Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Maria Teixeira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Ficha de Leitura sobre a obra de Dorothy Koomson, "A Filha da Minha Melhor Amiga", realizado no âmbito da disciplina de Português (9º ano).
Dorothy Koomson é autora de cinco romances, destacando-se: A filha da minha melhor amiga e Pedaços de ternura.
Cresceu em Londres e depois voltou a crescer em Leeds, quando ingressou na faculdade. Mais tarde acabou por regressar a Londres, para fazer o mestrado, e ficou por lá durante alguns anos. Passou por alguns empregos temporários, até conseguir a sua grande oportunidade no mundo da escrita, escrevendo, editando e substituindo colegas em várias redacções de publicações femininas e de jornais nacionais.
Contar histórias e escrever ficção são uma enorme paixão na sua vida, pelo que foi aproveitando cada segundo do seu tempo para escrever contos e romances. Em 2001 teve a ideia que inspirou o “The Cupid Effect”, e assim começou a sua carreira de romancista.
Em 2006, foi publicado o seu terceiro romance, “A Filha da Minha Melhor Amiga” – que teve um sucesso imenso, vendendo quase 90 mil exemplares no Reino Unido, só nas primeiras semanas. Seis semanas depois, o livro foi seleccionado para o Richard & Judy Summer Reads Book Club e as vendas do livro aumentaram para mais de meio milhão de exemplares.
Kamryn Matika tinha uma vida perfeitamente normal, quando no dia do seu aniversário recebe um postal que pode mudar a sua vida para sempre, esse postal era da sua melhor amiga Adele Brannon que pedia a Kamryn para tomar conta da sua filha Tegan, tratada por Tiga, Tiga era afilhada de Kamryn e ela não podia dizer que não a Adele apesar de tudo o que ela lhe fez, há dois anos atrás.
Adele tinha-se envolvido com o noivo de Kamryn, Nate.
A mãe de Tegan estava muito doente e sabia que brevemente morreria, então começou a preparar Tegan para o pior, mas sem lhe dizer directamente que estava prestes a morrer, porque isso seria muito doloroso, Adele disse a Tiga que ia para o céu e que não voltaria e enquanto estivesse no céu quem tomaria conta dela era Kamryn, mais tarde chamada de mamã Ryn, por Tiga.
Seguidamente, Adele morreu vítima de leucemia e então foram para o apartamento de Kamryn, mas ao início Tegan não se adaptou muito bem.
Kamryn foi trabalhar como sempre fazia, mas nesse dia era um dia especial ia conhecer o seu novo chefe, Luke Wiseman, que logo convidou Kamryn para jantar. Foram jantar e foi entretanto que Ryn se lembrou que se tinha esquecido da pequena Tiga na escola e saiu apressadamente para ir buscar Tegan, sem dar uma explicação a Luke ou simplesmente pedir desculpa pois tinha de se retirar.
Ryn tinha se esquecido da sua gabardine no dia do jantar e o seu chefe, Luke, tinha aproveitado isso como pretexto para ir a casa de Kamryn.
No dia seguinte, Luke foi entregar a gabardine a Ryn e conheceu a pequena Tiga que disse que ela e Ryn iam ao jardim zoológico, apesar de não terem combinado nada. Por fim, acabaram por ir os três ao jardim zoológico, Luke, Ryn e Tegan.
Luke e Ryn começaram a sair e Luke começou a ir constantemente a casa de Ryn buscá-la para irem trabalhar, era o início de uma nova etapa da vida de Kamryn, afinal era livre apesar de ainda estar apaixonada por Nate, que nem sequer sabia que tinha uma filha e muito menos que Kamryn tinha prometido a Adele adoptá-la.
Foi numa tarde de sábado, que Nate e Ryn se encontraram na rua e descobriram que moravam na mesma cidade, Ryn preparava-se para dizer que a menina que estava ao lado do seu namorado com uns olhos azuis lindo era a sua filha, Tegan.
Nate e Ryn voltaram a encontrar-se e Ryn disse a Nate que ele era o pai da Tegan e que necessitava da sua autorização para adoptar Tegan, se ele concordasse.
Nate começou a visitar Tegan quase todos os dias, sem a pequena Tiga saber que aquele senhor simpático era o seu pai, pai esse que nunca conheceu, perante isto Luke ficava com ciúmes, na verdade Ryn gostava de Luke mas ainda tinha uma forte ligação a Nate.
Foi então, que chegou o Natal e Tegan lembrou-se que o aniversário da sua verdadeira mãe Adele, que estava no céu. Então, Kamryn e Tegan passaram a comemorar, ou melhor recordar o Dia da Adele e também o Natal.
Luke não passou o Natal, com Ryn, nem com Tegan, era o Dia de Adele, e elas queriam estar sozinhas.
Tegan descobriu que todos tinham uma mamã e um papá e ela queria saber quem era o seu pai e Ryn disse que era Nate, ao início Tiga ficou decepcionada porque pensava que o seu papá era Luke mas ficou contente pois o senhor Nate era muito simpático.
Ryn e Nate ainda se amavam mas uma relação entre eles não poderia acontecer.
Tiga estava quase a fazer seis anos e no dia do seu aniversário recebeu da mamã Ryn um vestido branco com bolinhas vermelhas, do Luke uns sapatos brancos também com bolinhas vermelhas e do Nate uma malinha branca com bolinhas vermelhas, também a condizer.
Na festa do seu aniversário estava tudo a correr bem quando Tegan comeu um morango e teve uma reacção alérgica e desmaiou. Quando chegou uma ambulância os médicos começaram a trocar olhares de preocupação e Kamryn pensou que ela morreu, estava triste e desiludida pois tinha perdida a filha, a filha de Adele, a quem não tivera tempo de dizer que a amava.
Na verdade Tegan não tinha morrido.
Luke voltou para ver Tegan e Kamryn quis falar com ele pois tinha-se envolvido com Nate. Ryn encontrava em Nate tudo aquilo que precisava, ele achava-a linda, atraente, sensual e não como Luke, Luke achava-a gorda e isso fazia com que Kamryn se sentisse mal. No final os dois acabaram por se perdoar um outro.
Acabou bem, Ryn e Luke ficaram juntos e Ryn fez com que Nate assinasse os papéis para a adopção de Tegan, assim Tegan passou a chamar-se Tegan Brannon Matika, agora Tegan estava muito feliz tinha uma mãe no céu, Adele Brannon, e mamão Ryn, Kamryn Matika, tinha Luke e o seu pai verdadeiro Nate, que a continuava a visitar.
Este livro tem 448 páginas, a autora é Dorohy Koomson, e o título é: A filha da minha melhor amiga.
Adorei o livro. Fala no amor entre duas amigas, Kamryn e Adele, que não é apagado por uma traição e esta história faz-nos reflectir muito sobre a nossa vida, a capacidade de saber perdoar e de ajudar um verdadeiro amigo quando ele realmente precisa, o auto-conhecimento verdadeiro. Uma história fantástica que fala no amor entre duas amigas, na traição, na morte, no perdão e também na responsabilidade que é tomar conta de uma criança.
Recomendo a leitura deste livro!
.