Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Inês Ferreira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre as exigências e objetivos da Filosofia, realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (10º ano)...
A Filosofia é uma experiência de descoberta do mundo e de si, sendo uma ciência que curiosa com tudo o que nos desafia e tudo com que nos anseia conhecer exige um exercício constante de pensar e repensar por si mesmo, usando para tal a razão.
Exige atenção (a si e aos outros e também ao mundo); experiência (do viver e do pensar), diálogo tolerante (com os outros e consigo); um ler atentamente ( e não apenas juntar as letras); ver (e não apenas olhar); escrever (e não apenas desenhar letras)
É uma actividade incansável de questionar o real e as evidências.
Consiste numa procura do saber cada vez mais quebrando com a cegueira em que nos faz cair o pensar já feito. A aventura da filosofia é a busca da sabedoria, pelo amor à mesma, inicia-se com a interrogação e insatisfação face a um ver ilusório e enganoso. É uma nova atitude perante nós e o mundo, um perguntar com intencionalidade, viver com gosto.
Os seus principais objectivos são: a descoberta de si; a procura do sentido de vida; a formação das personalidades e do carácter; a aprendizagem da arte de viver; o desenvolvimento do pensamento lógico e discursivo (pensamento calculador) e do pensamento meditativo (interrogante e observador), ou seja são principalmente encontrar respostas para as nossas inquietações, até mesmo às nossas ideias mais básicas, como:
Até quando começamos a pensar nas razões que nos levam a pensar que em filosofia nunca se chega a lado nenhum começamos a fazer filosofia .A Filosofia é assim inevitável, porque não é mais que a procura sistemática ás nossas perguntas mais simples – mesmo acerca da própria filosofia.