Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Alona Lencastre e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre regras e especificidades sobre o voleibol, realizado no âmbito da disciplina de Educação Física (11º ano).
Este trabalho foi realizado no âmbito de disciplina de educação física.
Voleibol é um jogo desportivo colectivo, este trabalho vai conter as suas características principais de modo a conseguir explicar o que é “Volleyball”.
O objectivo do jogo é enviar, regulamentarmente, a bola por cima da rede, de forma a tocar no campo do adversário e impedir, por outro lado, que ela toque o solo do seu próprio campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros abaixo da cintura, mas as regras foram mudadas).
Este jogo surgiu nos Estados Unidos da América criado por William George Morgan em 9 de Fevereiro de 1895 com o objectivo de criar um desporto colectivo sem contacto físico entre os adversários de modo a minimizar o risco de lesões.
Inicialmente jogava-se com um sexto pendurado, como no basquetbol e chamava-se Mintonette. Ganhou mais popularidade com o nome de Volleyball.
Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
Em 1949 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol (masculino).
Em 1952 realizou-se o 1º o evento do voleibol feminino.
Em 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos
Actualmente surgiu uma modalidade derivada do Volleyball, o volleybol de praia, tem obtido grande sucesso em diversos países.
Para se jogar voleibol 2 equipas com 12 jogadores cada.
Um treinador, um treinador-adjunto, um fisioterapeuta e um médico
As substituições são limitadas: cada técnico pode realizar no máximo seis por set, e cada jogador só pode ser substituído uma única vez (com excepção do líbero) devendo necessariamente voltar ao campo para ocupar a posição daquele que tomara originalmente o seu lugar.
O líbero é um atleta especializado nos funções que são realizados com mais frequência no fundo do campo -recepção -defesa.
Esta função foi introduzida em 1998, com o propósito de permitir jogos mais longas, com mais pontos tornando-o deste modo mais atraente para o público.
A este jogador aplica-se um conjunto de regras específico.
Os seis jogadores de cada equipe são dispostos na quadra do seguinte modo.
Três estão mais próximos da rede, e três mais próximos do fundo
O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário, sendo permitidos dar no máximo três toques sempre alternando os jogadores que dão os toques.
Caso a bola caia é ponto da equipa adversária.
O jogador pode tocar na rede (desde que não interfira no andamento do jogo), excepto na borda superior, caso isso aconteça é ponto da equipa adversaria.
O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, excepção no caso do toque de Bloqueio.
O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques").
O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar ou condução".
A bola é tocada mais de três vezes antes de enviar para o campo adversário.
O jogador toca na borda superior da rede.
O jogador bloqueia o serviço adversário.
O jogador está fora de posição no momento do serviço.
O jogador leva mais de oito segundos para realizar o serviço
Existem basicamente duas formas de marcar pontos no voleibol. A primeira consiste em fazer a bola bater no campo de adversária, como resultado de um ataque, de um bloqueio bem sucedido ou, mais raramente, de um serviço que não foi correctamente recebido.
A segunda ocorre quando a equipa adversária comete um erro ou uma falta.
No volleyball, todas as linhas delimitadoras são consideradas parte componente do campo. Deste modo, uma bola que toque na linha é considerada "dentro" (válida), um ponto para a equipa.
Caso a bola toque em uma das antenas da rede ou nas estruturas físicas do ginásio, o ponto vai automaticamente para a equipa adversaria do ultimo jogador que tocou na bola
O campo é rectangular, com dimensão 18 x 9 m, com uma rede (de material sintético) colocada no meio a sua altura variável, conforme o sexo e a categoria dos jogadores.
A distancia de 3 metros da rede encontra-se a linha de 3 metros.
A bola de volleyball é composta de pele ou pele sintética e tem aproximadamente 65 cm de perímetro.
Ela pesa em torno de 270g e deve ser enchida com ar comprimido a uma pressão de 0,30 kg/cm².
O jogo começa com um das equipas a servir. Logo depois do serviço a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola toque no chão.
O voleibol é jogado por pontos, e não por tempo
Cada partida é dividida em sets que terminam quando uma das duas equipes atinge 25 pontos. Deve haver também uma diferença no mínimo de dois pontos com relação a pontuação do adversário - caso contrário, a partida prossegue até que tal diferença seja atingida.
O jogo termina quando uma equipa completa três sets vencidos.
Cada partida de voleibol dura no máximo cinco sets. Se isto ocorrer, o último recebe o nome de tie-break e termina quando uma das equipas atinge 15 pontos, também com diferença de 2 pontos em relação ao adversário.
No início de cada set, o jogador que ocupa a posição 1 realiza o serviço. Os oponentes devem então fazer a bola retornar.
O primeiro contacto com a bola após o serviço é denominado recepção ou passe.
Segue-se usualmente o levantamento para facilitar a jogada ao terceiro jogador de forma a fazê-la bater no campo do adversária, conquistando deste modo o ponto.
No momento em que a equipa adversária ataca, os jogadores que ocupam as posições junto da rede podem saltar e estender os braços, (bloqueio).
Após o ataque adversário, a equipa procura mudar a trajectória da bola com os braços (ou com outras partes do corpo) evitando que ela toque o campo. Se obtém sucesso, diz-se que efectuou-se uma defesa, e seguem-se novos levantamento e ataque.
O jogo continua até que uma das equipes cometa um erro ou consiga fazer a bola tocar o campo do lado oponente.
Se a equipa que conquistou o ponto não foi o mesmo que tinha servido, os jogadores devem deslocar-se em sentido dos ponteiros do relógio
Este movimento é denominado rodízio.
Marca o início de jogo.
O jogador põe-se atrás da linha de fundo do seu campo, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar por cima da rede e cair no campo adversário. Seu principal objectivo consiste em dificultar a recepção da bola ao seu oponente .
O passe é o primeiro contacto com a bola por parte da equipa que não está a servir. Seu objectivo é evitar que ela atinja uma área seu válida do campo.
É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima, é importante que as pernas sejam flectidas na hora do movimento, garantindo maior precisão no movimento. É usada em bolas “de baixa altura” que não é possível apanhar com passe
O levantamento é normalmente o segundo contacto de uma equipa com a bola.
Procura colocar a bola no ar de modo a permitir que um terceiro jogador realize o ataque, ou seja, acerte-a de forma a fazê-la tocar no campo do adversária
O ataque é, em geral, o terceiro contacto de uma equipa com a bola. O objectivo deste é fazer a bola tocar no campo adversário, conquistando deste modo o ponto.
Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e projecta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contacto.
O bloqueio refere-se às acções executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal do campo e que têm por objectivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. Elas consistem, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajectória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi enviada pelo oponente.
A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objectivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário.
O líbero deve utilizar uniforme diferente dos demais, não pode ser capitão do time, nem atacar, bloquear ou sacar Durante uma partida, um jogador dá de sessenta a oitenta saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a cem saltos.
Neste trabalho pretendi falar sobre a evolução do jogo colectivo voleibol e mostrar como é efectuado
O campo, a bola, a equipa…
Os gestos técnicos e as regras…
O próprio jogo...