Home » 3º Ciclo » 7º Ano » Físico-Química » Úrano
Úrano
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Vitor Mina e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Resumo do trabalho
Úrano
Úrano é conhecido como “o planeta que roda deitado” e é o sétimo planeta a partir do Sol, o terceiro maior e o quarto mais massivo dos oito planeta do Sistema Solar. Foi nomeado em homenagem ao deus grego do céu, Úrano, o pai de Cronos e o avô de Zeus. Embora seja visível a olho nu em boas condições de visualização, não foi reconhecido pelos astrónomos antigos como um planeta devido a seu pequeno brilho e lenta órbita.
William Herschel anunciou sua descoberta em 13 de março de 1781, expandindo as fronteiras do Sistema Solar pela primeira vez na história moderna. Úrano foi também o primeiro planeta a ser descoberto por meio de um telescópio.
Úrano tem uma composição similar à de Neptuno, e ambos possuem uma composição química diferente da dos maiores gigantes gasosos,Júpiter e Saturno. Como tal, os astrónomos algumas vezes os colocam em numa categoria separada, os "gigantes de gelo".
Composição química
A atmosfera de Úrano, embora similar às de Júpiter e Saturno tem na sua composição primária hidrogénio,hélio, amónia e metano assim como traços de hidrocarbonetos. É a mais fria atmosfera planetária no Sistema Solar, com uma temperatura mínima de 49 K (–224 °C). Tem uma complexa estrutura de nuvens em camadas, e acredita-se que a água forma as nuvens mais baixas, e o metano as mais exteriores.Em contraste, seu interior é formado principalmente por gelo e rochas.
Satélites naturais de Úrano
Úrano tem 27 satélites naturais conhecidos,dos quais seus nomes foram escolhidos a partir de personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope. Entre os quais estão:
- Miranda
- Titânia
- Ariel
- Oberon
- Umbriel
- Puck
- Belinda
Ficha técnica de Úrano
- Raio: 25.362 km
- Período orbital: 84 anos
- Distância do Sol: 2.877.000.000 km
- Período de rotação: 17h 14 min
- Temperatura:-220 ºC (méd) -224 ºC (min) -216 ºC (max)
- Inclinação axial:97,77°
248 Visualizações
16/06/2019