos instrumentos de exploração do meio ambiente, capazes de se mover em Marte. Estes têm o objetivo de procurar respostas sobre a existência de água no planeta.
  • Cada veículo foi transportado no seu próprio foguete e pousaram na região equatorial de Marte, no espaço de alguns dias de diferença, um em cada lado do planeta.
  • Estes veículos foram nomeados de Spirit e Opportunity.

Estações Espaciais

Têm condições que permitem aos astronautas permanecer no espaço longos períodos de tempo. Elas são utilizadas para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, em comparação a outros veículos espaciais.
  • Salyut 1: Primeira estação espacial da História. A sua 1ª missão foi lançada pelos soviéticos a 19 de Abril de 1971, mas não foi capaz de embarcar devido a uma falha no mecanismo de aterragem. A sua 2ª missão foi lançada a 6 de Junho de 1971. Infelizmente, ao entrar na atmosfera, toda a sua tripulação morreu.
  • ISS (Internacional Space Station): É um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e acabou oficialmente a 8 de Junho de 2011. Resulta da cooperação entre vários países europeus, o Canadá, Japão, Rússia e EUA.

Lixo Espacial

Apesar de existirem benefícios na exploração do espaço, como o conhecimento do Universo (...), também existem perigos. O lixo espacial é um conjunto de objetos fabricados pelo Homem, que já não têm utilidade, e que orbitam em torno da Terra. Podem ser: satélites inativos, parafusos, fragmentos de naves espaciais, equipamentos danificados, entre outros. Estes podem provocar : estragos nos novos satélites e nas naves durante as viagens espaciais, e, por vezes, podem mesmo cair e causar danos materiais na superfície terrestre ou vítimas se a queda se der em locais densamente povoados.

Fato Espacial

fato-espacial

Conclusão

Concluí assim que têm havido muitos progressos nas tecnologias ao longo dos tempos, tudo devido ao Homem e às suas descobertas. O Homem descobriu que ele não está no centro do Universo, mas que é uma pequena parte dele. Ele e a sua curiosidade levaram-no mais longe e a descobrir "tudo" o que nos rodeia.

Bibliografia

  • https://www.nasa.gov/
  • http://pt.slideshare.net/ritarainho/instrumentos-de-pesquisa-espacial?related=1
  • http://en.wikipedia.org/wiki/European_Extremely_Large_Telescope
  • http://buscandoladolaverdad.blogspot.pt/2010_10_19_archive.html#.VFu3dfmsX4I
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Columbia_(%C3%B4nibus_espacial)
  • http://ares.jsc.nasa.gov/exploration/MER_mission.cfm
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_espacial
  • http://www.momentumsaga.com/2012/03/estacao-espacial-arte-e-conceito.html
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Salyut_1
  • http://www.spacefacts.de/salyut/english/salyut-1_1.htm
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Espacial_Internacional
  • http://www.respostassustentaveis.com.br/blog/lixo-espacial/
  • http://www.respostassustentaveis.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Lixo-Espacial-e1356099446866.jpg
  • http://www.ciencia-cultura.com/astronomia/avan%C3%A7ado.html
  • http://www.amazonsat.net/forum/index.php?topic=5.0
  • http://www.fantasymundo.com/galeria/imagen.php?imagen=42027
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_artificial#mediaviewer/File:Navstar-2.jpg



244 Visualizações 16/06/2019