Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Liliana Coutinho Ribeiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura sobre a obra «O Tiago está a pensar» da autoria de Maria Teresa Maia Gonzalez, realizado no âmbito da disciplina de Português (10º ano)...
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Título: O Tiago está a pensar
Editora: Difusão Editorial, S.A. (DIFEL)
Local de edição: Alemanha e na Bulgária
Ano de publicação: 1998
A história passa-se em volta de um menino chamado Tiago e da sua amiga Teresa. O Tiago tem catorze anos é filho de pais divorciados e tem o hábito de pensar. Esta característica pouco comum nos jovens da sua idade, leva-o a enfrentar os professores. Sendo sempre expulso das aulas. Ele apesar de ser impertinente é um excelente aluno. A Teresa é professora de filosofia e é a melhor amiga do Tiago, apesar de ela ser um pouco mais velha que ele. Ela vive sozinha com o seu cão Sócrates com quem o Tiago passa a maior parte do tempo a brincar.
Quando o Tiago conheceu a Teresa ele ainda era muito criança, com o passar do tempo conquistou a sua confiança e entra em sua casa como se a casa também fosse sua.
Todos os dias ele passa em casa da amiga para contar os disparates que fez nesse mesmo dia.
Certo dia Tiago convidou Filipe, um dos seus amigos, para ir ao jardim zoológico. No princípio o amigo achou uma tolice mas como não tinha mais nada para fazer concordou. Passaram um dia inteiro no jardim zoológico.
Para o Tiago o jardim zoológico era um local onde ele adorava estar a pensar em tudo o que lhe viesse a cabeça, até mesmo como o universo seria no futuro. Ele acha é que o lugar ideal para observar criaturas inteligentes.
Nesse dia o seu amigo começou a falar de como seria interessante ter os pais separados e poder estar em casa sozinho sem ninguém a chatear, pois achava que os seus pais eram demasiado certos, o Tiago ficou chateado com ele pois não achava nada disso. A mãe dele nunca estava em casa, só via o pai nos fins-de-semana, para ele era muito chato.
Nesse dia o Tiago foi convidado para os anos da Ana. Ela gostava dele mas ele nunca tinha lhe dado esperanças que algum dia pode-se haver algo entre eles.
O Tiago nem apareceu nos anos da Ana, pois ele gostava da Ana e não ia suportar vê-la sempre atiradiça ao Tiago.
Mais tarde tudo se resolveu e o Filipe e a Ana começaram a namorar, ela finalmente lhe deu oportunidade que à tanto tempo ele esperava.
Quando já tinha tudo acalmado ele recebe um telefonema do pai para ir passar o fim-de-semana com ele.O Tiago não gostava muito de ir para casa do pai, porque o pai vivia com a sua madrasta e o Tiago não gostava desse nome, preferia que os pais estivessem juntos.
Certo dia o pai do Tiago convidou-o para um jantar, só eles os dois e anunciou que a Rita (madrasta) ia ter um filho. Ele não gostou nada da ideia de ter um irmão, e principalmente dela. Ele ficou triste.
Nesse mesmo dia tinha um jantar em casa dos avós maternos, aí voltou tudo ao normal, pois ele adorava esses jantares em família.
Ele nunca queria ponderar que um dia a sua melhor amiga Teresa tivesse de se ir embora, nem queria ouvir falar nesse assunto. Infelizmente a mãe de Teresa, que era da Covilhã, adoeceu. Ela tinha de voltar para junto da mãe, o Tiago ficou muito triste que até parecia que o mundo iria se acabar. Naquele momento se formara um nó na garganta ele não sabia o que fazer, nem o que dizer, pois a dor de perder uma amiga era imensa tanto que o obrigou a chorar, coisa que ele não acreditasse ser possível.
Teresa queria ter deixado ele ficar com Sócrates mas o apartamento era demasiado pequeno para um cão muito grande.
Ele compreendeu e na hora do adeus Teresa puxou-o por um braço e abraçou-o longamente, após algum tempo desprendeu-se lentamente e em seguida foi buscar-lhe um maço de folhas em que tinha lá escrito poemas para ele.
Antes de partir definitivamente deixou-lhe uma carta onde dizia que sempre se orgolhou dele por a sua vocação para desafiar e provocar.
Mesmo sendo mais velha que ele, Teresa aprendeu muito com o Tiago, por exemplo, fê-la pensar em assuntos que já tinha arrumado na gaveta.
Para mim o título “O Tiago está a pensar” tem tudo a ver com a obra, porque o Tiago passava a maior parte do seu tempo a pensar, a pensar em coisas que por vezes até nem tinham muito sentido.
Uma das frases que eu mais gostei foi: “ «Não posso partir para estar contigo, porque já aí estou…» ”
Momento/parte mais apreciada e respectiva justificação:
A parte que mais gostei da obra foi quando o professar pede ao Tiago para dizer o que é para ele liberdade de expressão e ele começou a falar de épocas históricas e professor mandou-o ter calma e disse que estavam a falar de Gil Vicente e perguntou se ele se lembrava, então o Tiago com mais uma das suas ironias exclamou: “Não, não tive o prazer de o conhecer, o que é uma pena, porque havia uma ou duas perguntas que teria gostado à brava de lhe fazer. Esse foi o momento que mais gostei porque teve piada a maneira que o Tiago falou com o professor.
Momento/parte menos apreciada e respectiva justificação:
A parte que menos gostei foi quando a Teresa teve de ir-se embora para junto da sua mãe, porque eu própria fiquei comovida com a tristeza do Tiago ao saber da sua partida. Mesmo com essa parte adorei a obra de princípio a fim.
.