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Miguel Torga - Vida e Obra - NotaPositiva

O teu país

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Catarina Gregório

Escola

[Escola não identificada]

Miguel Torga – Vida e Obra

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Resumo do trabalho

Trabalho escolar muito completo sobre a Vida e Obra de Miguel Torga, realizado no âmbito da disciplina de Português (10º ano)...


Miguel Torga - Vida e Obra

BIOGRAFIA

miguel-torga

QUANDO TUDO ACONTECEU

  • 1907: Nasce Adolfo Correia da Rocha em S. Martinho de Anta (distrito de Vila Real).
  • 1920: Emigra para o Brasil.
  • 1925: Regressa do Brasil.
  • 1927: Fundação da "Presença" em que colabora desde o começo.
  • 1928: Ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Ansiedade, primeiro livro, poesia.
  • 1930: Deixa a "Presença".
  • 1931: Pão Ázimo, primeiro livro em prosa.
  • 1933: Formatura em Medicina.
  • 1934: A Terceira Voz, prosa; passa a usar o pseudónimo Miguel Torga.
  • 1936: O outro livro de Job, poesia.
  • 1937: A Criação do Mundo - Os dois primeiros dias.
  • 1939: Abertura do consultório médico, em Coimbra.
  • 1940: Os Bichos.
  • 1941: Primeiro volume do Diário; Contos da Montanha, que será reeditado no Rio de Janeiro; Terra firme, Mar, primeira obra de teatro.
  • 1944: Novos Contos da Montanha; Libertação (poesia).
  • 1945: Vindima, o primeiro romance.
  • 1947: Sinfonia (teatro).
  • 1950: Cântico do Homem (poesia); Portugal.
  • 1954: Penas do Purgatório (poesia)
  • 1958: Orfeu Rebelde, poesia.
  • 1965: Poemas Ibéricos.
  • 1981: Último volume de A Criação do Mundo.
  • 1993: Último volume do Diário (XVI).
  • 1995: Morre Adolfo Correia da Rocha.

Homens e as Origens

Adolfo Correia da Rocha, que será conhecido por Miguel Torga, nasce em 12 de Agosto de 1907, em S. Martinho da Anta, concelho de Sabrosa, Trás-os-Montes. Filho de gente do campo, não mais se desliga das origens, da família, do meio rural e da natureza que o circunda. Mesmo quando não referidos, estão sempre presentes o Pai, a Mãe, o professor primário Sr. Botelho, as fragas, as serranias, a magreza da terra, o suor para dela arrancar o pão, os próprios monumentos megalíticos em que a região é pródiga. Entra no Seminário, donde sai pouco depois.

Emigra para o Brasil em 1920. Trabalha na fazenda do tio, é a dureza da "capinagem" do café. O tio apercebe-se das suas qualidades. Paga-lhe ingresso e estudos no liceu de Leopoldina, onde os professores notam as suas capacidades.

Regressa a Portugal em 1925. Entra da Faculdade de Medicina de Coimbra. Participa moderadamente na boémia coimbrã. Ainda estudante publica os seus primeiros livros. Com ajuda financeira do tio brasileiro conclui a formatura em 1933.

A família é um dos pontos fulcrais da sua vida. O pai, com quem a comunicação se faz quase sem necessidade de palavras, é um dos fortes esteios da sua ternura, amor e respeito. Cortei o cabelo ao meu pai e fiz-lhe a barba.(...) Foi sempre bonito, o velhote... Recorda os braços do pai pegando pela primeira vez na neta, recém nascida. O mesmo amor em poemas dedicados à mãe. Por sua mulher e filha um afecto profundo, também.

Uma parcela de arrogância, um certo distanciamento dos homens, timidez comum aos homens vindos dos meios humildes:

Nem sempre escrevi que sou intransigente, duro, capaz de uma lógica que toca a desumanidade. (...) Nem sempre admiti que estava irritado com este camarada e aquele amigo. (...) A desgraça é que não me deixam estar só, pensar só, sentir só.

O desejo de perfeição absoluta e de verdade:

Que cada frase em vez de um habilidoso disfarce, fosse uma sedução (...) e um acto sem subterfúgios. Para tanto limpo-a escrupulosamente de todas as impurezas e ambiguidades.

Não dá nada a ninguém, diz-se. Imensas consultas gratuitas como médico, desmentem a atoarda. Não dispõe de recursos folgados, confidencia a alguns amigos. Compreende-se: por motivos políticos, a sua mulher, professora. Andrée Crabbé Rocha, é proibida de leccionar e, ao longo dos anos iniciais, altos são os custos editoriais do que publica...

A ideia da morte e da solidão acompanham-no permanentemente. Desde criança mantêm-se presentes no corpo e no espírito. Dos vinte e cinco poemas insertos no último volume do Diário, cerca de metade evocam-nas. Não porque atinja já uma idade relativamente avançada ou sofra de doença incurável. Na casa dos quarenta e até antes, já o envolvem. Não se traduzem em medo, mas no sentido do limite. Criança ainda, uma noite, sozinho, (...) desamparado e perplexo, assiste à morte do avô. O que não será desconhecido à obsessão.

No enterro de Afonso Duarte, ao fazer o elogio fúnebre afirma que a morte purifica os sentimentos.

O homem é, por desgraça, uma solidão: Nascemos sós, vivemos sós e morremos sós.

Viajante incansável por todo o país e estrangeiro. Visita a China e a Índia já próximo dos oitenta anos. Pareço um doido a correr esta pátria e nem chego a saber por quê tanta peregrinação.

Os monumentos entusiasmam-no. Os Jerónimos, a Batalha e Alcobaça têm sentido na Alma da nação. Mafra é uma estupidez que justifica uma punição aos reis douro que fizeram construir o convento. Os monumentos paleolíticos fascinam-no.

Sou uma encruzilhada de duas naturezas. De variadíssimas, dirá quem bem o conhece...

Morre em 17 de Janeiro de 1995. Enterrado em S. Martinho da Anta, junto dos pais e irmã.

Políticas e Políticos

Não é fácil, com rigor, situar Torga politicamente. Antes do 25 de Abril, sem dúvida é um homem da oposição, do "contra".

Várias prisões e algumas das suas obras apreendidas.

Viajando a Paris aí convive com exilados que, em grande número, virão a constituir o Partido Socialista. Sugerem-lhe que com eles fique. Recusa com o argumento de que não se ajustará à distância do Pais.

Volta, é preso pela polícia política, e encerrado no Aljube.

O passaporte é-lhe negado várias vezes.

Preside à primeira reunião do órgão regional do Centro do Partido Socialista. Esclarece que não é filiado, e que o faz na qualidade de homem socialista que sempre foi. É mais sensível a uma ética do que a uma ideologia, mais (...) fraterno que disciplinadamente correligionário.

Afirma que não será com sistemas e métodos alheios (...) que permaneceremos de bem com o nosso semblante constitutivo e lançados na senda progressiva da democracia, (...) só o conseguiremos mediante soluções originais. (...) O capitalismo não hesita mesmo diante de um leito de sofrimento; aponta a sua incorrigível voracidade e, em outro trecho, vê raízes judaico-cristãs no comunismo.

Uns anos antes, a respeito dos intelectuais nos palcos da política, dissera: nada há de menos sociológico de que a aplicação a uma comunidade viva do estrito espírito do sistema. E acusa Sartre de ter posto o preconceito acima do conceito com o fim de promover a sua imagem, sem se importar de ter eventualmente corrompido gerações inteiras.

A sua manifesta impaciência para com os políticos e o seu distanciamento do poder, concilia-se com afirmações de que tem uma raiz anarquista. Os seus sentimentos políticos lembram um socialismo proudolhiano, com fortes interacções de um anarquismo nobre, profundamente humano, não violento. Sempre em oposição com o poder constituído, pelo que o poder representa de afastamento do humano que lhe serve de suporte.

O 25 de Abril, a par do sentido de libertação traz-lhe algumas desilusões - as perseguições, a procura de lugares. A política é para eles (os políticos) uma promoção e, para mim, uma aflição. Com ironia e descrença relata conversas que os políticos têm com ele, independentemente da convergência ou divergência no plano partidário.

Não apoia nem tem a mínima simpatia pela União Europeia. Ela ofende o seu espírito patriótico e o seu ideal de Pátria. É o repúdio de um poeta português pela irresponsabilidade com que meia dúzia de contabilistas lhe alienaram a soberania (...) e Maastricht há-de ser uma nódoa indelével na memória da Europa. Exulta com o não dos dinamarqueses ao primeiro referendo.

Sobre a regionalização, pergunta: o mundo a braços com o drama das diversidades e nós, que há oitocentos anos temos a unidade nacional no território, na língua, nos costumes e na religião, vamos desmioladamente destrui-la?

Principais Obras

Prosa:

  • Pão Ázimo, 1931
  • A Terceira Voz, 1934
  • A Criação do Mundo, os Dois Primeiros Dias, 1937
  • O Terceiro Dia da Criação do Mundo, 1938
  • O Quarto Dia da Criação do Mundo, 1939
  • Bichos, 1940
  • Contos da Montanha, 1941
  • O Senhor Ventura, 1943
  • Um Reino Maravilhoso, 1941
  • Trás-os-Montes, 1941
  • Conferência, 1941
  • Rua, 1942
  • Portugal, 1950
  • Pedras Lavradas, 1951
  • Novos Contos da Montanha, 1944
  • Vindima, 1945

Romance:

  • Traço de União, 1955
  • O Quinto Dia da Criação do Mundo, 1974
  • Fogo Preso, 1976
  • O Sexto Dia da Criação do Mundo, 1981

Teatro:

  • Terra Firme, 1941
  • Mar, 1941
  • O Paraíso, 1949
  • Sinfonia, 1947
  • Poema Dramático, 1946

Poesia e Prosa:

  • Diário (1º Volume), 1941
  • Diário (2º Volume), 1943
  • Diário, (3º Volume), 1946
  • Diário, (4º Volume), 1949
  • Diário, (5º Volume), 1951
  • Diário, (6º Volume), 1953
  • Diário, (7º Volume), 1956
  • Diário, (8º Volume), 1959
  • Diário, (9º Volume), 1964
  • Diário, (10º Volume), 1968
  • Diário, (11º Volume), 1973
  • Diário, (12º Volume), 1977
  • Antologia Poética, 1981.

Bibliografia

Internet - Sites:

  • www.google.pt
  • www.vidaslusofonas.pt/miguel_torga
  • www.bragancanet.pt/filustres/torga
  • www.instituto-camoes.pt/escritores/torga
  • Grande Enciclopédia Ediclube
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290 Visualizações 02/09/2019


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