Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 358

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 380

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 384

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 411

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 423

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/knoownet/public_html/notapositiva/wp-content/plugins/mg-post-contributors/framework/core/extensions/customizer/extension_customizer.php on line 442
Pedaços de Ternura (Ficha de Leitura) - NotaPositiva

O teu país

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod


Maria Teixeira

Escola

Escola EB 2,3/S de Pinheiro

Pedaços de Ternura (Ficha de Leitura)

Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Maria Teixeira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.

Resumo do trabalho

Ficha de Leitura sobre a obra de Dorothy Koomson, "Pedaços de Ternura", realizado no âmbito da disciplina de Português (9º ano).


Biografia da autora: Dorothy Koomson

Dorothy Koomson é autora de cinco romances, destacando-se: A filha da minha melhor amiga e pedaços de ternura (os dois dos seus romances publicados em Portugal).

Cresceu em Londres e depois voltou a crescer em Leeds, quando ingressou na faculdade. Mais tarde acabou por regressar a Londres, para fazer o mestrado, e ficou por lá durante alguns anos. Passou por alguns empregos temporários, até conseguir a sua grande oportunidade no mundo da escrita, escrevendo, editando e substituindo colegas em várias redacções de publicações femininas e de jornais nacionais.

Contar histórias e escrever ficção são uma enorme paixão na sua vida, pelo que foi aproveitando cada segundo do seu tempo para escrever contos e romances. Em 2001 teve a ideia que inspirou o “The Cupid Effect”, e assim começou a sua carreira de romancista.

Em 2006, foi publicado o seu terceiro romance, “A Filha da Minha Melhor Amiga” – que teve um sucesso imenso, vendendo quase 90 mil exemplares no Reino Unido, só nas primeiras semanas. Seis semanas depois, o livro foi seleccionado para o Richard & Judy Summer Reads Book Club e as vendas do livro aumentaram para mais de meio milhão de exemplares.

Capa da obra

Caracterização de uma personagem:

Kendra Tamale: Kendra era simpática, organizada, responsável, inteligente, amorosa e querida. Trabalhava na secção de recrutamento pessoal numa empresa, empresa de Gabrielle, sua amiga.

Resumo da obra

Tudo começa quando Kendra Tamale regressa a Inglaterra a procura de um novo começo para a sua vida sentimental e profissional.

Kendra aluga um quarto a Kyle Gadsborought, pai de duas crianças: Jaxon e Summer que mais tarde se tornam grandes confidentes de Kendra.

Aos poucos e poucos, Kendra começa a fazer parte das vidas dos Gadsborought e apesar de esconder um segredo tão doloroso, Kendra, mais tarde apelidada de Kendie, não consegue deixar de gostar deles.

Kendie começa por fazer o pequeno-almoço “especial” de Sábado para Jaxon e Summer, depois passa a leva-los à escola e mais tarde os gémeos Summer e Jaxon até dormem em sua casa.

Quando os pais de Jaxon e Summer, gémeos de seis anos, se divorciaram Jaxon ficou muito triste e quase não falava, ao principio, quando conheceu Kendra, não estava muito seguro que ela fosse boa pessoa, mas foi ela que lhe começou a roubar as primeiras palavras, com Kendra Jaxon falava mais do que um simples Não.

Kendra Tamale trabalhava numa agência de recrutamento pessoal, empresa essa que era duma amiga sua, Gabrielle, e também onde trabalhava uma rapariga que Kendra não gostava muito, a Janene. Kendra já tinha trabalhado muitos anos na empresa de Gabrielle antes, quando morava em Inglaterra, antes de partir para a Austrália.

Quando Kyle se começou a sentir mais à vontade para falar com alguém, contou a Kendra tudo: Porque é que os miúdos dizem que ele se zangava muitas vezes com a mãe deles, entre outras coisas. Kyle começou por dizer que Ashlyn, a sua ex-mulher era alcoólica. Disse-lhe que Ashlyn bebia desde os 14 anos de idade que era viciada em tudo o que fosse álcool. Ela era alcoólica mas nunca o iria admitir.

Ela, Ashlyn tinha feito coisas que nem Kyle nem os miúdos iriam esquecer facilmente. Por exemplo, contou Kyle, uma vez ela vomitou para cima de Summer, outra vez a Summer, na sua inocência perguntou à mãe porque é que a relva era verde e não azul como o céu, Ashlyn disse que não sabia, Summer continuou a insistir e a mãe começou a gritar-lhe, disse-lhe que não sabia, que não queria saber, que estava farta daquelas perguntas estúpidas e mandou-a calar-se. Summer ficou desolada, ela admirava muito a mãe e ela agora tinha-a magoado muito.

Ashlyn sabia que tinha atitudes que não eram correctas mas não tinha coragem para se redimir de todo o mal que fizera a Kyle e às crianças.

Janene comunicou a Kendra que havia um recado para ela, deu-lhe o bilhete que dizia “ Urgente”. Kendra pesou que ela estava a ser uma estúpida e que já devia ter perdido um cliente, mas, no entanto, nada lhe disse.

Kendra ficou irritadíssima por Janene não lhe ter dado o recado há mais tempo porque do outro lado da linha disseram-lhe que já tinham ligado oito vezes, porque Jaxon estava no hospital e nem Kyle, nem Ashlyn atendiam o telemóvel, Kendra saiu e foi apressadamente para o hospital. Foi difícil convencer a recepcionista a entrar, já que Kendie não era da família, mas conseguiu convencer a recepcionista a entrar, visto que Summer era a irmã e não podia entrar sozinha, afinal só tinha seis anos. Pouco tempo depois, chegou Kyle.

Quando voltaram para casa, o advogado de Ashlyn telefonou a Kendra e disse-lhe que ela tinha sido indicada no processo de divórcio de Ashlyn e Kyle. Kendra pensou que aquilo não podia acontecer duas vezes na vida, quanto mais, duas vezes, no mesmo ano.

Pela primeira vez, depois de Kendra ter entrado nas vidas dos Gadsborought, Kyle estava a preparar o pequeno-almoço “especial” de Sábado e estava a fazer tudo mal. Kyle não tinha colocado as tigelas todas iguais e estava a colocar flocos de milho nas tigelas e não era isso que comiam ao pequeno-almoço de Sábado, Kyle virou o leite em cima da mesa e não na tigela, definitivamente estava a fazer tudo errado. Kyle não teve outra alternativa, tinha de chamar a Kendie. Kyle por vezes até se sentia com ciúmes da inquilina, mas ela era adorável.

Passados alguns meses, Ashlyn raptou os miúdos, não suportava não os ter com ela. Mas apesar de tudo Kyle acreditava que Ashlyn ia telefonar a dizer onde estavam.

Passaram dias e dias, Kyle e Kendra estavam muito angustiados com a ausência dos miúdos e não sabiam o que fazer. Passaram trinta e sete dias e mesmo assim, Kyle não queria chamar a polícia, porque ainda acreditava que Ashlyn ia dar notícias.

O telefone tocou, Kyle e Kendra olharam um para o outro, era Ashlyn, que pediu a Kyle para ir buscar os miúdos, que não viam há mais de um mês.

O reencontro foi muito agradável. Kyle e Ashlyn abraçaram-se e Summer perguntou logo, se a mamã e o papá já eram amigos outra vez, mas as coisas não eram bem assim. Voltaram então para casa, mas sem Ashlyn.

Mais tarde, Kendra decidiu ler a carta que Will lhe tinha deixado há muito tempo atrás e agora ela sabia que ele precisava dela, ao contrário de Kyle e os gémeos.

Kyle descobriu que Kendra ia voltar para a Austrália, para ir ter com Will e ficou muito irritado, pois ela ainda não tinha contado nada, nem a ele, nem aos miúdos. Kyle contou aos miúdos que Kendra se ia embora e eles ficaram muito tristes.

Kyle queria que ela lhe contasse o segredo que tanto escondia, mas ela tinha vergonha de dizer que tinha andado com um homem casado, Will, e que a sua mulher se suicidou algum tempo depois de saber.

Kendra não queria contar que tinha sido violada, por um rapaz amigo dos seus pais, e que mais tarde lhe tinha dito que tinha engravidado, só para o assustar, também não ia ter coragem de dizer isto a Kyle.

Ashlyn foi para uma clínica de desintoxicação e admitiu que precisava de se curar e a Kendra cancelou a viagem porque percebeu que o mais importante para a vida dele estava mesmo ali.

Opinião sobre a obra

Os livros que li desta autora, todos eles focam um tema preocupante e actual, embora nem sempre seja o tema principal.

No caso deste livro foca o tema do alcoolismo, visto da forma como pode destruir uma família e uma carreira, pelo lado feminino e também sobre uma violação.

Outro aspecto que também gosto muito nesta autora é que os seus livros não seguem a história numa sequência temporal, mas começam com o tempo presente, e ao longo do livro e sobre as diversas personagens vai introduzindo passagens e episódios importantes da vida dessas mesmas personagens, para o leitor poder entender os passos e as decisões que as personagens vão dando.

Este é mais um daqueles livros que nos ensinam algo e que não se esquecem mal os arrumamos na prateleira.

Recomendo a sua leitura!

.

[Ver aqui mais Fichas de Leitura do 9º Ano]



232 Visualizações 05/12/2019