Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Raquel Serra e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo/Apontamentos sobre o mobilismo geológico e sobre as placas tectónicas e os seus movimentos, realizado no âmbito da disciplina de Geologia (10º ano).
As alterações que a terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer dos tempos que algumas espécies desapareceram, sendo posteriormente substituídas por outras. O exemplo mais notável é o dos dinossauros.
Existem diversos tipo de teorias que procuram interpretar ao processos geológicos responsáveis pela evolução da terra.
Catastrofismo – as grandes alterações ocorridas à superfície da terra foram provocadas por catástrofes. As mudanças ocorridas seriam pontuais, dirigidas e sem ciclicidade.
Uniformitarismo – os diferentes aspectos geológicos podem ser explicados á luz de processos que ocorrem na actualidade, de modo idêntico àqueles que ocorreram no passado.
Neocatastrofismo – aceita os pressupostos do uniformitarismo, mas atribui também um papel importante aos fenómenos catastróficos como agentes da evolução da terra.
O dinamismo terrestre não se manifesta apenas através dos seres vivos, mas também da própria actividade do planeta.
Alguns cientistas admitiram a hipótese de que os continentes estiveram unidos, há cerca de 225 M.A, num supercontinente rodeado por um só oceano.
O estudo das rocha e dos fosseis nelas contidos, bem como o estudo da deformação que experimentaram, permite aos geólogos reconstruir a posição geográfica dessas massas rochosas continentais no passado do nosso planeta.
No de curso dos tempos, a posição dos continentes e dos oceanos tem vindo a alterar-se, em consequência do movimento das placas tectónicas.
Os limites das placas litosféricas podem ser: