Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Flora Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre a utilização de crianças em anúncios publicitários, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano)...
A meu ver, os anúncios publicitários mencionados pela professora, nomeadamente o do Eco Ponto e o do avião, não infringem qualquer ponto do decreto-lei nº 330/90 do código da publicidade: não apresentam qualquer tipo de violência (psicológica ou física), linguagem obscena ou exploração da confiança que os menores depositam nos pais, tutores ou professores, etc.
Sendo anúncios de carácter institucional, destinam-se a sensibilizar os telespectadores e em alguns casos, a incutir-lhes alguma necessidade de segurança. Estes dois, visam aspectos muito importantes.
O anúncio do Eco Ponto tem como objectivo alertar a população para as vantagens da reutilização dos materiais, através da reciclagem. O motivo pelo qual são crianças a realizar esta publicidade é, talvez, o de motivar outras a praticarem a reciclagem. É que nos dias de hoje, é muito difícil de incutir à população mais velha novos hábitos e este não seria excepção. Assim, e como diz o ditado “de pequenino se torce o pepino”, optaram por tentar motivar a população mais “tenra” para esta prática.
Todavia, o uso de crianças no anúncio do avião já não tem o mesmo significado do do anterior. Neste, o tema é a morte e a população a que é dirigido é à mais velha, nomeadamente àqueles que possuem um veículo, seja ele carro ou mota. A mensagem que se quer deixar transparecer é a de que, todos os anos morrem nas estradas tantas crianças que chegam a completar um avião; é necessário que os condutores tomem as devidas precauções a fim de reduzir este número tão elevado. Aqui o papel das crianças é o de sensibilizar, através da morte, os mais velhos.
Na minha opinião é bom que entrem crianças em publicidade, tal como nas anteriormente referidas, com o intuito de fazer passar uma mensagem de mudança.