Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Clara Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho / Relatório de Experiência sobre a Reprodução em leveduras do género Saccharomyces, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano).
Reprodução em leveduras do género Saccharomyces
Como se reproduzem as leveduras?
Que tipo de reprodução utilizada pelas leveduras?
As leveduras reproduzem-se por reprodução assexuada, ou seja reproduzem-se por mitose.
O processo de reprodução assexuada responsável pela reprodução das leveduras é a gemulação.
Resultados e/ou Observações
Fig.1 *- Reprodução de leveduras por gemulação.
Legenda:
NOTA: * As figuras apresentadas não possuem a indicação da ampliação em que foram vistas ao microscópio visto que para além de se terem visualizado em várias objectivas elas sofreram alterações ao serem passadas para suporte informático e ao serem fotografadas com recurso ao zoom da máquina fotográfica.
A reprodução assexuada ocorre quando um indivíduo se reproduz sem a união de gâmetas e está, geralmente, associada à divisão celular mitótica. Através da reprodução assexuada, um único progenitor dá origem a um conjunto de indivíduos que lhe são geneticamente idênticos e se designam clones.
Apesar de aparentemente complexo, este processo de reprodução é frequente e ocorre naturalmente. A reprodução assexuada constitui uma forma de reprodução rápida, permitindo a obtenção de um elevado número de descendentes.
Existem inúmeros processos de reprodução assexuada. Conforme já foi referido, a mitose está na base dos processos da reprodução assexuada. Sob o ponto de vista da produção vegetal, este tipo de reprodução apresenta vantagens económicas, ao permitir seleccionar variedades de plantas com características pretendidas e reproduzi-las em grande quantidade, de um modo bastante rápido, conservando nos descendentes as características seleccionadas. Contudo, a reprodução assexuada apresenta desvantagens, visto que não assegura a variabilidade genética, pelo que se pode tornar perigosa para a sobrevivência da espécie.
As leveduras são fungos unicelulares que se reproduzem por gemulação (reprodução assexuada). Estes microrganismos obtêm energia por fermentação alcoólica, sendo esta capacidade utilizada na produção de numerosos alimentos (como o pão) e bebidas (como a cerveja).
Após a observação das células ao microscópico óptico, pode-se verificar que as leveduras para se reproduzirem utilizam a gemulação ou a gemiparidade. A gemulação ocorre em seres unicelulares (leveduras, que são fungos e têm funções unicelulares) e em seres pluricelulares. Este processo da reprodução assexuada ocorre quando, na superfície da célula ou do individuo, se forma uma dilatação denominado por gomo ou gema, que dá origem a um novo organismo (fig.1), geralmente de menor tamanho, após um processo de crescimento e separação.
Após uma análise atenta dos resultados obtidos podemos verificar que fazem parte destas células os seguintes constituintes: o citoplasma, a membrana plasmática e os gomos ou gemas.
Assim, as leveduras reproduzem-se assexuadamente, pois neste tipo de reprodução o progenitor é um único individuo, que transmite cópias de todos os seus genes à geração seguinte. Um descendente é denominado por clone, devido às suas características (o tipo de descendência é geneticamente igual entre si e geneticamente igual ao progenitor). Logo, o processo envolvido na formação de novos organitos é a mitose.
No decorrer da actividade experimental foi necessário colocar as leveduras a 30ºC de um dia para o outro (24h) com a glicose na estufa, visto que as leveduras para se reproduzirem-se necessitam de alimento e neste caso o alimento que elas utilizaram para a sua reprodução foi a glicose.
Com este trabalho podemos concluir que o problema que conduziu à realização deste trabalho experimental foi solucionado visto que se conseguiu descobrir o tipo de reprodução das leveduras e como estas se reproduzem, ou seja, o tipo de reprodução usada pelas leveduras é assexuada e o processo efectuado pelas mesmas foi por gemulação.
MARTINS, Pedro; MATIAS, Osório; Biologia 11 – Biologia e Geologia 11ºAno; Areal Editora; Porto; 2004; ISBN: 972-627-721-3.