Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Ana Margarida Gonçalves e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a modalidade desportiva Pilates, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
Neste trabalho, vou falar sobre a modalidade desportiva Pilates. Vou explicar o que é, como surgiu, quem criou esta modalidade e o porquê desta criação.
Escolhi este tema, porque desconhecia esta modalidade, e obtive alguma curiosidade para a conhecer.
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de movimento, composta por exercícios profundamente baseados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.
Foi criado em 1920, pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967).
Joseph Pilates sofria, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo de anatomia e fisiologia humana e fundamentos de medicina oriental. Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.
Teve influências, como o yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos.
Pensando no início de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma actividade física, que é baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controlo, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Quando é bem executada e orientada, não traz impactos prejudiciais para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método. Um bocadinho da sua história, uma curiosidade…
Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios.
Para a criação desses aparelhos, ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães. Isto durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou as suas técnicas e as suas máquinas.
É aplicado por profissionais de educação física e fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm a duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.
É um conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecê-lo melhor. Para além disso, actua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.
É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.
Com este trabalho, concluí que para praticar este desporto é essencial flexibilidade. Foi criado por um senhor (Joseph Pilates), que sofria de uma doença, e este ganhara interesse em estudar a anatomia e fisiologia. Desde então criou esta modalidade.