Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Inês Silva e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho sobre Pitágoras, quem foi e de que forma contribuiu para o desenvolvimento da Matemática, realizado no âmbito da disciplina de Matemática (8º ano).
O grupo elaborou o trabalho com o objectivo de conhecer melhor quem foi Pitágoras e os bens que trouxe para o desenvolvimento da Matemática. Como gostaríamos de entender a maneira como se aplica o seu teorema, expomos seguidamente algumas das suas demonstrações.
Pitágoras foi um grande filósofo e matemático Grego do período Pré-socrático. Nasceu numa ilha Grega chamada Samos, no mar Egeu, em 580 a.C.
A sua vida está envolta em lendas, uma delas, é o facto de o seu nome significar “Altar da Pítia”, porque a sua mãe ao consultar Pitunisa (a mulher que se encontrava ao serviço de Deus e pronunciava os oráculos) soube que a criança iria ser uma pessoa ilustre.
Pitágoras alcançou grandes feitos na sua vida, tais como:
O Teorema de Pitágoras diz: num triângulo rectângulo, o quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma do quadrado construído sobre os catetos. Esta regra aplica-se a todos os triângulos rectângulos, tendo sido realizadas diversas demonstrações para o provar.
Conta a lenda que, como prova de gratidão por ter demonstrado esse teorema, Pitágoras sacrificou 100 bois aos deuses.
O seu Teorema é usado hoje na construção de telhados triangulares para as casas, calculando as medidas que as vigas devem ter, respeitando a inclinação e outros factores como, por exemplo, o tipo de telha. A partir daí, começaram a construir-se templos perfeitos e perpendiculares ao chão.
A Escola Pitagórica foi fundada no sul de Itália em Crotona, onde aqueles que lá aprendiam se chamavam Pitagóricos. O seu lema era “O número é tudo”. Essa expressão significava que tudo no Universo era regido pelos números e suas relações. Os Pitagóricos dividiam os assuntos matemáticos em quatro secções:
A tábua de Pitágoras é o que hoje em dia se conhece como tabuada ou tábua de multiplicações. Foi inventada pelos pitagóricos e é aplicada para qualquer multiplicação.
Pitágoras realizou também diversas viagens ao longo da sua vida:
Faleceu em 497 a.C., com 83 anos, em Metaponto, deixando para trás feitos importantes e indispensáveis à disciplina de Matemática.
Na altura, várias pessoas ligadas à sabedoria da época puseram em causa esse teorema e se realmente se aplicava a todos os triângulos rectângulos. Então, os Pitagóricos e Pitágoras, procederam a várias demonstrações para comprovar a sua teoria. Seguidamente, expomos algumas dessas demonstrações.
A seguinte demonstração foi a que Pitágoras usou para comprovar a sua teoria. Um possível problema para estas figuras seria calcular a área dos quadrados a verde.
(As medidas expostas no quadrado1 são as mesmas para o quadrado2)
Os triângulos azuis são geometricamente iguais.
Os quadrados 1 e 2 são geometricamente iguais.
Se os triângulos são geometricamente iguais, o quadrado a verde da figura 1 tem a mesma área que os quadrados da figura 2, logo:
A2+A1óa2 + b2 + 4T= c2 +4tóa2+b2=c2
Para melhor entender as diferentes maneiras de demonstrar o teorema de Pitágoras, expomos, seguidamente, outro exemplo.
Para provar que o teorema de Pitágoras se aplica a todos os triângulos rectângulos, basta decompor o quadrado dos catetos em várias figuras e tentar encaixá-las no quadrado da hipotenusa, como enuncia a figura.
Como dá, através da mesma, para comprovar, a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
A imagem é apenas um exemplo, porque consegue-se decompor o quadrado em mais figuras e obter o mesmo resultado.
A imagem representa outra possível decomposição dos “quadrados” do triângulo. Neste caso decompusemos os catetos em mais figuras.
O grupo concluiu que: