Home » 3º Ciclo » 9º Ano » Língua Portuguesa » O Tesouro de Eça de Queirós
O Tesouro de Eça de Queirós
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Maria Teixeira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo do trabalho
Resumo/Apontamentos sobre a obra de Eça de Queirós, "O Tesouro", realizado no âmbito da disciplina de Português (9º ano)...
Resumo do conto: “O Tesouro” de Eça de Queirós
Nesta história é retratada a vida miserável de três irmãos de Medranhos, chamados Rui, Guanes e Rostabal. Esta pobreza em que viviam tornou-os mais miseráveis.
Certo dia, quando foram caçar e apanhar tortulhos e decidiram ir então ir à mata de Roquelanes, onde encontraram, um velho cofre de ferro, com três fechaduras, cheio de dobrões de ouro.
Rui, o mais velho, decidiu que o tesouro seria dividido pelos três e Guanes partiu para a vila de Rortilho, levando consigo uma das chaves do cofre, para trazer de lá três alforges de couro para transportar o outro, três maquias de cevada, três empadões de carne e três botelhas de vinho.
Enquanto esperavam pelo irmão, Rui convence Rostabal a assassinar Guanes e depois dividirem o dinheiro pelos dois. Quando este regressou da vila, Rostabal debruçou-se sobre Guanes e assassinou-o, espetando-lhe uma espada.
Na posse das três chaves do cofre e senhor de todo aquele tesouro, Rui decide beber uma das duas garrafas de vinho que Guanes trouxera. De repente sentiu um grande ardor que lhe subia pela garganta. Desesperado, começou a gritar pelos seus irmãos, até que compreendeu que bebera vinho envenenado e morreu.
349 Visualizações
19/07/2019