Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod
Todos os trabalhos publicados foram gentilmente enviados por estudantes – se também quiseres contribuir para apoiar o nosso portal faz como o(a) Marisa Barreira e envia também os teus trabalhos, resumos e apontamentos para o nosso mail: geral@notapositiva.com.
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Físico-Química tem como objectivo conhecer e dar a conhecer o físico, filósofo e matemático francês André-Marie Ampère.
Este trabalho foi realizado para a professora de Ciências Físico-Químicas, Sílvia Ferreira com a finalidade de elaborar um pequeno trabalho sobre André-Marie Ampère.
O tema deste trabalho é devido ao facto de andar-mos a dar o tema “Sistemas Eléctricos e Electrónicos” nas aulas, pois André-Marie Ampère tem muito haver com isto, porque foi ele que “descobriu” os amperes.
André-Marie Ampère nasceu a 20 de Janeiro em Polémieux-au-Mont-d'Or, foi um físico, filósofo, cientista e matemático francês que fez importantes contribuições para o estudo do electromagnetismo.
Nasceu em Polémieux-au-Mont-d'Or, próximo a Lyon, na França em 1775. Foi professor de Análise na Escola Politécnica de Paris e no Collège de France. Ocupou-se com vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de importância, principalmente no domínio da Física e da Matemática. Partindo das experiências feitas pelo dinamarquês Hans Christian Oersted sobre o efeito magnético da corrente elétrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos eletromagnéticos. Além disso descobriu as leis que regem as atrações e repulsões das correntes elétricas entre si. Idealizou o galvanômetro, inventou o primeiro telégrafo elétrico e, em colaboração com Arago, o eletroímã.
Entre suas obras, deixou por terminar Ensaio sobre a filosofia das Ciências, na qual iniciou a classificação do conhecimento do homem.
Faleceu em Marselha a 10 de Junho de 1836.
Em sua homenagem, foi dado o nome de ampère (simbolo: A ) à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica.
Gostei bastante de ralizar este trabalho, pois fiquei a conhecer tudo sobre o Físico Francês André-Marie Ampère.