Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Rute Costa e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura sobre a obra de Nicholas Sparks, «O Sorriso das Estrelas», realizada no âmbito da disciplina de Português (10º ano)...
Nome do autor – Nicholas Sparks
Título – O Sorriso das Estrelas
Editor – Editorial Presença, 20ª edição
Local e data – Lisboa, 2006
Nicholas Sparks viveu a sua juventude em Fair Oaks, na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi premiado com uma bolsa de estudos da Universidade de Notre Dame pelos seus excelentes resultados e, em 1988, licencia-se em Economia. Curiosamente, o seu sonho era tornar-se atleta de alta competição, sonho de que teria de abdicar devido a um grave acidente. Iniciou-se a escrever enquanto trabalhava como delegado de informação médica e, mais tarde, surge Theresa Park, agente literária, que se propôs representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance, «O Diário da Nossa Paixão», à Warner Books.
O Diário da Nossa Paixão — The Notebook, 11-01-1999, adaptado para filme lançado em 2004 com James Garner e Gena Rowlands no presente, e na narrativa com Ryan Gosling e Rachel McAdams;
As Palavras Que Nunca Te Direi — título original: Message in a Bottle, 07-04-1999;
Três Semanas Com O Meu Irmão — Three Weeks With My Brother, 06-07-2004;
Quem Ama Acredita — True Believer, 05-07-2005, com sequela agendada para Outubro.
Adrienne Willis é uma mulher divorciada, depois de o marido a ter abandonado por uma mulher mais nova que ela, e desse casamento resultou três filhos onde teve que os criar e educar sozinha.
Amanda, a filha mais nova de Adrienne passa por uma situação que precisa de todo o apoio da família, fica viúva com dois filhos para criar, contudo esta não consegue suportar a perda do marido ficando desesperada e sem vontade para viver, Adrienne não conseguindo ver a filha assim, decidiu contar o seu mais profundo segredo.
Adrienne andava com muitas dificuldades a nível financeiro visto que tinha três filhos para criar sozinha e o seu pai para cuidar, então uma das suas amigas pediu para ela ir tomar conta da sua pensão, visto que ia a um casamento e ia receber um só hóspede que precisava de se alojar porque naquela semana estava previsto acontecer uma tempestade. O hóspede chamava-se Paul e era um homem bonito, inteligente e por outro lado era um homem cheio de problemas, medos e dúvidas. Adrienne simpatizou-se logo por Paul e este por ela, e a cada dia que passava a atracção que ambos sentiam um pelo outro era maior.
Não podendo fingir mais do que sentiam um pelo outro, acabaram por se envolver, e foi então que Adrienne a cada minuto que passava com Paul descobria o verdadeiro significado do amor.
Contudo Paul parte para o Equador para tentar remediar o tempo que não passou com o filho, visto que este dava mais valor a carreira de médico do que a sua própria família. Embora este tenha resolvido todos os problemas que tinha com o filho, sofre um acidente ao tentar salva-lo não aguentando os ferimentos.
Adrienne sob da sua morte através do filho de Paul, que fez questão de dar a notícia pessoalmente entregando as cartas que tinham sido enviadas por esta enquanto Paul estava no equador.
"Quando durmo, sonho contigo e, quando acordo, desejo ter-te nos meus braços. O tempo que vivemos separados mais não fará do que convencer-me ainda mais, se tal for possível, de que quero passar as noites que me restam ao teu lado e os meus dias contigo no coração (...) Quando estou a escrever-te, sinto o teu hálito, e imagino que sentes o meu quando lês o que escrevo. Também se passa o mesmo contigo? Estas cartas são agora parte de nós, parte das nossas história, uma recordação eterna do que fizemos com a nossa vida. Agradeço-te por me teres ajudado a sobreviver este ano mas, ainda mais importante, agradeço-te, antecipadamente, por todos os anos futuros (...) Pensar em ti é, quantas vezes, a única coisa que me dá vontade de continuar."
É incrível a força que uma mulher pode ter para seguir em frente quando tudo o que acontece não é um incentivo. Mas este livro não fala só de perdas, fala também de ganhos... nem toda a gente tem oportunidade de ter um amor verdadeiro... é inesquecível e nada o pode apagar. Com este livro podemos ver que é preciso andar para a frente, não podemos deixar de viver só porque perdemos alguma coisa ou alguém. Há outros objectivos a alcançar e existem outras pessoas que precisam da nossa atenção.
.