Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Flora Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre o Padre António Vieira "O Pai Grande" dos Índios Brasileiros, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano).
António Vieira desenvolveu inúmeras actividades a favor dos indígenas, que lhe deram o honroso apelido de Paiaçu, isto é, “Pai Grande”.
Dirigia os trabalhos dos confrades, fazia extensas e incómodas viagens pelo rio Amazonas a fim de baptizar, confessar e dirigir cerimónias religiosas, aprendia os idiomas das diversas tribos índias e o seu ordenado de pregador, aplicava-o em dádivas para as missões.
Era infatigável em defender os direitos dos Índios. Havia muitas leis que os regulavam, na prática, porém, as leis eram pouco respeitadas.
António Vieira, chegou ao Maranhão, em 1653, munido de plenos poderes e contentava-se inicialmente com três aldeamentos. Não tardou em ter brigas com os colonos.
Em Outubro de 1653, viajou até Belém, onde encontrou uma situação ainda pior. De volta a São Luís escreveu a D. João IV para pôr termo ao escândalo da exploração dos indígenas. Escreveu também uma carta ao Padre do Brasil, na qual lhe dá a sua versão da famosa expedição do bandeirante Raposo Tavares. Finalmente, chegou uma carta do rei ao Maranhão, contendo resposta a uma situação já ultrapassada e que de nada servia para resolver os problemas actuais.
Com fim de informar pessoalmente o rei, Vieira resolveu ir ao Reino, esperando conseguir aí a legislação adequada às circunstâncias existentes no Maranhão. Embarcou no dia 14 de Junho de 1654. Na véspera da sua partida pregara, na igreja de São Luís, o famoso sermão de Santo António.