Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Nuno Garcia e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre o Sistema Urinário (a morfologia deste sistema, a sua unidade funcional e como se forma a urina), realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais (9º ano).
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, foi-me pedido que realizasse um trabalho sobre o Sistema Urinário. Para tal criei uma apresentação onde irei mostrar a morfologia deste sistema, a sua unidade funcional e como se forma a urina.
O sistema urinário é muito importante para o nosso organismo. É responsável por descartar substâncias desnecessárias e/ou prejudiciais para o corpo. Para além disso, controla o volume e composição do sangue, ajudando, também, a regular a pressão e o pH do sangue.
Apesar da pele, fígado, pulmões e intestino grosso eliminarem produtos, é o sistema urinário que elimina a maioria dos resíduos (através da urina).
O sistema urinário é constituido pelos seguintes orgãos:
Normalmente, o corpo humano tem dois rins. Cada um pesa cerca de 140 gramas.
São os principais órgaos do sistema excretor. Tem duas funções:
Constituição do Rim:
Os ureteres são canais musculares, com tamanho entre 25 e 30 centímetros. Eles levam a urina dos rins à bexiga.
A bexiga é um orgao de paredes musculares em forma de saco. É o orgao onde a urina é armazenada, antes de ser expelida.
A uretra é um canal que leva a urina da bexiga ao orificio externo da uretra.
Às unidades funcionas do rim, dá-se o nome de nefrónio.
Os nefrónios são componentes de pequenas dimensões capazes de produzir urina. Cada nefrónio é constituido por um corpúsculo de Malpighi e um tubulo renal.
Cada rim possui cerca de um mihão de nefrónios, o que esquivale a um sistema de tubos de 80 quilometros.
Constituição do Nefrónio
Para se formar a urina, ocorrem dois processos:
Depois destes processos, a urina desce para a bexiga pelos ureteres. A bexiga, quando estiver demasiado cheia, vai causar vontade de urinar. Assim, a urina é libertada pela uretra.
A constituição da urina é a seguinte:
Com este trabalho aprendi o que acontece a todo sangue que passa pelo sistema urinário. Gostei de o realizar, visto que não sabia de grande parte das informações cá contidas.
Para realizar este trabalho consultei a seguinte pesquisa: