Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Mariana Martins e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
Trabalho escolar sobre a morfologia do coração de um mamífero, realizado no âmbito da disciplina de Biologia (11º ano).
Nesta actividade experimental fomos realizar a dissecação de um coração de um mamífero, de modo a poder observar a sua morfologia e compreender o seu funcionamento.
O sangue, constituído por hemácias, leucócitos, plaquetas em suspensão no plasma, é responsável pelo transporte de gases (o oxigénio, dióxido de carbono), de nutrientes (aminoácidos, monossacarídeos), hormonas, produtos de excreção, enzimas, anticorpos, etc; todos esses produtos transportados pelo sangue são necessários às células, assim o sangue necessita de chegar às células de todo o corpo. Assim é necessária a intervenção do órgão principal do sistema circulatório – o coração. Este órgão vai assim permitir a chegada do sangue às celulas de maneira a que estas possam ter acesso as todos os produtos necessários ao seu funcionamento.
O coração, um órgão musculoso, é revestido externamente pelo pericárdio e internamente pelo endocárdio, o seu músculo constituinte o miocárdio. No coração pode-se identificar dois lados, o esquerdo e o direito, e nesses mesmos duas cavidades, as aurículas e os ventrículos. Entre a aurículas e o ventrículos situa-se uma estrutura que impossibilita o sangue de invertir o seu sentido – válvula auriculoventricular.
No lado esquerdo do coração circula o sangue arterial, rico em oxigénio, que vem do coração, através das veias pulmonares, e vai ser bombeado para todo o corpo, através da artéria aorta. Entre a aurícula e o ventrículo esquerdo encontra-se a válvula tricúspide ou mitral, possuindo duas pregas. Entre os ventrículos e as artérias também existe uma válvula que impossibilita a volta do sangue para os ventrículos, válvulas semilunares ou sigmóides. Assim no lado esquerdo do coração, o sangue vem pelas veias pulmonares, entra na aurícula esquerda, a válvula bicúspide abre-se, o sangue passa para o ventrículo esquerdo, a válvula bicúspide fecha-se e a válvula sigmóide abre, o sangue é bombeado pela aorta para todo o corpo.
No lado direito do coração circula o sangue venoso, rico em dióxido de carbono, que vem do corpo todo, através da veia cava inferior e superior, e vai ser transportado para os pulmões, para libertar o dióxido de carbono e absorver oxigénio, através da artéria pulmonar. Entre a aurícula e o ventrículo direito encontra-se a válvula tricúspide. E entre o ventrículo e a artéria pulmonar a válvula sigmóide ou semilunar. Assim no lado direito do coração, o sangue vem do corpo todo pela veia cava inferior e superior, entra para a aurícula direita, a válvula tricúspide abre-se, o sangue passa para o ventrículo direito, a válvula tricúspide fecha-se e a válvula semilunar abre, e o sangue é bombeado para os pulmões.
Uma vez que os pulmões se encontram junto ao coração, tanto a aurícula e o ventrículo direito têm uma espessura menor do que o lado esquerdo do coração, que tem que impulsionar o sangue para todo o corpo. Isto passa-se também com a artéria aorta e pulmonar, tendo a artéria aorta uma maior espessura do que a pulmonar.
Esquematiza o que observas e legenda.
Legenda: ♥ Circulação do sangue venoso ♥ Circulação do sangue arterial