Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Tatiana Rodrigues e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Com a realização desta atividade experimental pretende-se medir o volume e a massa de uma gota de água e determinar o número de moléculas de água presentes nessa gota.
1º: Calcular a massa de uma gota
2º: Calcular o volume de uma gota
3º: Calcular a quantidade de matéria presente numa gota de água
4º: Calcular o número de moléculas presentes numa gota de água
Depois de realizar as medições (diretas e indiretas) note-se que os valores das mesmas são diferentes. Essa diferença deve-se ao facto de haver sempre uma incerteza associada à medição que resulta de vários erros que ocorrem durante a medição. Esses erros podem ser sistemáticos e/ou aleatórios. Na tabela seguinte poderá notar alguns possíveis erros cometidos nesta atividade experimental:
Pode-se afirmar que os resultados obtidos foram precisos, pois os valores das várias medições realizadas encontram-se próximos entre si. Também se pode afirmar que são resultados exatos pois o valor médio ou o valor mais provável encontra-se próximo do valor de referência. Neste caso tem-se como valor de referência a ordem de grandeza.
Depois de realizar a atividade, de efetuar todos os cálculos e analisar os resultados obtidos verifica-se um cumprimento do objetivo. Obteve-se a massa (0.0482 g) e o volume (0.049 mL) de uma gota e posteriormente o número de moléculas presentes nessa gota ( ) cuja ordem de grandeza corresponde com valores tabelados.
Caderno de atividades laboratoriais; novo JOGO DE PARTÍCULAS; Física e Química A; Química A – 10.º Ano