Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Raquel Serra e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo/Apontamentos sobre os métodos de datação geológica e sobre a memoria dos tempos geológicos, realizado no âmbito da disciplina de Geologia (10º ano).
Datação relativa - permite-nos avaliar a idade de umas formações geológicas em relação a outras.
Na datação relativa os fosseis de idade são muito importantes, são restos ou vestígios deixados por seres vivos, que existiram num curto período de tempo e tinham uma ampla distribuição geográfica.
Para estabelecer uma cronologia relativa de acontecimentos geológicos aplica-se o princípio da sobreposição dos estratos.
Datação absoluta – Determinação da idade das formações geológicas em M.A.
A técnica mais rigorosa para determinar a idade absoluta é a datação radiométrica. Que se baseia na desintegração regula de isótopos radioactivos naturais. Os átomos resultantes da desintegração do isótopo-pai denominam-se isótopos-filho. Este fenómeno designa-se por radioactividade
O tempo necessário para que se dê a desintegração de metade dos átomos designa-se por semivida ou meia vida.
Os geólogos baseados em grandes alterações, observadas á escala mundial, consideram nos tempos geológicos varias divisões como as eras e os períodos. O conjunto constitui uma escala de tempo geológico das rochas de origem sedimentar, baseada essencialmente num registo estratigráfico que permite estabelecer uma escala estratigráfica correspondente as formações geológicas geradas durante um certo intervalo de tempo.