Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Mariana Guerreiro e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a Adolescência (sentimentos e mudanças), realizado no âmbito da disciplina de Psicologia (10º ano).
A adolescência ou puberdade, tanto faz como lhe queiram chamar, é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas... como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! Num adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
Na adolescência existem vários sentimentos que se vão transformando, tais como, o humor, os comportamentos (conduta) e atitudes e ainda a alimentação.
Podem apresentar grande tristeza ou uma grande irritabilidade e uma perda de interesse e prazer nas actividades que realiza, perda ou ganho de peso, insónias ou excesso de sono e abusos de substancias tas com: o álcool ou o uso de drogas.
Dentro da psiquiatria da infância e da adolescência, um dos quadros mais problemáticos tem sido o chamado Transtorno de Conduta, que se Caracteriza por um padrão repetitivo e persistente de conduta anti-social, agressiva ou desafiadora. Trata-se, de um sério problema comportamental, e muitos são os autores que se recusam a caracteriza-la como uma doença ou uma patologia capaz de isentar o seu portador, da responsabilidade civil pelos seus actos, responsabilidade esta comum a todos nós.
Leve - causam danos relativamente pequenos a outros, por exemplo, mentiras, gazetas à escola, permanência na rua à noite sem permissão dos pais.
Moderados - já pode haver furtos sem confronto com a vítima, vandalismo, uso de tabaco ou outra droga.
Severos - problemas que causam danos consideráveis a outros, tais como, sexo forçado, crueldade física, uso de arma, roubo com confronto com a vítima, arrombamento e invasão.
Actualmente já se descreve o que poderia ser chamado de comportamento de risco para desenvolver um distúrbio alimentar. Em geral, os pacientes bulêmicos ou anoréticos, muito antes da doença estabelecida, já apresentavam alguma alteração emocional e do comportamento.
Emocionalmente esses pacientes de risco apresentavam alguma crítica constante a alguma parte do corpo, insatisfação com o peso, enfim, alguma alteração na percepção corporal (Dismorfia) com diminuição gradativa de suas actividades sociais.
Anorexia - As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo.
Bolimia - As características essenciais da Bulimia Nervosa consistem de compulsões periódicas em comer e métodos compensatórios inadequados posteriores para evitar ganho de peso.
Certamente que já reparaste que ser adolescente não é tarefa fácil. Encontras-te numa nova situação. Em relação ao mundo que te rodeia.
O teu corpo está a desenvolver-se, assim como a tua inteligência. Começas a adquirir novas capacidades intelectuais (de abstracção, critica, ect.), começas a descobrir o poder das ideias e a importância dos valores.
Nas raparigas observa-se um aumento na altura e no peso, as ancas alargam e tornam-se mais redondas, os seios desenvolvem-se e começam a crescer os pêlos púbicos, a pele fica mais oleosa e as glândulas sudoríferas tornam-se activas. Os ciclos menstruais marcam um importante marco na vida das jovens. Quanto melhor conheceres e valorizares o teu corpo, melhor te sentirás.
Os rapazes são habitualmente mais altos, mais fortes e com mais massa muscular. Os ombros e o peito alargam e os músculos começam a desenvolver-se. O pénis e os testículos crescem começando a produzir esperma e surgem os pêlos púbicos. À medida que o tempo passa, as cordas vocais engrossam, o que torna a sua voz mais grossa, embora possas produzir por vezes sons agudos. Podem ainda surgir alguns pêlos no peito. Os pêlos dos braços ficam mais grossos e os pêlos púbicos tornam-se mais espessos. As glândulas sudoríferas começam a funcionar.
A menstruação nas raparigas e a primeira ejaculação nos rapazes são os sinais evidentes que as mudanças começaram. Afinal crescer é fácil, embora quando somos nós a mudar e a crescer tão radicalmente, poderá não parecer tão simples. Talvez ajude pensares que também os teus pais, professores e os amigos mais velhos atravessaram esta fase, possivelmente com as mesmas dúvidas e receios.
A menstruação é um sinal de saúde para a mulher. No entanto, falar desse assunto, normalmente gera constrangimento, principalmente se tiver algum homem participando do assunto. A menstruação é um fenómeno natural e saudável, assim como, ter fome, sede e sono.
Porque e que é que falar sobre isto é constrangedor? Porque envolve a sexualidade! Ao longo da nossa história, aprendemos que não se deve falar sobre questões relacionadas com o sexo. Vamos mudar essa mentalidade. Temos que falar sobre sexo sim, e de modo natural e espontâneo!
Se a mulher engravida, ela não se menstrua, pois esse sangue é necessário no processo de desenvolvimento do bebé. Se a mulher não está grávida, o organismo elimina esse sangue que não terá utilidade para o organismo.
Durante os 2 ou 3 anos, é normal que a menstruação seja muito irregular: pode aparecer 2 vezes num mês e depois estar uns quantos meses sem aparecer. Pouco a pouco vai-se regulando. O mais habitual é que, entre o primeiro dia de um período e o primeiro dia do primeiro dia do período seguinte, passem 28 dias.
Já sabes que uma das responsabilidades mais importantes da pessoa é manter uma boa saúde, algo muito precioso na vida. E esta é uma responsabilidade que só depende de cada um de nós.
A saúde deve ser entendida, num sentido mais lato, como o cuidado que todos nós devemos ter para manter o nosso corpo (saúde corporal) e a nossa mente (saúde mental) em perfeitas condições. Não se trata apenas de não ter doenças.
Em primeiro lugar, é necessário gostarmos de nós próprios. Avaliando as nossas qualidades e aceitando os nossos erros. Aprendo a relacionarmo-nos de uma forma positiva com nós próprios e com as outras pessoas.
O teu corpo é uma máquina extraordinária (a melhor e todas!) e merece ser bem cuidada.
Queremos que percebas a necessidade de uma higiene corporal adequada de forma a poderes desfrutar de uma boa saúde e aproveitar um convívio harmonioso com as outras pessoas. Também gostaríamos que aprendesses a valorizar a importância do exercício físico, da alimentação e do sono no desenvolvimento harmónico do corpo e da mente.
Concluímos neste trabalho que a adolescência e um período de transição e crescimento que nos transporta à idade adulta e que por vezes pode-se tornar muito complicada e difícil para os jovens.