Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Eva Branquinho e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre os Benefícios da Actividade Física na Saúde, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
Não é novidade para ninguém que a actividade física traz consigo benefícios para a saúde. Quantas vezes já ouvimos ou dissemos isto? Certamente que muitas. No entanto, na maioria das vezes não sabemos qual é, concretamente, a relação entre actividade física e saúde nem quais são esses mesmo benefícios de que tanto se fala. Para a grande maioria das pessoas isto é um conhecimento adquirido, sempre o ouviram mas nunca pensaram nas razões que levaram a esta determinação. Foi isto que nos levou a escolher este tema, um tema que tem ganho novos contornos e uma crescente importância nos últimos anos.
O esclarecimento de alguns conceitos inerentes a esta problemática e das implicações da actividade física na vida e saúde de cada um de nós, são alguns dos aspectos frisados neste trabalho.
Antes de conhecermos a importância da aptidão física na nossa saúde é indispensável conhecer o significado de cada um destes termos e relacioná-los, uma vez que a relação entre os dois nos permite uma maior qualidade e expectativa de vida. Assim sendo seguem-se abaixo os conceitos de aptidão física, saúde e a respectiva associação:
Em tempos remotos, aptidão física tinha um significado diferente do actual, visto considerar-se que boa aptidão física era sinónimo de um corpo modelado e viril. Hoje em dia esta concepção está ultrapassada e ganhou novos contornos. Aptidão física está, agora, mais relacionada com a saúde, o bem-estar físico, psíquico e social e com um bom rendimento desportivo, não evidenciando sinais exagerados de fadiga na realização de determinados esforços. A nova percepção deste conceito visa a realização das actividades da vida com entusiasmo, suportando esforços físicos inesperados e exigentes.
Saúde é usualmente definida como a ausência de doenças, no entanto segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) aquele que tem saúde é alguém em completo bem-estar físico, psíquico e social e não apenas sem doenças. A saúde relaciona-se com a capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do quotidiano.
A aptidão física liga-se com a saúde através da prevenção de doenças, pois esta diminui o risco de contraí-las e tem em vista alcançar o bem-estar geral. A actividade física pode ser uma grande fonte de prazer e constitui um factor importante na melhoria da qualidade de vida, a saúde pode ser preservada e aprimorada com a prática regular desta.
Muitos defendem que a prática de uma actividade física desenvolve-se na infância e adolescência e tende a continuar na idade adulta, por esse motivo o sedentarismo, cada vez mais acentuado, deve ser prevenido através de exercícios destinados a crianças e adolescentes.
A actividade física devidamente orientada produz efeitos benéficos em diversas estruturas biológicas e no funcionamento do corpo humano em geral, aumentando a qualidade e expectativa de vida. Estes efeitos verificam-se ao nível das estruturas:
Abordaremos agora, com mais precisão os diferentes benefícios em cada uma das estruturas anteriormente mencionadas.
Gráfico representativo da influência do exercício físico sobre a frequência cardíaca. Distinção da frequência cardíaca de uma pessoa sedentária comparativamente com a frequência cardíaca da mesma pessoa, após uma prática regular de corrida contínua.
Ao nível do sistema nervoso e órgãos sensitivos, a aptidão física constitui um papel muito importante para os movimentos serem mais coordenados, ou seja, mais precisos e seguros, tal acontece com a melhoria do controlo do sistema nervoso sobre os músculos e demais órgãos.
A ausência de exercício físico no ser humano, além de dificultar determinados mecanismos orgânicos necessários para uma boa saúde, provoca também doenças que, por vezes, põem em risco a vida do indivíduo. As doenças mais frequentes são:
Para promover a saúde deve-se praticar actividade física regularmente, através de exercícios que exijam um esforço físico moderado, como jogar basquetebol, voleibol ou futebol. Se não se dispõe de meios para essa prática pode-se apenas alterar alguns hábitos diários como andar a pé, evitar elevadores, reduzir o tempo sentado a ver televisão ou no computador, passear o cão, aproveitar os dias de sol para passear com amigos ou familiares, lavar o carro manualmente, entre outros.
Toda a actividade física que praticamos condiciona o nosso estado físico, psíquico e social, três elementos fundamentais para sermos indivíduos saudáveis. É visível a influência da actividade física nas estruturas locomotora, orgânica, perceptivo-cinética e ainda aos níveis psicológicos e sociais. Estes factores são determinantes para nos sentirmos bem connosco e termos uma vida mais activa na sociedade.
Em suma, a actividade física traz bastantes vantagens ao nível da saúde, isto se for sempre praticada de uma forma saudável e com conta, peso e medida.
GONÇALVES, Hernâni, et al, Aptidão Física – 10.º/11.º/12.º Anos, Didáctica Editora.
ROMÃO, Paula, et al, Educação Física – 1ª Parte – 10.º/11.º/12.º anos, Porto Editora, Porto, 2005.
MINISTÉRIO DA SAÚDE, Direcção-Geral da Saúde, 2005 (revisto em 10-02-2008) [citado em 11-02-2008]. Disponível em URL: http://www.dgs.pt