Home » Secundário » 10º Ano » Filosofia » O que é a Filosofia? (Resumo)
O que é a Filosofia? (Resumo)
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Teresa Dias e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo do trabalho
Trabalho/Resumo sobre o que é a Filosofia (conceito, objeto, método, especificidades) realizado no âmbito da disciplina de Filosofia do 10º ano.
O que é a Filosofia?
- É um termo criado por Pitágoras e estuda a totalidade da realidade;
- É um modo de pensar;
- É a forma como nos colocamos perante a realidade procurando reflectir sobre os acontecimentos a partir de posições teóricas;
- Não é um sistema acabado pois estamos sempre na procura do conhecimento e procura do caminho;
- É a organização subjectiva da própria experiência do sujeito;
- Analisamos a realidade de forma subjectiva, ou seja, o modo como interpretamos as coisas;
- Todos pensamos e reflectimos de forma autónoma e livremente;
Objecto da Filosofia >>>> São os problemas intelectuais, os conceitos básicos usados no dia-a-dia
Método da Filosofia >>>>é a troca de argumentos; a discussão de ideias
A Filosofia é uma:
- a) Actividade intelectual de procura do conhecimento – Atitude reflexiva e problematizadora; atitude crítica e antidogmática; exercício de dúvida; curiosidade e desejo de conhecer
- b) Reflexão crítica sobre o conhecimento e o mundo – Conjunto de respostas que se foram constituindo como teorias acerca do mundo, do ser humano e da própria vida
- c) Actividade prática de procura de sabedoria – Visa encontrar novas maneiras de conceber o mundo e a vida, definir o projecto da nossa existência, decidir o que queremos ser e buscar o auto-aperfeiçoamento.
Especificidade da Filosofia
- Autonomia: A filosofia é uma actividade livre, não se sujeitando a qualquer tipo de constrangimentos. O filósofo é aquele que pensa e age por si, orientando-se por finalidades que reconhece como suas.
- Radicalidade: procura os fundamentos ou a origem de todas as coisas. Interessa ao filósofo a indagação das primeiras causas, dos primeiros princípios, da sua razão de ser. A filosofia pretende ir à raiz dos problemas, ao porquê último das coisas.
- Historicidade: embora os filósofos desenvolvam uma reflexão pessoal inserida na história do pensamento, respondem a problemas marcantes da sua época, ainda que as suas respostas possam perdurar para além do seu tempo. A filosofia é um pensar situado no tempo e no espaço. A filosofia não está fora do mundo é uma actividade que acontece na história humana.
- Universalidade: as reflexões dos filósofos abordam problemas que dizem respeito a toda a humanidade. Nenhum assunto está, à partida, excluído da reflexão filosófica.
1112 Visualizações
31/12/2016