Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Paula Torrão e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a importância das visitas de estudo no processo de aprendizagem, realizado no âmbito da disciplina de Português (11º ano)...
Visitas de estudo: Um aglomerado de gente com o mesmo destino.E tudo começa na viagem de ida.
No autocarro paira o entusiasmo e a euforia. Mas não só, também a curiosidade o espírito de descoberta. Uma grande vantagem das visitas de estudo é o convívio entre alunos, ou até mesmo entre alunos e professores. Descobrem-se personalidades, descobrem-se características que não são perceptíveis dentro de quatro paredes, com trabalho para realizar. E todo este convívio influencia o processo de aprendizagem. Cria um "à-vontade" entre docentes e não docentes, que se irá reflectir nas aulas.
Depois, existem as visitas em si. Os lugares que visitamos. É completamente diferente referiri características de um local depois de já lá termos estado do que apenas pela projecção digital na sala de aula. Vemos que todo aquele sítio que vislumbrámos na nossa mente afinal é real. Passamos do imaginário para o táctil.
É essencial destacar que a descontracção que uma visita proporciona torna todo o processo de aprendizagem relacionado com a mesma mais leve. É uma forma de recompensar os alunos pelo trabalho que tem vindo a realizar. Recompensa esta que se pode definir como trabalho também.
Em troca, damos um voto de confiança. Normalmente, quando estas saídas de escola decorrem dentro da normalidade, os professores encaram os alunos de uma forma mais adulta.
Depois, ficam as recordações. Os retratos que captamos, quer em fotografia, quer mentalmente. São as recordações que predominam na nossa cabeça na viagem de vinda. São essas mesmas recordações que vão fcar para sempre cá dentro. E um dia mais tarde, poderemo dizer, por exemplo: ‘’Quando estava no 11º ano fiz uma viagem ao Porto e adorei! ‘‘. São as memórias de um ano que o tornam inesquecível. E o que há de melhor num ano do que as saídas que realizamos todos juntos?
É isso mesmo que se pretende. É isso mesmo que os professores que poêm em prática estas actividades pretendem. Pretendem enriquecer o nosso ano lectivo, promover o convívio, fortalecer as relações entre alunos e professores e, acima de tudo, ficarmos com uma bonita recordação daquilo que foi o nosso 11º ano. E, para eles, um de muitos. Cada um especial, claro está, á sua maneira.